Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Janecleide Gonçalves da
dc.date.accessioned2025-05-21T20:38:45Z
dc.date.available2025-05-21T20:38:45Z
dc.date.issued2024-12-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1687
dc.description.abstractEnvironmental awareness is essential to assess our behaviors regarding the environment and the amount of waste generated. Knowing this importance, it is important to develop critical awareness and identify actions that impact the environment in which we live. Thus, this article presents investigative practices on the consumption and disposal of waste by students of a public elementary school in the city of Nazaré da Mata - PE. The article is structured in an investigative didactic sequence that addresses the practices of consumption and proper disposal of waste, divided into five phases: problematization through a dialogued class, a questionnaire to assess the prior knowledge of the research participants, then a sequenced dynamic with a pedagogical competition and an educational lecture on recycling and the environment, and finally, the application of the questionnaire, aiming at a review of the concepts acquired throughout the entire methodological process. In view of this, the results showed greater environmental awareness and understanding regarding the consumption and conscious disposal of waste by the students.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. CAMARGOS, T. C. C. Utilização de uma sequência de ensino investigativa na aprendizagem de conceitos em Ciências para estudantes do Ensino Fundamental. 2019. Monografia (Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. CARVALHO, A. M. P.; OLIVEIRA, C.; SASSERON, L. H.; SEDANO, L.; BATISTONI, M. Investigar e aprender ciências (coleção). 4º ano. São Paulo: Sarandi, 2011. DUSCHL, R. A. Research on the history and philosophy of science. In: GABEL, D. (Ed.). Handbook of research on science teaching and learning. New York: McMillan, 1994. p. 445-455. MEDEIROS, M.; MENDONÇA, P.; OLIVEIRA, R. Educação ambiental e cidadania. São Paulo: Cortez, 2011. RAMOS, I. C. B. Gincana da aprendizagem como prática pedagógica facilitadora no ensino da Língua Portuguesa. 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/369809363_Gincana_da_aprendizagem_como_ pratica_pedagogica_facilitadora_nto_ensino_da_lingua_portuguesa. Acesso em: 27 nov. 2024. RICHARDSON, L. Escribir: Formas de representación en las ciencias sociales. Bogotá: Universidad de los Andes, 1999. SASSERON, L. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 1061–1085, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.28976/19842686rbpec20181831061. Acesso em: 17 nov. 2024. SEVERO, Eliana Andréa; MEDEIROS, Ana Maria Tenório Vaz; LUNA, Thaylson Barros; MORAES, Manoel Coelho; GUIMARÃES, Julio Cesar Ferro de. Consciência ambiental, consumo sustentável e intenção de compra de smartphones remanufaturados: uma survey no Nordeste do Brasil. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 56, p. 11703, 2021. DOI: 10.21527/22376453.2021.56.11703. Recebido em: 10 nov. 2020. Aceito em: 13 mai. 2021. ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/309/715. Acesso em: 18 nov. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectConscientização ambientalpt_BR
dc.subjectDescartept_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.titleConsumo Sustentável e Descarte Consciente: Uma Análise do Comportamento dos Estudantes em Relação ao Lixo e seu Impacto no Meio Ambientept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0642554692783692pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Carla Valéria F.
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.b r/25630534416022 49pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Carla Valéria F.
dc.contributor.referee2Silva, Grayce Kelli Barbosa da
dc.contributor.referee3Araújo, Elian Sandra Alves de
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.b r/25630534416022 49pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 8362703013686058pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.b r/83621375091193 53pt_BR
dc.publisher.departmentPolo EaD Carpinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoA Conscientização Ambiental é bastante necessária para avaliarmos nossos comportamentos em relação ao meio ambiente e a quantidade de resíduos gerados. Sabendo dessa importância, é interessante haver o desenvolvimento da consciência crítica e a identificação das ações que impactam o ambiente em que vivemos. Dessa forma, este artigo apresenta práticas investigativas sobre o consumo e descarte de resíduos pelos estudantes de uma escola pública de Ensino Fundamental II, no Município de Nazaré da Mata- PE. O artigo está estruturado em uma sequência didática investigativa que aborda as práticas de consumo e descarte adequado de resíduos, dividida em cinco fases: problematização através de uma aula dialogada, questionário para avaliar o conhecimento prévio dos participantes da pesquisa, em seguida, uma dinâmica sequenciada com uma competição pedagógica e uma palestra educativa sobre reciclagem e Meio Ambiente, e finalmente, a aplicação do questionário, visando uma revisão das concepções adquiridas ao longo de todo o processo metodológico. Diante disso, os resultados apresentaram uma maior conscientização ambiental e compreensão em relação ao consumo e descarte consciente do lixo pelos estudantes.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples