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dc.creatorThorpe, Carla Karina
dc.date.accessioned2025-06-09T13:30:43Z
dc.date.available2025-06-09T13:30:43Z
dc.date.issued2025-01-28
dc.identifier.citationTHORPE, Carla Karina. Cumprimento de Diretrizes e Normas do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição Escolar: um estudo de caso em uma Instituição Federal de Ensino em Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Processos Gerenciais) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Paulista, Paulista, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1713
dc.description.abstractThe National School Feeding Program (PNAE) is a federal public policy that ensures the regular and free provision of meals to basic education students, focusing on food security and the promotion of healthy eating habits. This case study aimed to analyze the adherence to the PNAE guidelines at the Recife campus of the Federal Institute of Pernambuco (IFPE), aligning with the Sustainable Development Goals (SDGs), especially those related to Good Health and Well-Being and Zero Hunger. The research adopted an exploratory approach, collecting public data from other campuses, conducting semi-structured interviews with the director of the Student Assistance Department (DAE), and analyzing institutional documents and platforms. The data analysis revealed the institution’s level of compliance with PNAE regulations and allowed for the proposal of improvements to enhance school food practices. The study highlights the importance of collaboration with family farming, ongoing professional training, and active participation of the school community in the process. It concludes that PNAE at IFPE is an essential tool for educational inclusion and food security, making it necessary to increase investments, improve physical infrastructure, and strengthen the institutional culture around school meals as a social right. This initiative also significantly contributes to the intellectual and social development of students and serves as a foundation for future research aimed at improving the program’s implementation within the institution.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectPolíticas Públicas de educaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolarpt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Pernambuco (IFPE)pt_BR
dc.titleCumprimento de diretrizes e normas do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição Escolar: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE Campus Recife.pt_BR
dc.title.alternativeCompliance with Guidelines and Standards of the National School Feeding and Nutrition Program: a Case Study at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco – IFPE Recife Campus.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2891262010302606pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Saulo Emmanuel Rocha de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9702550062041526pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Alba de Oliveira
dc.contributor.referee2Viegas Filho, Marcos Antônio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7334674129514705pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4022930213819673pt_BR
dc.publisher.departmentPaulistapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.description.resumoO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública federal que assegura a oferta regular e gratuita de refeições aos alunos da educação básica, com foco na segurança alimentar e promoção de hábitos saudáveis. Este estudo de caso teve como objetivo analisar a adesão às diretrizes do PNAE no campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os relacionados à Saúde e Bem-Estar e à Erradicação da Fome. A pesquisa utilizou uma abordagem exploratória, com coleta de dados públicos de outros campi, entrevistas semiestruturadas com o diretor do Departamento de Assistência Estudantil (DAE) e análise documental em plataformas institucionais. A análise dos dados revelou o grau de conformidade da instituição com as normas do PNAE, permitindo a proposição de melhorias para qualificar as práticas alimentares escolares. Destaca-se a importância da articulação com a agricultura familiar, da capacitação contínua dos profissionais envolvidos e da participação da comunidade escolar no processo. O estudo conclui que o PNAE no IFPE é uma ferramenta essencial de inclusão educacional e segurança alimentar, sendo necessário ampliar investimentos, melhorar a infraestrutura e fortalecer a cultura institucional sobre a alimentação escolar como um direito social. A iniciativa também contribui significativamente para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes, além de servir como base para futuras pesquisas voltadas ao aprimoramento da execução do programa na instituição.pt_BR


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