Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Karoline Barbosa da
dc.date.accessioned2025-05-22T20:34:02Z
dc.date.available2025-05-22T20:34:02Z
dc.date.issued2024-12-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1690
dc.description.abstractThis article aims to analyze how a didactic sequence can impact the teaching and learning of Sexual Education, highlighting the importance of reporting as a protection tool against sexual violence suffered by adolescents. To this end, a qualitative approach is used, through a case study experienced by 8th-grade students of the final years of Elementary School in a public school in the municipal network of Orobó. The didactic sequence included four thematic moments: Sexual Education: truths and untruths; Abuse and Exploitation: what is consent?; How to Identify a Sexual Aggressor? and, finally, The Importance of Reporting. Through the activities developed and the adopted methodology, it was observed that inquiry-based teaching is an effective tool to promote awareness and prevention of sexual violence among adolescents, strengthening the role of education in building a fair, safe, and equal city. Additionally, the benefits of Sexual Education in schools were also verified, as it constitutes preventive and informative education.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, Ana Paula. Abuso: a cultura do estupro no Brasil. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2020. BRASIL. Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017. Dispõe sobre o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 abr. 2017. FIGUEIRÓ, M. N. D. Educação Sexual: retomando uma proposta, um desafio. 3.ed. Rev. e ampl. Londrina, PR: Eduel, 2010. p. 240. FREITAS, Gabriela. Orientação sexual na Base Nacional Comum Curricular e no referencial curricular do Estado do Paraná. 2021. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. FURLANI, J. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. GONÇALVES, Randys Caldeira; FALEIRO, José Henrique; MALAFAIA, Guilherme. Educação sexual no contexto familiar e escolar: impasses e desafios. Holos, v. 5, p. 251-263, 2013. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Atlas da violência 2019. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2019. NERY, Inez Sampaio et al. Abordagem da sexualidade no diálogo entre pais e adolescentes. Acta Paulista de Enfermagem , Piauí, v. 3, p. 287-292, 2015. NEVES, Anamaria Silva; CASTRO, Gabriela Brito de; HAYECK, Cynara Marques; CURY, Daniel Gonçalves. Abuso sexual contra a criança e o adolescente: reflexões interdisciplinares . Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 1, pág. 99-111, 2010. Disponível em: https ://pepsic .bvsalud .org /pdf /tp /v18n1 /v18n1a09 .pdf . Acesso em: 15 nov. 2024. NUNES, C.; SILVA, E. A educação sexual da criança: subsídios teóricos e propostas práticas para uma abordagem da sexualidade para além da transversalidade. Campinas: Autores Associados, 2000. PIOVEZAN, Gabriela Vieira de Oliveira. Violência sexual infantil: um estudo acerca do papel da escola na ruptura da cadeia de violência. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES. SASSERON, LH Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. especial, p. 49-67, fora. 2024. SCARPATI, AS; CECCONELLO, W.; BERNARDES, M.; BIANCHINI, S.; STEIN, LM Ouvir, respeitar, proteger: recomendações para entrevistar mulheres vítimas de violência sexual. Revista Brasileira de Direito Processual Penal, v. 3, 2023. TEIXEIRA, Iara Souza; CALDAS, Nayanna Tereza Ferreira. O abuso sexual intrafamiliar e extrafamiliar: implicações e reflexos à luz da obra “Os testamentos” de Margaret Atwood . Boletim Conteúdo Jurídico, n. 1017, pág. 285, 29 de maio de 2021. ISSN 1984-0454. Disponível em: https ://conteudojuridico .com .br /open pdf /phpy4L5h4 .pdf /consult /phpy4L5h4 .pdf . Acesso em: 15 nov. 2024. Unesco. Orientações técnicas internacionais de educação em sexualidade: uma abordagem baseada em evidências. 1.ed. Paris: UNESCO, 2019. 147 p. ISBN 978-85-7652-236-2. Disponível em: https ://unesdoc .unesco .org /ark :/48223 /pf0000369308 . Acesso em: 15 nov. 2024. Yin, R. K. (2018). Case Study Research and Applications: Design and Methods (6th ed.). Sage Publications.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectViolência sexualpt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.titleConscientização e Prevenção Contra a Violência Sexual de Adolescentes: Uma Sequência Didática com Foco na Denúnciapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4566900812093001pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Carla Valéria F.
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.b r/25630534416022 49pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Carla Valéria F.
dc.contributor.referee2Silva, Grayce Kelli Barbosa da
dc.contributor.referee3Lima, Gilmax José de
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.b r/25630534416022 49pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 8362703013686058pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 1647626024327576pt_BR
dc.publisher.departmentEaD - Polo Carpinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoEste artigo teve como objetivo analisar como uma sequência didática pode impactar o ensino e a aprendizagem sobre Educação Sexual, destacando a importância da denúncia como ferramenta de proteção contra a violência sexual sofrida por adolescentes. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso vivenciado por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental- Anos finais de uma escola pública da rede municipal de Orobó. A sequência didática incluiu quatro momentos temáticos: Educação Sexual: verdades e inverdades; Abuso e Exploração: o que é consentimento?; Como Identificar um Agressor Sexual? e, por fim, A Importância da Denúncia. Através das atividades desenvolvidas e da metodologia adotada, observou-se que o ensino por investigação é uma ferramenta eficaz para promover a conscientização e a prevenção da violência sexual entre adolescentes, fortalecendo o papel da educação na construção de uma cidade justa, segura e igualitária. Além disso, verificou-se também os benefícios da Educação Sexual na escola, pois trata-se de uma educação preventiva e informativa.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples