Mostrar registro simples

dc.creatorBarbosa, César Rodrigo Correia
dc.date.accessioned2025-05-19T18:50:05Z
dc.date.available2025-05-19T18:50:05Z
dc.date.issued2025-02-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1681
dc.description.abstractThis research aimed to identify the continuities, discontinuities, and re-significations in the teaching and performance practices of graduates from the Music Teaching Degree at IFPE – Belo Jardim Campus. The study was conducted through semi structured interviews with graduates and used Cultural Semiotic Psychology as the theoretical framework, which addresses the construction of meanings as a dynamic process mediated by cultural signs. The results indicate that the teaching and performance practices of the graduates involve processes of ruptures, transitions, continuity, and discontinuity, reflecting the complexity of these professionals' trajectories after graduation. The research contributes to understanding the changes and continuities in the practices of musician-teachers, providing valuable insights for professional formation and performance in Music Educationpt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAZEVEDO, G. A prática pedagógica e o repertório do músico-educador: entre o ensino e a performance musical. Revista Brasileira de Educação Musical, v. 15, n. 3, p. 58-73, 2013. AZEVEDO, G. Música e Cultura: Mediações na Prática Musical. 2015. BRANCO, A. U.; VALSINER, Jaan. Making sense of social development. In: GÖNCÜ, A. (Ed.). Children’s engagement in the world: Sociocultural perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. BRUNER, Jerome S. Acts of meaning. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1996. BRUNER, Jerome S. The culture of education. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1996. DEWEY, John. Experience and education. New York: Macmillan, 1938. GOMES, Celson. Educação musical na família: as lógicas do invisível. Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 25, p. 30-40, jan./jun. 2011. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. ed. rev. ampl. 3. reimpr. Porto Alegre: Sulina, 2015. QUEIROZ, Andrea Matias. Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 2, n. 5, p. 470-482, maio/ago. 2017. ROSA, A. Acts of Psyche: actuations as synthesis of semiosis and action. In: VALSINER, J.; ROSA, A. (eds.). Cambridge Handbook of Socio-cultural Psychology. New York: Cambridge University Press, 2007. SOUSA, B. S.A. (2015). A educação musical em instituições não formais: caminhos da formação de músicos e musicistas no interior de Pernambuco. Trabalho apresentado no XI Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, Porto, Portugal. SWANWICK, Keith. Ensinando Musica Musicalmente (Portuguese Translation of Teaching Music Musically). Moderna, 2003. VAN DER VEER, Rene; VALSINER, Jaan. Vygotsky-uma síntese. Edições Loyola, 1996. VALSINER, Jaan. Human development and culture – the social nature of personality and its study. Massachusetts/Toronto: Lexington Books, 1989. VALSINER, Jaan. The guided mind: A sociogenetic approach to personality. Cambridge: Harvard University Press, 1998. VALSINER, Jaan. Process structure of semiotic mediation in human development. Human Development, v. 44, n. 2-3, p. 84-97, 2001. VALSINER, Jaan. Culture in minds and societies: Foundations of cultural psychology. New Delhi: SAGE Publications, 2007. VALSINER, Jaan. Fundamentos da Psicologia Cultural. Trad. A. C. de S. Bastos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012. VALSINER, Jaan. An invitation to cultural psychology. London: SAGE Publications, 2014. VYGOTSKY, Lev. Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins, 1998. VYGOTSKY, Lev. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1998. ZITTOUN, Barbara. Transitions: Development through symbolic resources. Charlotte: Information Age Publishing, 2006. ZITTOUN, Barbara. Transições culturais: Da performance à docência e a construção da identidade profissional. Psicologia Cultural e Educação, v. 4, n. 2, p. 33-48, 2007. ZIRTTOUN, T. A construção do significado na formação de professores: um olhar semiótico-cognitivo. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 1, p. 69-84, 2008. ZITTOUN, Barbara. Dynamics of life-course transitions: A methodological reflection. In: STRAUB, Jürgen (Ed.). Narration, identity and historical consciousness. New York: Berghahn Books, 2008. p. 213-235, 2012. ZITTOUN, T. Construção de significados e transições: A Psicologia Cultural em contextos educativos. Psicologia Cultural e Educação, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectContinuidade e descontinuidadept_BR
dc.subjectPsicologia Cultural Semióticapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Músicapt_BR
dc.titleTransformações e permanências nas práticas docentes e performáticas de músicos-professores após a licenciatura em músicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6332403918943342pt_BR
dc.contributor.advisor1Valério, Tatiana Alves de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304188182210970pt_BR
dc.contributor.referee1Valério, Tatiana Alves de Melo
dc.contributor.referee2Torres, Vanessa Cavalcanti de
dc.contributor.referee3Silva, Philipe Moreira Sales
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304188182210970
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6232711235861562
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971468679260500
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo identificar as continuidades, descontinuidades e ressignificações nas práticas docentes e performáticas de egressos da Licenciatura em Música do IFPE – Campus Belo Jardim que seguiram a carreira docente. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com egressos da licenciatura, e utilizou como referencial teórico a Psicologia Cultural Semiótica, que aborda a construção de significados como um processo dinâmico mediado por signos culturais. Os resultados indicam que as práticas docentes e performáticas dos licenciados envolvem processos de rupturas, transições, continuidades e descontinuidades, refletindo a complexidade das trajetórias desses profissionais após a formação. A pesquisa contribui para a compreensão das mudanças e permanências nas práticas dos músicos-professores, fornecendo insights valiosos para a formação e atuação profissional na área de Educação Musical.pt_BR
dc.citation.issueBARBOSA, César Rodrigo Correia. Transformações e permanências nas práticas docentes e performáticas de músicos-professores após a licenciatura em música. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Belo Jardim, Belo Jardim, 2025.


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples