Cumprimento de diretrizes e normas do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição Escolar: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE Campus Recife.

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Data
2025-01-28Autor
Thorpe, Carla Karina
http://lattes.cnpq.br/2891262010302606
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O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública federal que assegura a oferta regular e gratuita de refeições aos alunos da educação básica, com foco na segurança alimentar e promoção de hábitos saudáveis. Este estudo de caso teve como objetivo analisar a adesão às diretrizes do PNAE no campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os relacionados à Saúde e Bem-Estar e à Erradicação da Fome. A pesquisa utilizou uma abordagem exploratória, com coleta de dados públicos de outros campi, entrevistas semiestruturadas com o diretor do Departamento de Assistência Estudantil (DAE) e análise documental em plataformas institucionais. A análise dos dados revelou o grau de conformidade da instituição com as normas do PNAE, permitindo a proposição de melhorias para qualificar as práticas alimentares escolares. Destaca-se a importância da articulação com a agricultura familiar, da capacitação contínua dos profissionais envolvidos e da participação da comunidade escolar no processo. O estudo conclui que o PNAE no IFPE é uma ferramenta essencial de inclusão educacional e segurança alimentar, sendo necessário ampliar investimentos, melhorar a infraestrutura e fortalecer a cultura institucional sobre a alimentação escolar como um direito social. A iniciativa também contribui significativamente para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes, além de servir como base para futuras pesquisas voltadas ao aprimoramento da execução do programa na instituição.
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