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dc.creatorSilva, Alexsandra Cavalcante
dc.date.accessioned2025-05-20T00:26:48Z
dc.date.available2025-05-20T00:26:48Z
dc.date.issued2024-12-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1684
dc.description.abstractThis study was developed with the aim of understanding the importance of experimentation in Science for studying genetic concepts, which are often considered challenging due to students' lack of prior knowledge or the complexity of the processes and terms involved. However, the use of methodologies, such as experimentation, places students at the center of the learning process, facilitating the understanding of abstract concepts and developing skills that will last throughout their lives.Thus, this research investigated the significance of extracting DNA from strawberries and kiwis to enhance the comprehension of Genetics concepts in Science classes for the final years of elementary school. The study involved the application of questionnaires before and after the experiment and conducted a qualitative analysis of the results. The data demonstrated that experimentation significantly contributed to the assimilation of genetic concepts, increased interest, and improved student performance. These findings highlight the necessity for teachers to integrate theory and practice in Science education.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALTSCHULER, D. M.; LANDER, E. S.; COLLINS, F. S. The Human Genome Project: The impact on genomic medicine and beyond. Nature Reviews Genetics, v. 5, n. 4, p. 317-326, 2004. BARTZIK, F.; ZANDER, L. D. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. Arquivo Brasileiro de Educação, v. 4, n. 8, p. 31-38, 2016. BELCAVELLO, D. A. B.; BARBOSA, M. A. P. A extração de DNA no ensino de ciências e biologia: desenvolvendo a temática por meio da sequência de ensino investigativo. In: Processos de desenvolvimento e aprendizagem: práticas e pesquisas. Editora Científica Digital, 2023. p. 11-23. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 24 jul. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectExtração de DNApt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleExperimentando a extração do DNA e pesquisando sobre a importância da molécula da vida com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0989850992616035pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Karla Maria Euzebio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://Iattes.cnpq.br/1752739950034300pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Filho, Lourival Gomes da
dc.contributor.referee2Teixeira, Magno Felipe Holanda Barboza Inácio
dc.contributor.referee1Latteshttp://Iattes.cnpq.br/693829282 7249694pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://Iattes.cnpq.br/903871909 6395773pt_BR
dc.publisher.departmentEaD - Polo Jaboatão dos Guararapespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com o intuito de compreender a importância da experimentação em Ciências no estudo sobre Genética, que muitas vezes são vistos como difíceis, seja pela falta de base prévia dos estudantes ou pela complexidade dos processos e termos envolvidos. No entanto, o uso de metodologias, como a experimentação, permite que os estudantes estejam no centro do processo de aprendizagem, que facilita a compreensão de conceitos abstratos e desenvolve habilidades que permanecerão ao longo da vida. Desta forma, este estudo investigou a importância da extração do DNA de morango e kiwi, para facilitar a compreensão dos conceitos de Genética, nas aulas de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. Envolvendo a aplicação de questionários pré e pós experimento, realizando uma análise qualitativa dos resultados. Os dados demonstraram que experimentação contribuiu significativamente para a assimilação dos conceitos genéticos, aumento de interesse e desempenho dos estudantes. Demonstrando a necessidade da associação da teoria e prática no ensino de Ciências, por parte dos docentes.pt_BR


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