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dc.creatorTavares, Milena Melo
dc.date.accessioned2025-06-26T17:25:43Z
dc.date.available2025-06-26T17:25:43Z
dc.date.issued2025-04-01
dc.identifier.citationTAVARES, Milena Melo. Formação de empreendedores no curso de TADS do IFPE Recife: uma avaliação sobre a formação dos estudantes e egressos. 2025.18f. (Curso Superior Tecnológico em Analise e Desenvolvimento Sistemas). - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1730
dc.description.abstractEntrepreneurship in the Technology field has experienced significant growth in recent years, driven by the rapid development of new technologies and the wide availability of information. In this context, professionals with a background in Technology have stood out for their ability to identify new business opportunities, create innovative solutions, and generate value for society. Thus, the development of skills that foster professional training is essential. The objective of this study was to identify how the TADS program at IFPE – Recife encourages entrepreneurial practices and how this impacts students’ careers, as well as to understand the factors that influence their business decisions. Over the course of a year, the research investigated entrepreneurial skills in students and graduates, identifying those who pursued the business path and the curricular elements that contributed to this choice. The approach used was exploratory, with qualitative data collection methods. The target audience included students, graduates, and faculty members of the TADS – Recife program, through three structured questionnaires. In the first stage of the research, only one graduate responded, reporting previous participation in business creation projects but also pointing out shortcomings in the training offered by the program. In a second stage, six more responses were obtained, confirming this perception but also suggesting improvements such as greater practical support for entrepreneurship. The students highlighted positive aspects of the course, as well as areas in need of development, especially in encouraging business-related activities. The faculty members recognized the importance of business creation, mentioning projects and competitions as tools to encourage this practice. They also pointed out the need to improve infrastructure to foster a more innovative environment. Despite the limitations regarding the number of participants, the results provide an initial insight into the relationship between academic training, entrepreneurship, and the educational strategies adopted in the program. The contributions from the professors broaden this understanding, revealing existing efforts and suggestions for strengthening the entrepreneurial culture.pt_BR
dc.format.extent18f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, R. et al. Empreendedorismo na área de tecnologia da informação: uma revisão bibliográfica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS, 2019. Anais. 2019. AMORIM, Lucas Silva de. Eficácia na formação da percepção da capacidade empreendedora dos egressos do curso de administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. CHIAVENATO. I. Empreendedorismo, dando asas ao espírito empreendedor. 2008. Barueri. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1987. FERREIRA, M.; PAIVA, E. Empreendedorismo em cursos de tecnologia: um estudo de caso. Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada, v. 6, n. 1, 2017. FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. São Paulo: Saraiva, 2015. FILION, L. J.; DOLABELA, F. Boa Ideia! E agora. São Paulo: Cultura, 2000. GUEDES, S. A. A carreira do empreendedor. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18122009-101254/pt-br.php. Acesso em: 2024 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Plano de curso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Recife: IFPE, 2020. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/wp content/uploads/repositoriolegado/recife/documentos/planodecurso.pdf. Acesso em: 04 out. 2024. SILVA, R.; MELO, L. A importância do empreendedorismo na formação em tecnologia da informação. In: CONGRESSO NACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, 2018. Anais. 2018. SURVEY MONKEY. Ferramenta de cálculo de amostra. Disponível em: https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/. Acesso em: 22 de julho de 2024. VIRAMGAMI, H. S. Fundamentals of Entrepreneurship. APH Publishing, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectFormação empreendedorapt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subjectTecnólogospt_BR
dc.titleFormação de empreendedores no curso de TADS do IFPE Recife: uma avaliação sobre a formação dos estudantes e egressospt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1079567868439641pt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Renata Cristiane de Sá Pedrosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565292837260106pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas, Renata Cristiane de Sá Pedrosa
dc.contributor.referee2Avelino, Joana Ancila Pessoa Forte
dc.contributor.referee3Guedes, Paulo Abadie
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565292837260106pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5250071169983501pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543620368514830pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoO empreendedorismo na área de Tecnologia tem vivenciado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pelo rápido desenvolvimento de novas tecnologias e pela ampla disponibilidade de informações. Nesse contexto, profissionais com formação em Tecnologia têm se destacado por serem capazes de identificar novas oportunidades de negócio, criar soluções inovadoras e gerar valor para a sociedade. Assim, é primordial o desenvolvimento de habilidades que possam fomentar a formação profissional. O objetivo deste trabalho foi identificar como o curso de TADS do IFPE - Recife incentiva práticas empreendedoras e como isso impacta a carreira dos alunos, além de entender os fatores que influenciam suas decisões empresariais. Ao longo de um ano, a pesquisa investigou habilidades empreendedoras em estudantes e egressos, identificando aqueles que seguiram o caminho empresarial e os elementos curriculares que contribuíram para essa escolha. A abordagem utilizada foi exploratória, com métodos qualitativos de coleta de dados. O público-alvo incluiu estudantes, egressos e docentes do curso de TADS – Recife, por meio de três formulários estruturados. No primeiro momento da pesquisa, apenas um egresso respondeu, relatando participação anterior em projetos de criação de empresas, mas também apontando falhas na formação oferecida pelo curso. Em uma segunda etapa, mais seis respostas foram obtidas, confirmando essa percepção, mas também sugerindo melhorias como maior suporte prático ao empreendedorismo. Os estudantes destacaram pontos positivos do curso, bem como áreas que necessitam de desenvolvimento, especialmente no estímulo às atividades empresariais. Já os docentes reconheceram a importância da criação de negócios, mencionando projetos e competições como ferramentas para incentivar essa prática. Também apontaram a necessidade de melhorar a infraestrutura para promover um ambiente mais inovador. Apesar das limitações quanto ao número de participantes, os resultados oferecem uma visão inicial sobre as relações entre a formação acadêmica, o empreendedorismo e as estratégias educacionais adotadas no curso. As contribuições dos professores ampliam essa compreensão, revelando esforços já existentes e sugestões para o fortalecimento da cultura empreendedora.pt_BR


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