Mostrar registro simples

dc.creatorSiqueira, Daniela Leandro Barros de
dc.date.accessioned2025-05-14T18:23:39Z
dc.date.available2025-05-14T18:23:39Z
dc.date.issued2024-04-16
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Daniela Leandro Barros de; SOUZA, Thiago Gomes de. Declarações de missão e visão organizacionais: uma análise das cem maiores empresas do Brasil de acordo com o anuário da revista Exame, de 2020. Orientador: Alexandre Hochmann Behar; Coorientadora: BARBOSA, Alba de Oliveira. 2024. Artigo (Tecnólogo em Processos Gerenciais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Paulista, Paulista, PE, 2024. 23 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1673
dc.description.abstractStrategic planning guides companies in the decision-making process. Part of setting organizational guidelines is the formulation of mission and vision statements. In this context, the objective of this study was to analyze the elements that structure the mission statements and organizational visions of the one hundred largest companies in Brazil, based on the studies addressed by David (2011) and Porto (1997), respectively. The methodological process is classified as quantitative, with a descriptive objective and with a procedure categorized as documentary research. Of the 100 organizations in the study universe, the mission statements of 79 companies and vision statements of 53 companies were analyzed, in which they were displayed on institutional websites. The data were analyzed through content analysis. Among the main results, it was observed that the most recurrent categories in the organizational mission statements were “products and services”, “philosophy” and “customers”. On the other hand, in the organizational vision statements, among the most frequent words “be”, “better”, “company”, “customers” and “value” stood out.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALYRIO, Rovigati Danilo. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. BRATIANU, C; BALANESCU, G. V. Vision, mission and corporate values: a comparative analysis of the Top 50 U.S. Companies. Management & Marketing. v. 3. n. 3, p. 19-38. 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/227430445_Vision_mission_and_corporat e_values_A_comparative_analysis_of_the_top_50_US_companies>. Acesso em: 14 Maio. 2021. CERTO, S. C. et al. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005. DAFT, Richard L. Organization Theory and Design. 10. ed. Cengage Learning, 2008. DAVID, F. R. How companies define their mission. Long Range Planning. v. 22. n. 1, p. 90-97. 1989. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/0024-6301(89)90055-1>. Acesso em: 26 Maio. 2021. DAVID, F. R. Strategic Management: concepts and cases. Upper Saddle River. Prentice Hall, 2011. DAVID, Forest R.; DAVID, Fred R. It’s time to redraft your mission statement. The Journal of Business Strategy. v. 24. n.1, p.11-14. 2003. Disponível em: <https://doi.org/10.1108/02756660310508218>. Acesso em: 4 Maio. 2021. DESMIDT, S., PRINZIE, A; DECRAMER, A. Looking for the value of mission statements: a meta‐analysis of 20 years of research. Management Decision, v. 49 n. 3, p. 468-483. 2011. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/235278094_Looking_for_the_value_of_mi ssion_statements_A_meta-analysis_of_20_years_of_research>. Acesso em: 4 Maio. 2021. EXAME. 500 a 1.000 Maiores Empresas. Disponível em: <https://exame.com/revista-exame/500-1-000-maiores-empresas/>. Acesso em: 4 Maio. 2021. FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: Um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013. FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989. HARTEN, B. A. Missão organizacional, uma questão de discurso? Por uma análise crítica. 2013. 96f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/themes/Mirage2/pages/pdfjs/web/viewer.html?fil e=http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/11459/10.%2008_12_ %20Bruno%20Harten_%20Tese%20Mex%202012_V9_%20BIBLIOTECA.pdf?seque nce=1&isAllowed=y>. Acesso em: 26 Maio. 2021. IRIGARAY, H. A. R.; CUNHA, G. X.; HARTEN, B. A. Missão organizacional: o que a análise crítica do discurso revela?. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. 4, p. 920-933, 20 dez. 2016. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/33162/62598 >. Acesso em: 4 Maio. 2021. LUGOBONI, L. F.; MELLO, D. A.; FISCHMANN, A. A.; QUISHIDA, A.; ZITTEI, M. V. M. A Missão Organizacional das Melhores e Maiores Empresas do Brasil . Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 11, n. 1, p. 1-24, 2019. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/52750/a-missao-organizacional-das-melhor es-e-maiores---> . Acesso em: 4 Maio. 2021. MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. OSSANES, B. R.; MICHELON, P. S.; LUNKES, R. J.. Análise dos principais elementos presentes nas missões de hospitais brasileiros de excelência. Rev. salud pública, Bogotá , v. 19, n. 4, p. 542-548, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0124-00642017000400 542&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 4 Maio. 2021. ÖZDEM, Guven. An analysis of the mission and vision statements on the strategic plans of higher education institutions. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 11, n. 4, p. 1887-1894, 2011. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ962679.pdf>. Acesso em: 26 Maio. 2021. PECI, Alketa; SOBRAL, Felipe. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. PEREIRA, A. S et al. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Santa Maria: UFSM, NTE. 2018. PORTO, Marcelo Antoniazzi. Missão e visão organizacional: orientações para a sua concepção. XVII ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais... Gramado, RS, 1997. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T4105.PDF>. Acesso em 4 Jul. 2021. SAINT-GOBAIN. Nosso Propósito. Disponível em: <https://www.saint-gobain.com.br/nosso-proposito>. Acesso em: 5 Maio. 2021. SCORSOLINI-COMIN, F. Missão, Visão e Valores como Marcas do Discurso nas Organizações de Trabalho. Psico, v. 43, n. 3, 13 set. 2012. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/8055>. Acesso em: 4 Maio. 2021. YOSHIDA, Ernesto. Confira o ranking das 1.000 maiores empresas do Brasil em 2020. Revista Exame, 2021. Disponível em: <https://exame.com/revista-exame/500-1-000-maiores-empresas/> Acesso em: 5 Mai. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectPlanejamento estratégico.pt_BR
dc.subjectMissão organizacional.pt_BR
dc.subjectVisão organizacional.pt_BR
dc.titleDeclarações de Missão e Visão Organizacionais: Uma Análise das Cem Maiores Empresas do Brasil de Acordo com o Anuário da Revista Exame, de 2020pt_BR
dc.title.alternativeOrganizational Mission and Vision Statements: An Analysis of the One Hundred Largest Companies in Brazil According to the 2020 Exame Magazine Yearbookpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1412332933397048pt_BR
dc.contributor.advisor1Béhar, Alexandre Hochmann
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4988993702717451pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Alba de O.
dc.contributor.referee2Santos, Inez M. dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7334674129514705pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583299228458487pt_BR
dc.publisher.departmentPaulistapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.description.resumoO planejamento estratégico direciona as empresas no processo decisório. Parte da definição das diretrizes organizacionais é a formulação das declarações de missão e visão. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar os elementos que estruturam as declarações das missões e visões organizacionais das cem maiores empresas do Brasil, tendo como base os estudos abordados por David (2011) e Porto (1997), respectivamente. O processo metodológico classifica-se como de natureza qualitativa baseada na ocorrência e frequência de palavras, com objetivo descritivo e com procedimento categorizado como pesquisa documental. Das cem organizações do universo de estudo, foram analisadas as declarações de missão de 79 empresas e declarações de visão de 53 empresas, nas quais estavam expostas nos sites institucionais. Os dados foram trabalhados por meio de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, observou-se que as categorias mais recorrentes nas declarações de missão organizacional foram “produtos e serviços”, “filosofia” e “clientes”. Já nas declarações de visão organizacional, dentre as palavras mais frequentes sobressaíram “ser”, “melhor”, “empresa”, “clientes” e “valor”.pt_BR
dc.creator.name2Souza, Thiago Gomes de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/8235276161707373pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples