Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Emerson José Ferreira da
dc.date.accessioned2025-05-23T12:24:44Z
dc.date.available2025-05-23T12:24:44Z
dc.date.issued2025-02-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1694
dc.description.abstractThis study aimed to analyze how playfulness can become a teaching strategy capable of complementing teaching practice, especially with the use of 3D printed materials. To this end, a study was conducted on the efficiency of the application of a didactic game called Organic Memory, created by a group from the Instituto Federal de Pernambuco, Barreiros campus, composed of 12 scholarship holders and a supervising professor of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), in the 2023/2024 edition. The results reveal the need to invest in didactic skills focused on playfulness, capable of stimulating engagement, improving pedagogical tools, and actively improving the teaching-learning process. This approach aims to promote more meaningful and practical learning, establishing connections between theoretical and practical content. In this context, this innovation proposes the use of the didactic game as an educational tool in the teaching of organic chemistry, with the aim of optimizing the learning process and stimulating students' interest in the subjectpt_BR
dc.format.extent14 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationADAMS, Fernanda Welter; NUNES, Simara Maria Tavares. O jogo didático “na trilha dos combustíveis”: em foco a termoquímica e a energia. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 2, n. 2, p. 90-105, jul./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1482/1531. Acesso em: 27 fev. 2025. BARRETO, Marcelo Alves et al. Gamificação no ensino de ciências da natureza: articulando a metodologia ativa em sequências didáticas no ensino fundamental através do PIBID. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 7, n. 4, p. 1-6, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/13246/6922. Acesso em: 27 fev. 2025. BEZERRA, Vivienn Marques da Silva et al. Uso de jogos como recurso didático para o ensino de química no nível médio. Revista Ilustração, Cruz Alta, v. 5 , n. 5, p. 53-60, 2024. Disponível em: https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/329. Acesso em: 27 fev. 2025. CAMPOS, Débora Barni de et al. Aprendizagem significativa com apelo ao lúdico no ensino de química orgânica: estudo de caso. Inter Science Place, v. 1, n. 31, p. 241-267, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/68597733/Aprendizagem_significativa_com_apelo_ao_l%C3%BAdico_no_ensino_de_qu%C3%ADmica_org%C3%A2nica_estudo_de_caso. Acesso em: 27 fev. 2025. COSTA JÚNIOR, João Fernando et al. Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 51-68, jan. 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/70/66. Acesso em: 27 fev. 2025. COSTA, Maria Luiza Andreozzi da. Piaget e a intervenção psicopedagógica. São Paulo: Olho d’Água, 1997. CUNHA, Marcia Borin da; GIORDAN, Marcelo. As percepções na teoria sociocultural de Vigotski: uma análise na escola. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 113-125, 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6170780. Acesso em: 27 fev. 2025. GEE, James Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in Entertainment , v. 1, n. 1, p. 1-5, out. 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/220686314_What_Video_Games_Have_to_Teach_Us_About_Learning_and_Literacy. Acesso em: 27 fev. 2025. HAMARI, Juho; KOIVISTO, Jonna. Measuring flow in gamification: dispositional flow scale-2. Computers in Human Behavior, v. 40, p. 133-143, nov. 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563214004221. Acesso em: 27 fev. 2025. LIMA, Emília Celma et al. Uso de jogos lúdicos como auxilio para o ensino de química. Revista Eletrônica Educação em Foco, Minas Gerais, v. 3, p. 1-15, 2011. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/3ed_foco_Jogos-ludicos-ensino-quimica.pdf. Acesso em: 27 fev. 2025. SANTOS, Karina Rodrigues dos et al. Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia. Revista Brasileira de Educação e Saúde, Pombal, v. 10, n. 1, p. 70-79, jan./mar. 2020. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7651/7164. Acesso em: 27 fev. 2025. SILVA, Camila Muniz; MASARO, Rita Eliana; PAULA, Alessandro Vinicius de. A gamificação como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Revista Valore, Volta Redonda, v. 9, p. e-9014, 2024. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1341. Acesso em: 27 fev. 2025. SOUZA, Antonio Carlos Luciano de; CASTRO, Denise Leal de; CARDOSO, Sheila Pressentin. Jogos educativos: contribuições do PIBID Química. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 1, p. 137-148, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1051. Acesso em: 27 fev. 2025. SOUZA, Thiago Muniz de. A experimentação no ensino de química na educação básica entre a teoria e a práxis. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Santo Ângelo, v. 12, n. 1, p. 39-51, 2022. Disponível em: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/525. Acesso em: 27 fev. 2025. TREVISO, Vanessa Cristina; ALMEIDA, José Luis Vieira de. O conhecimento em Jean Piaget e a educação escolar. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v. 1, n. 1, p. 233-244, 2014. Disponível em: https://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014074544.pdf. Acesso em: 27 fev. 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.titleMediação pedagógica no ensino de Química Orgânica: jogos didáticos e materiais 3D no Pibid - Barreiros/PEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9072044592809504pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Gilson Bezerra da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0120654118821540pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve o objetivo de analisar como a ludicidade pode se tornar uma estratégia didática capaz de complementar a prática docente em especial com a utilização de materiais impressos 3D. Para isso, realizou-se uma pesquisa sobre a eficiência da aplicação de um jogo didático intitulado por Memória Orgânica criado por um grupo do Instituto Federal de Pernambuco, campus Barreiros, composto por 12 bolsistas e um professor supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na edição de 2023/2024. Os resultados revelam a necessidade de investir em habilidades didáticas voltadas ao lúdico aptas para estimular o engajamento, o aprimoramento de ferramentas pedagógicas e a melhoria ativa no processo de ensino aprendizagem. Esta abordagem visa promover uma aprendizagem mais significativa e prática, estabelecendo conexões entre os conteúdos teóricos e práticos. Neste contexto, essa inovação propõe a utilização do jogo didático como ferramenta educacional no ensino de química orgânica, com o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem e estimular o interesse dos alunos pela disciplina.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples