dc.relation | ADAMS, Fernanda Welter; NUNES, Simara Maria Tavares. O jogo didático “na trilha dos combustíveis”: em foco a termoquímica e a energia. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 2, n. 2, p. 90-105, jul./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1482/1531. Acesso em: 27 fev. 2025.
BARRETO, Marcelo Alves et al. Gamificação no ensino de ciências da natureza: articulando a metodologia ativa em sequências didáticas no ensino fundamental através do PIBID. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 7, n. 4, p. 1-6, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/13246/6922. Acesso em: 27 fev. 2025.
BEZERRA, Vivienn Marques da Silva et al. Uso de jogos como recurso didático para o ensino de química no nível médio. Revista Ilustração, Cruz Alta, v. 5 , n. 5, p. 53-60, 2024. Disponível em: https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/329. Acesso em: 27 fev. 2025.
CAMPOS, Débora Barni de et al. Aprendizagem significativa com apelo ao lúdico no ensino de química orgânica: estudo de caso. Inter Science Place, v. 1, n. 31, p. 241-267, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/68597733/Aprendizagem_significativa_com_apelo_ao_l%C3%BAdico_no_ensino_de_qu%C3%ADmica_org%C3%A2nica_estudo_de_caso. Acesso em: 27 fev. 2025.
COSTA JÚNIOR, João Fernando et al. Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 51-68, jan. 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/70/66. Acesso em: 27 fev. 2025.
COSTA, Maria Luiza Andreozzi da. Piaget e a intervenção psicopedagógica. São Paulo: Olho d’Água, 1997.
CUNHA, Marcia Borin da; GIORDAN, Marcelo. As percepções na teoria sociocultural de Vigotski: uma análise na escola. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 113-125, 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6170780. Acesso em: 27 fev. 2025.
GEE, James Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in Entertainment , v. 1, n. 1, p. 1-5, out. 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/220686314_What_Video_Games_Have_to_Teach_Us_About_Learning_and_Literacy. Acesso em: 27 fev. 2025.
HAMARI, Juho; KOIVISTO, Jonna. Measuring flow in gamification: dispositional flow scale-2. Computers in Human Behavior, v. 40, p. 133-143, nov. 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563214004221. Acesso em: 27 fev. 2025.
LIMA, Emília Celma et al. Uso de jogos lúdicos como auxilio para o ensino de química. Revista Eletrônica Educação em Foco, Minas Gerais, v. 3, p. 1-15, 2011. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/3ed_foco_Jogos-ludicos-ensino-quimica.pdf. Acesso em: 27 fev. 2025.
SANTOS, Karina Rodrigues dos et al. Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia. Revista Brasileira de Educação e Saúde, Pombal, v. 10, n. 1, p. 70-79, jan./mar. 2020. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/7164. Acesso em: 27 fev. 2025.
SILVA, Camila Muniz; MASARO, Rita Eliana; PAULA, Alessandro Vinicius de. A gamificação como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Revista Valore, Volta Redonda, v. 9, p. e-9014, 2024. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1341. Acesso em: 27 fev. 2025.
SOUZA, Antonio Carlos Luciano de; CASTRO, Denise Leal de; CARDOSO, Sheila Pressentin. Jogos educativos: contribuições do PIBID Química. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 1, p. 137-148, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1051. Acesso em: 27 fev. 2025.
SOUZA, Thiago Muniz de. A experimentação no ensino de química na educação básica entre a teoria e a práxis. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Santo Ângelo, v. 12, n. 1, p. 39-51, 2022. Disponível em: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/525. Acesso em: 27 fev. 2025.
TREVISO, Vanessa Cristina; ALMEIDA, José Luis Vieira de. O conhecimento em Jean Piaget e a educação escolar. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v. 1, n. 1, p. 233-244, 2014. Disponível em: https://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014074544.pdf. Acesso em: 27 fev. 2025. | pt_BR |