Declarações de Missão e Visão Organizacionais: Uma Análise das Cem Maiores Empresas do Brasil de Acordo com o Anuário da Revista Exame, de 2020

Visualizar/ Abrir
Data
2024-04-16Autor
Siqueira, Daniela Leandro Barros de
http://lattes.cnpq.br/1412332933397048
Souza, Thiago Gomes de
http://lattes.cnpq.br/8235276161707373
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O planejamento estratégico direciona as empresas no processo decisório. Parte da definição das diretrizes
organizacionais é a formulação das declarações de missão e visão. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar os elementos que estruturam as declarações das missões e visões organizacionais das cem maiores
empresas do Brasil, tendo como base os estudos abordados por David (2011) e Porto (1997), respectivamente. O processo metodológico classifica-se como de natureza qualitativa baseada na ocorrência e frequência de palavras, com objetivo descritivo e com procedimento categorizado como pesquisa documental. Das cem organizações do universo de estudo, foram analisadas as declarações de missão de 79 empresas e declarações de visão de 53 empresas, nas quais estavam expostas nos sites institucionais. Os dados foram trabalhados por meio de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, observou-se que as categorias mais recorrentes nas declarações de missão organizacional foram “produtos e serviços”, “filosofia” e “clientes”. Já nas declarações de visão organizacional, dentre as palavras mais frequentes sobressaíram “ser”, “melhor”, “empresa”, “clientes” e “valor”.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: