dc.creator | Castro, Karla Kássia dos Santos Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T21:13:03Z | |
dc.date.available | 2025-05-13T21:13:03Z | |
dc.date.issued | 2025-02-16 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Karla Kássia dos Santos Ferreira; SILVA, Rafaela Gisele da; SILVA, Thamires Kalline Souza . Camará – vivendo e transformando: uma proposta de turismo pedagógico para escolas públicas de ensino médio em Camaragibe/PE. 2025. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1668 | |
dc.description.abstract | Pedagogical Tourism is a tool that integrates practical experiences with educational activities, promoting learning about heritage through visits to places of interest. The main objective of this project is to propose a pedagogical tourism itinerary focused on Heritage Education, aimed at students in the 1st, 2nd, and 3rd years of High School in the State Public Schools of Camaragibe, located in the Aldeia neighborhood. The methodology of the study is based on bibliographic and documentary research, complemented by the application of questionnaires and interviews with teachers and coordinators from the state schools in the municipality, in order to understand the implementation of this practice within the school environment throughout the academic year. It is observed that the implementation of this project is feasible, due to the interest of teachers in exploring new teaching methods and the importance of bringing students closer to the cultural heritage of the region. Thus, the proposal aims to promote more meaningful learning, allowing students to connect theoretical content with real-life experiences, strengthening their understanding and appreciation of local cultural and historical aspects. Therefore, the project has the potential to boost Heritage Education, form more conscious and engaged citizens, foster tourism activities, and promote the conservation of the heritage in Camaragibe. | pt_BR |
dc.format.extent | 95f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALVES, K.S.; RODRIGUES, E. Turismo pedagógico: busca por novos significados para a escola. Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território. Brasília, v.2, n.3, p. 131-151, dez. 2014.
BANDUCCI Jr., Á.; BARRETTO, M.. Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas. Papirus. 2001.
BARROS, J.M, Caderno Hist. Belo Horizonte.v. 4, n. 5, p. 31-36, dez.
1999.
BERTUCCI, J. L. de O. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Lato Sensu. São Paulo: Atlas, 2008.
BHABHA, H.K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1998.
BRASIL, Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Módulo Operacional 7 –
Roteirização Turística. Brasília: Ministério do Turismo, 2007.
CERQUEIRA, F.V. Patrimônio Cultural, Escola, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História. Maringá. v.9, n.1, p.91-109. 2005.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Fernando Henrique Cardoso, [1996]. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em setembro de 2023.
Convenção para a protecção do Patromónio Mundial, Cultural e Natural. Definições do património cultural e natural. Artigo 1. Disponível em: <https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf.> Acesso de setembro de 2023.
FREINET, C. Les invariants pédagogiques. Code pratique d'Ecole Moderne Bliothèque de l'école moderne. Editions de l'ecole moderne francaise. Cannes, n. 25, 1964. Disponível em:<https://www.icem-pedagogie-freinet.org/les-invariants-pedagogiques>. Acesso em novembro de 2022.
GASPAL, S.; MOESCH, M.. Turismo, Políticas Públicas e Cidadania. São Paulo: Aleph, 2007, p. 59 a 71. – (Coleção ABC do Turismo)
GOMES, D. S.; MOTA, K. M. PERINOTTO, A. R. C. Turismo pedagógico
como ferramenta de educação patrimonial: a visão dos professores de
História em um colégio estadual de Parnaíba (Piauí, Brasil). Turismo &
Sociedade, Curitiba, v. 5, n.1, p. 82-103, abr. 2012. Disponível em:
< https://revistas.ufpr.br/turismo/article/viewFile/25326/17713>. Acesso em setembro de 2023.
HALL. S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ªedição. DP&A Editora. Rio de Janeiro- RJ. 2006.
HALL, S. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte. Editora UFMG. 2003
HOUAISS, Dicionário de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados de Camaragibe. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/camaragibe/panorama >. Acesso em outubro de 2023.
IPHAN – Educação Patrimonial. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/343#:~:text=A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Patrimonial%20constitui%2Dse,para%20seu%20reconhecimento%2C%20sua%20valoriza%C3%A7%C3%A3o.> Acesso em setembro de 2023.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: IPHAN, 2014
MAPA CULTURAL DE PERNAMBUCO. Casa Grande do Engenho Camaragibe. Disponível em:< https://www.mapacultural.pe.gov.br/espaco/30/#info>. Acesso em agosto de 2024.
MICHAELIS. Dicionário de Língua Portuguesa. Identidade. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/busca?id=vkAAV.> Acesso em outubro de 2023.
