Percepção da qualidade de vida no trabalho de servidores técnico-administrativos em educação: uma análise no Instituto Federal de Pernambuco, Campus Paulista.

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Data
2024-12-26Autor
Santos, Myllena Mariz da Silva
http://lattes.cnpq.br/0680940035203833
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O presente artigo investiga qual a percepção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Paulista. Em um ambiente de trabalho mais exigente, com demanda crescente de resiliência emocional e física, a qualidade de vida emerge como um fator crucial para avaliar a saúde e o bem-estar e para orientar a implementação de estratégias de melhoria no trabalho. A pesquisa adota uma metodologia de abordagem quantitativa com características aplicada e exploratória, utilizando o questionário de Walton (1973), composto por 31 questões fechadas relacionadas à QVT, aplicado a uma amostra de 11 técnicos administrativos (T.A). Os resultados indicam que a maioria dos T.A está insatisfeita ou parcialmente satisfeita com seu salário, embora perceba sua remuneração em comparação com a dos colegas de forma mais positiva. Os benefícios extras oferecidos pela instituição geram uma divisão entre satisfação e insatisfação, com uma pequena parcela neutra. A jornada de trabalho semanal é considerada razoavelmente equilibrada, e a percepção da carga de trabalho é mista. A satisfação com os recursos tecnológicos é geral, mas parcial. A saúde e segurança no ambiente de trabalho são avaliadas positivamente. Aspectos como reconhecimento e autonomia mostram espaço para melhorias, enquanto o orgulho pelo trabalho e a imagem da organização são vistos de forma positiva. A política de recursos humanos também recebeu uma avaliação mista, sugerindo necessidade de ajustes. Esses resultados fornecem uma visão abrangente da QVT no IFPE, campus Paulista, e destacam áreas-chave para a implementação de melhorias que visem aumentar a satisfação e o bem-estar dos servidores técnico-administrativos.
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