dc.creator | Braga, Chrisllainy Gomes Braga | |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T17:13:26Z | |
dc.date.available | 2025-06-09T17:13:26Z | |
dc.date.issued | 2025-03-18 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1717 | |
dc.description.abstract | This study is based on a qualitative and quantitative research approach, aiming to identify the main variables that influence consumers’ purchasing decisions regarding the O Boticário brand. Its purpose is to contribute to the study of consumer buying behavior by presenting analyses that seek similarities between the theoretical framework and the data obtained from the applied questionnaire, specifically concerning cultural, social, personal, and psychological factors. The bibliographic references include renowned authors such as Kotler and Armstrong (2023) and Solomon (2011). The research results indicate that the main influencing factors are centered on the cultural determinant, with the variables of subculture and social classes; the social determinant, with the variables of reference groups and family; the personal determinant, with the variables of economic conditions and personality or self-image; and the psychological determinant, with the variables of motivation and perception | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | CONCEIÇÃO. Comportamento do consumidor _ personalidades estilos de vida. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/mcmoraescosta/comportamento-do-consumidor personalidadeestilodevida>.
FERNANDES, M. O papel da motivação na decisão de compra. IPO, 2016. Disponível em:<https://www.ipo.inf.br/o-papel-da-motivacao-na-decisao-de-compra/>.
20
FREITAS, B. M. M.; PITZER, É.; AZEVEDO, F. E. C. Fatores que influenciam o consumidor na decisão de compra: Um estudo de caso sobre GPS. Universidade do estado do Rio de Janeiro. 2009.
GRUPO BOTICÁRIO. Grupo Boticário. Disponível em: Sustainability-Linked Bond Framework - Grupo Boticário - V4 comprimido.pdf (grupoboticario.com.br)
HAIR, J. F.JR.; ANDERSON, R.E.; TATHAM.R.L.; BLACK, W.C. Análise Multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 7ª ed., 2007.
HAWKINS, M.; MOTHERBAUGH, D. L.; Roger, J. Best. (2007). Consumer Behavior: Building Marketing Strategy. Boston: McGraw-Hill 2007.
ABIHPEC. Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Disponível em: <https://abihpec.org.br/release/setor-de-higiene-pessoal-perfumaria-e-cosmeticos-fecha 2023-com-valor-recorde-de-exportacoes-alcancando-us-9112-milhoes/>
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, P. KELLER, K. L.; CHERNEV, A. Administração de marketing tradução: Francisco Araújo da Costa: revisão técnica: Iná Futino Barreto, Edson Crescitelli - 16. ed. - (São Paulo): Pearson; Porto Alegre: Bookman, 2024.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2023.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2023.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P.; KELLER, K. L.; Administração de Marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto; revisão técnica Edson Crescitelli. – 14. ed. – Pearson Education do Brasil, 2012.
LAS CASAS, A. L. Administração de Marketing: Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. Editora Atlas S.A, São Paulo 2010.
LEVINE, D. M; STEPHAN, D.; KREHBIEL, T. C.; BERENSON, M. L. Estatística – Teoria e Aplicações Usando o Microsoft® Excel em português. 3ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.
Mc Kinsey e Company. Disponível em: O mercado de beleza em 2023: novas tendências do setor | McKinsey Acesso em 10 de março. 2023.
Mercado brasileiro de cosméticos está em expansão (terra.com.br).
MOWEN, J. C.; Minor, M. S. (2006). Consumer Behaviour. Prentice Hall. 2006.
PESCUMA, D.; CASTILHO, A. P. F. Projeto de Pesquisa O que é? Como fazer?: Um guia para sua elaboração. 8. ed. São Paulo: Olho d´Água, 2013.
21
PUCRS. Influência digital: o que é e para o que serve. PUCRS online. 2020. Disponível em: https://blog-online.pucrs.br/public/influencia-digital-o-que-e/.
REZENDE, Juliana. Fatores influenciadores nas decisões de consumo. Implantando marketing, 2013. Disponível em: <https://www.implantandomarketing.com/fatores influenciadores-nas-decisoes-de-consumo/>.
SAMARA, B. S.; MORSCH, A. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
SEBRAE. Sebrae. Disponível em: Tendências para o Mercado de Beleza | Sebrae RS Acesso em 10 de março. 2023.
SEBRAE. Conheça Fatores que Determinam a Satisfação do seu Cliente. 2016. Disponível em: https//www.sebrae.com.br/sites/PortalSebare/artigos/conheça-fatores-que-determinam asatisfação-do-seu-cliente,
SILVA, L.F. da. Atendimento ao Cliente como Diferencial Competitivo. (Monografia) MBA em Marketing e Logística da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Tuiuti. Paraná. 2011.
SOLOMON, M.; BAMOSSY, G.; ASKEGAARD, S.; K. Hogg, M. Consumer Behaviour: A European Perspective. Prentice Hall 2006.
SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002
TARIGO, R.; SILVA, J. E. A.; GANZER, P. P.; GASPERIN D.; CHAIS C.; MALAFIA, G. C.; OLEA, P. M. Processo de Decisão de Compra do Consumidor: O Caso de Uma Empresa Varejista. Programa de pós-graduação em Administração. Universidade de Caxias do Sul. 2016.
V4 COMPANY. Estratégia do Grupo Boticário para se tornar uma referência nas franqueadoras. V4 Company, 23 abr. 2024. Disponível em: https://v4company.com/blog/cases-de-marketing/o-boticario. Acesso em: 9 mar. 2025. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject | Fatores de influência | pt_BR |
dc.subject | Decisão de compra | pt_BR |
dc.subject | Mercado de cosméticos | pt_BR |
dc.subject | Adrministração | pt_BR |
dc.subject | IFPE | pt_BR |
dc.title | Fatores que influenciam a tomada de decisão de compra: um estudo de caso com os consumidores do grupo o Boticário | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/5160170904438554 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cedraz, Michelle Silva de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0091787194171809 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Josefa Renata Queiroz da Costa | |
dc.contributor.referee2 | Filho, Lara Régia de Mélo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4071524369201404 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1435277979522546 | pt_BR |
dc.publisher.department | Igarassu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo fundamenta-se numa pesquisa quali-quantitativa, que teve como objetivo identificar as principais variáveis que influenciam na decisão de compra dos consumidores da marca o Boticário. Tem como propósito contribuir para o estudo voltado ao comportamento de compra do consumidor, apresentando análises que buscam semelhanças entre o referencial teórico e os dados resultantes do questionário aplicado no que tange a fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. As referências bibliográficas utilizadas incluem autores renomados como: (Kotler & Armstrong, 2023) e (Solomon, 2011). Os resultados da pesquisa indicam que os principais fatores de influência se centram no determinante cultural, nas variáveis subcultura e classes sociais, no determinante social, nas variáveis grupos de referências e família, no determinante pessoal, as variáveis condições econômicas e personalidade ou autoimagem, e no determinante psicológico, as variáveis motivação e percepção | pt_BR |
dc.creator.name2 | Oliveira, Rebeca Cristina X. de | |
dc.creator.Lattes2 | https://lattes.cnpq.br/0579232476740103 | pt_BR |