MIRANDA, G. M.. SOUZA, I. P. P. de. Estudo sobre a compreensão de professores da Educação Básica a respeito do Turismo Pedagógico. Revista Geoaraguaia, Barra do Garças- MT, v.11, n.2, p.215-234. Dez. 2021.
PELEGRINI, S.C.A. O Patrimônio Cultural e a Materialização das Memórias Individuais e Coletivas. Revista Patrimônio e Memória, UNESP – FCLAs – CEDAP, v.3, n.1,p. 87-100. 2007.
PERNAMBUCO. Lei Ordinária n° 18.376, de 17 de novembro 2023. Institui o Programa de Incentivo ao Turismo Pedagógico no Estado de Pernambuco. Publicação feita no Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Legislativo, 18 de novembro de 2023, na página 5, coluna 2. Disponível em: <https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=74929>. Acesso em: julho de 2024.
RUBIM, A. C. B.. A prática do Turismo Pedagógico no contexto dos museus: a experiência de museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Monografia (Graduação em Turismo). UFF, 2010. Disponível em: < https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/1546/111%20-%20Ana%20Carolina%20Rubim.pdf;jsessionid=B5AC48D383B633CC386D9BCEECF780EF?sequence=1>. Acesso em novembro de 2022.
PANAZZOLO,F. de B. Turismo de massa: Um breve resgate histórico e a sua importância no contexto atual. III Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, 2005. Disponível em: < https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/gt8-turismo-de-massa.pdf>. Acesso em outubro de 2023.
PIMENTEL,V. Y. F.; MAIA, L. B. L..Turismo Pedagógico. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT. Ano VII. . v 12, n 1, maio, 2018. Disponível em: < http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/JOxLXj4lE8ialmK_2020-6-19-17-50-31.pdf>. Acesso em outubro de 2023.
RAYKIL,C; RAYKIL, E. B. Turismo Pedagógico: uma Interface Diferencial no Processo Ensino – Aprendizagem. Disponível em: <https://www.yumpu.com/pt/document/view/12892808/turismo-pedagogico-revista-global-tourism> . Acesso em Outubro de 2023.
SANTOS, M. T. dos. Fundamentos de Turismo e Hospitalidade. Curso técnico em hospedagem. Manaus- Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2010. Disponível em: < https://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_hosp_lazer/061112_fund_de_tur_e_hosp.pdf>. Acesso em outubro de 2023.
TAKATSUKI, R.S.K. A contribuição do turismo pedagógico na formação do cidadão. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar), Universidade Federal do Paraná. Matinhos, 2012.
ZANIRATO, S.H.Usos sociais do Patrimônio Cultural e Natural. Revista Patrimônio e Memória, UNESP – FCLAs – CEDAP, v. 5, n.1, p. 137-152. Out. 2009. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Turismo pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Camaragibe | pt_BR |
dc.title | Camará – vivendo e transformando: uma proposta de turismo pedagógico para escolas públicas de ensino médio em Camaragibe/PE' | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4382734636545428 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Luciana Pereira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6010670385029393 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Luciana Pereira da | |
dc.contributor.referee2 | Nobrega, Pâmela Laís Arruda | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Iraneide Pereira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6010670385029393 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6401778244808993 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2257907784859315 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
dc.description.resumo | O Turismo Pedagógico é uma ferramenta que integra experiências práticas com atividades educacionais, promovendo o aprendizado sobre os patrimônios por meio de visitas a locais de interesse. Este projeto tem como objetivo principal propor aos professores um roteiro de turismo pedagógico voltado para a Educação Patrimonial, direcionado aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Camaragibe, do bairro de Aldeia. A metodologia do estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, complementada pela aplicação de questionários e entrevistas com professores e coordenadores das escolas estaduais do Município, com intuito de compreender a implementação dessa prática no ambiente escolar durante o ano letivo. Observa-se que a realização deste projeto é viável, devido ao interesse dos docentes em explorar novos métodos de ensino e à relevância de aproximar os discentes do patrimônio cultural da região. Com isso, a proposta busca promover um aprendizado mais significativo, permitindo que os alunos relacionem conteúdos teóricos com experiências reais, fortalecendo sua compreensão e valorização dos aspectos culturais e históricos locais. Assim, o projeto apresenta potencial para impulsionar a Educação Patrimonial, formar cidadãos mais conscientes e engajados, fomentar a atividade turística e a conservação dos patrimônios de Camaragibe. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Silva, Rafaela Giseli da | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/1282453254533647 | pt_BR |
dc.creator.ID3 | 079.660.844-00 | pt_BR |
dc.creator.Lattes3 | http://lattes.cnpq.br/0151067645890413 | pt_BR |
dc.creator.name3 | Silva, Thamires Kalline Souza | |