Mediação pedagógica no ensino de Química Orgânica: jogos didáticos e materiais 3D no Pibid - Barreiros/PE

Visualizar/ Abrir
Data
2025-02-25Autor
Silva, Emerson José Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/9072044592809504
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo teve o objetivo de analisar como a ludicidade pode se tornar uma estratégia didática capaz de complementar a prática docente em especial com a utilização de materiais impressos 3D. Para isso, realizou-se uma pesquisa sobre a eficiência da aplicação de um jogo didático intitulado por Memória Orgânica criado por um grupo do Instituto Federal de Pernambuco, campus Barreiros, composto por 12 bolsistas e um professor supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na edição de 2023/2024. Os resultados revelam a necessidade de investir em habilidades didáticas voltadas ao lúdico aptas para estimular o engajamento, o aprimoramento de ferramentas pedagógicas e a melhoria ativa no processo de ensino aprendizagem. Esta abordagem visa promover uma aprendizagem mais significativa e prática, estabelecendo conexões entre os conteúdos teóricos e práticos. Neste contexto, essa inovação propõe a utilização do jogo didático como ferramenta educacional no ensino de química orgânica, com o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem e estimular o interesse dos alunos pela disciplina.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: