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dc.creatorFelipe, Maria Vitória da Silva
dc.date.accessioned2020-06-28T01:33:51Z
dc.date.available2020-06-28T01:33:51Z
dc.date.issued2019-06-25
dc.identifier.citationFELIPE, Maria Vitória da Silva. A geografia escolar como instrumento de fortalecimento da identidade territorial do quilombo Barro Preto, Lagoa do Carro – PE. 2019. 70 f. TCC (Licenciatura em Geografia) - Departamento Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/165
dc.description.abstractThis study aims to reflect on how the Elementary II School Geography is being formally used within the Ernesto Geisel quilombola school universe in Lagoa do Carro - PE, reflecting mainly on the possibilities of application about the concept of territorial identity and its importance in its strengthening. . Investigate how this school is adapting the current legislation that legitimizes it as a quilombola school, investigating and observing whether this adaptation is canonical or not, and understanding how the relationship of the remnants with their territory is configured and what strengthens this relationship in opinion. of the students. The analysis of this situation focused on a qualitative research methodology with observations, interviews and dynamics related to the theme. The result is based on the experiences and words of the main actors of this research: The school environment and the Quilombola Community of Barro Preto - PE.pt_BR
dc.format.extent70 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectIdentidade territorial quilombolapt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombo Barro Pretopt_BR
dc.titleA geografia escolar como instrumento de fortalecimento da identidade territorial do quilombo Barro Preto, Lagoa do Carro – PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018311904129597pt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Igor Sacha Florentino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2183211874409943pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Maciel Henrique Carneiro da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0773555216607561pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.referee2Borges, Gustavo Marques
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271599721542630pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1795902075260014pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa refletir sobre como a Geografia Escolar voltado ao fundamental II está sendo utilizada formalmente dentro do universo de escola quilombola Ernesto Geisel em Lagoa do Carro – PE, refletindo principalmente nas possibilidades de aplicação acerca do conceito de identidade territorial e sua importância em seu fortalecimento. Investigar como essa escola está se adequando a legislação vigente que a legitima enquanto escola quilombola, investigando e observando se essa adaptação é canônica ou não, além de compreender como se configura a relação dos remanescentes para com seu território e o que fortalece essa relação na opinião dos estudantes. A análise dessa situação se debruçou sobre uma metodologia de pesquisa de natureza qualitativa com observações, entrevistas e dinâmicas relacionadas a temática. O resultado se baseia nas experiências e palavras dos atores principais dessa pesquisa: O ambiente escolar e a Comunidade Quilombola de Barro Preto – PE.pt_BR


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