Camará – vivendo e transformando: uma proposta de turismo pedagógico para escolas públicas de ensino médio em Camaragibe/PE'

Visualizar/ Abrir
Data
2025-02-16Autor
Castro, Karla Kássia dos Santos Ferreira
http://lattes.cnpq.br/4382734636545428
Silva, Rafaela Giseli da
http://lattes.cnpq.br/1282453254533647
079.660.844-00
http://lattes.cnpq.br/0151067645890413
Silva, Thamires Kalline Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Turismo Pedagógico é uma ferramenta que integra experiências práticas com atividades educacionais, promovendo o aprendizado sobre os patrimônios por meio de visitas a locais de interesse. Este projeto tem como objetivo principal propor aos professores um roteiro de turismo pedagógico voltado para a Educação Patrimonial, direcionado aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Camaragibe, do bairro de Aldeia. A metodologia do estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, complementada pela aplicação de questionários e entrevistas com professores e coordenadores das escolas estaduais do Município, com intuito de compreender a implementação dessa prática no ambiente escolar durante o ano letivo. Observa-se que a realização deste projeto é viável, devido ao interesse dos docentes em explorar novos métodos de ensino e à relevância de aproximar os discentes do patrimônio cultural da região. Com isso, a proposta busca promover um aprendizado mais significativo, permitindo que os alunos relacionem conteúdos teóricos com experiências reais, fortalecendo sua compreensão e valorização dos aspectos culturais e históricos locais. Assim, o projeto apresenta potencial para impulsionar a Educação Patrimonial, formar cidadãos mais conscientes e engajados, fomentar a atividade turística e a conservação dos patrimônios de Camaragibe.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: