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dc.creatorCastro, Karla Kássia dos Santos Ferreira
dc.date.accessioned2025-05-13T21:13:03Z
dc.date.available2025-05-13T21:13:03Z
dc.date.issued2025-02-16
dc.identifier.citationCASTRO, Karla Kássia dos Santos Ferreira; SILVA, Rafaela Gisele da; SILVA, Thamires Kalline Souza . Camará – vivendo e transformando: uma proposta de turismo pedagógico para escolas públicas de ensino médio em Camaragibe/PE. 2025. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1668
dc.description.abstractPedagogical Tourism is a tool that integrates practical experiences with educational activities, promoting learning about heritage through visits to places of interest. The main objective of this project is to propose a pedagogical tourism itinerary focused on Heritage Education, aimed at students in the 1st, 2nd, and 3rd years of High School in the State Public Schools of Camaragibe, located in the Aldeia neighborhood. The methodology of the study is based on bibliographic and documentary research, complemented by the application of questionnaires and interviews with teachers and coordinators from the state schools in the municipality, in order to understand the implementation of this practice within the school environment throughout the academic year. It is observed that the implementation of this project is feasible, due to the interest of teachers in exploring new teaching methods and the importance of bringing students closer to the cultural heritage of the region. Thus, the proposal aims to promote more meaningful learning, allowing students to connect theoretical content with real-life experiences, strengthening their understanding and appreciation of local cultural and historical aspects. Therefore, the project has the potential to boost Heritage Education, form more conscious and engaged citizens, foster tourism activities, and promote the conservation of the heritage in Camaragibe.pt_BR
dc.format.extent95f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, K.S.; RODRIGUES, E. Turismo pedagógico: busca por novos significados para a escola. Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território. Brasília, v.2, n.3, p. 131-151, dez. 2014. BANDUCCI Jr., Á.; BARRETTO, M.. Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas. Papirus. 2001. BARROS, J.M, Caderno Hist. Belo Horizonte.v. 4, n. 5, p. 31-36, dez. 1999. BERTUCCI, J. L. de O. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Lato Sensu. São Paulo: Atlas, 2008. BHABHA, H.K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1998. BRASIL, Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Módulo Operacional 7 – Roteirização Turística. Brasília: Ministério do Turismo, 2007. CERQUEIRA, F.V. Patrimônio Cultural, Escola, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectTurismo pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectCamaragibept_BR
dc.titleCamará – vivendo e transformando: uma proposta de turismo pedagógico para escolas públicas de ensino médio em Camaragibe/PE'pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4382734636545428pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee2Nobrega, Pâmela Laís Arruda
dc.contributor.referee3Silva, Iraneide Pereira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6401778244808993pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257907784859315pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoO Turismo Pedagógico é uma ferramenta que integra experiências práticas com atividades educacionais, promovendo o aprendizado sobre os patrimônios por meio de visitas a locais de interesse. Este projeto tem como objetivo principal propor aos professores um roteiro de turismo pedagógico voltado para a Educação Patrimonial, direcionado aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Camaragibe, do bairro de Aldeia. A metodologia do estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, complementada pela aplicação de questionários e entrevistas com professores e coordenadores das escolas estaduais do Município, com intuito de compreender a implementação dessa prática no ambiente escolar durante o ano letivo. Observa-se que a realização deste projeto é viável, devido ao interesse dos docentes em explorar novos métodos de ensino e à relevância de aproximar os discentes do patrimônio cultural da região. Com isso, a proposta busca promover um aprendizado mais significativo, permitindo que os alunos relacionem conteúdos teóricos com experiências reais, fortalecendo sua compreensão e valorização dos aspectos culturais e históricos locais. Assim, o projeto apresenta potencial para impulsionar a Educação Patrimonial, formar cidadãos mais conscientes e engajados, fomentar a atividade turística e a conservação dos patrimônios de Camaragibe.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Rafaela Giseli da
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/1282453254533647pt_BR
dc.creator.ID3079.660.844-00pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/0151067645890413pt_BR
dc.creator.name3Silva, Thamires Kalline Souza


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