Mostrar registro simples

dc.creatorTavares, Moana Fernanda da Silva
dc.date.accessioned2025-04-28T22:55:48Z
dc.date.available2025-04-28T22:55:48Z
dc.date.issued2025-02-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1646
dc.description.abstractThis study aims to deepen the understanding of Requirements Engineering practices within the context of Software Engineering education, with a particular focus on user requirements elicitation and the development of appropriate documentation. The objective is to identify the convergences and divergences between theory and practice, professional training, and the job market in the field of Software Engineering. Specifically, this research seeks to: a) identify the limitations and advancements in pedagogical practices that encompass the theoretical and practical dimensions of Requirements Engineering in a Software Engineering course; b) analyze the proximities and gaps between professional education and the job market concerning Requirements Engineering. These objectives stem from the following premise: it has been observed that, at times, the syllabus and pedagogical practices related to the Requirements Engineering course are not fully aligned with market demands or end-user needs, impacting students' education and its relevance in the professional context. The investigative methodology initially consisted of bibliographic research through literature review, as well as documentary analysis of the curricular structure of the Software Engineering program at IFPE – Campus Belo Jardim. The empirical fieldwork involved three semi-structured interviews, including a representative from the program's coordination, a professor, and a graduating student already integrated into the job market. The findings will be disseminated within the academic community to enrich the discussion and contribute to the continuous improvement of Requirements Engineering practices and software development, mitigating the challenges of bridging the gap between theory and practice, professional training, and the job market.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BOEHM, Barry W. Um modelo espiral de desenvolvimento e aprimoramento de software. Computador, v. 21, n. 5, p. 61-72, 1988. BELUSSO, Luana et al. Aplicação de uma Survey para identificação de problemas no processo de coleta e análise de requisitos de sistema. In: Anais da II Escola Regional de Engenharia de Software. SBC, 2018. p. 17-24. BOEHM, Barry; TURNER, Richard N. Equilibrando agilidade e disciplina: um guia para os perplexos. 2003. COSTA, Catarina et al. Ensino da Engenharia de Software por meio de Fábricas de Software no contexto Distribuído: Um Relato de Experiência. III Fórum de Educação em Engenharia de Software, 2010. CUNHA, Hudson Silva. Análise das competências técnicas de engenharia de software entre o meio acadêmico e a indústria de software. 2023. DE BARROS, Eduardo R. Corrêa. Formação acadêmica e prática profissional. Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre, v. 1, p. 55-59, 1983. DE OLIVEIRA COLARES, Adolfo Francesco; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; FURTADO, Júlio Cezar Costa. Um currículo para ensino de melhoria do processo de software em cursos de computação. Caderno Pedagógico, v. 4, pág. e3722-e3722, 2024. FRANÇA, César; MELLET, Diego. Habilidades interpessoais necessárias! Uma análise da demanda por competências não técnicas de profissionais para a indústria de software e serviços. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE, 9., 2016, Natal. Anais [...]. Natal: FEES, 2016. p. 101-112. FONTOURA, Fernanda Chacon. Uso de metodologias de Desenvolvimento de Software e de Engenharia de Requisitos em empresas de Tecnologia: um estudo a partir de um Survey. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. GLINZ, Martin. Sobre requisitos não funcionais. IN: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ENGENHARIA DE REQUISITOS DO IEEE, 15. IEEE, 2007. p. 21-26. Anais: ps://portal.ifpe.edu.br/belo jardim/cursos/superiores/bacharelados/bacharelado-em-engenharia-de-software. Acesso em 10 de dezembro de 2024. KOTONYA, Gerald; SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de requisitos: processos e técnicas. 1998. LIMA, Tiago de. Uma análise de soft skills na visão dos profissionais da engenharia de software. 2018. LOPES, Leandro Teixeira. Um modelo de processo de engenharia de requisitos para ambientes de desenvolvimento distribuído de software. 2005. MENEZES, Renato Vieira de. Engenharia de requisitos ágil: extensão de uma revisão sistemática da literatura. 2021. MONTEIRO NETO, Edson. Um estudo sobre as principais dificuldades na empregabilidade de um engenheiro de software. 2020. POHL, Klaus. Fundamentos, princípios e técnicas. Trad. Google Tradutor. Springer, 2010. Pressman, R. S. (2016). Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 8 ed. McGraw-Hill. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software: uma abordagem do praticante. Pressman and Associates , 2005. SOMMERVILLE, I. (2011). Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Addison-Wesley. SOMMERVILLE, Ian. Software engineering (ed.). America: Pearson Education Inc, 2011. WIEGERS, Karl E.; BEATTY, Joy. Requisitos de software. 3. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEngenharia de Requisitospt_BR
dc.subjectProposta Curricular e Prática Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação Profissional e Mercado de Trabalhopt_BR
dc.subjectTeoria e práticapt_BR
dc.titleEngenharia de Requisitos no contexto da Engenharia de Software: aproximações possíveis entre prática e teoria na formação profissionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1903412296362239pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.referee2Souza, Wellyson Fernando Nunes
dc.contributor.referee3Oliveira Junior, Nielso Candido de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2339469757174229pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7827879992074812pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo geral aprofundar a compreensão acerca da prática da Engenharia de Requisitos, no contexto de formação da Engenharia de software, com foco especial na elicitação de requisitos de usuário e na elaboração de documentação adequada visando identificar aproximações e recuos entre teoria e prática, formação profissional e mercado de trabalho no contexto da Engenharia de Software. Na direção dos objetivos específicos, buscamos: a) identificar limites e avanços nas práticas pedagógicas que envolvem as dimensões teórica e prática da Engenharia de Requisitos num curso de Engenharia de Software; b) analisar as aproximações e distanciamentos entre a formação profissional e o mercado de trabalho, no tocante à Engenharia de Requisitos. Tais objetivos foram apontados a partir do seguinte pressuposto: Foi notado que, por vezes, os conteúdos programáticos e as práticas pedagógicas que envolvem a disciplina Engenharia de Requisitos não se encontram, em alguma medida, alinhados às demandas do mercado de trabalho, bem como, com as necessidades dos usuários finais; reconhecendo seu impacto direto na formação dos estudantes e sua relevância no contexto profissional. A metodologia adotada no processo investigativo consistiu, inicialmente, na pesquisa bibliográfica com a revisão de literatura; o estudo documental envolvendo a análise do desenho curricular do curso de Engenharia de Software do IFPE Campus Belo Jardim. O trabalho do campo empírico envolvendo três entrevistas semiestruturadas, incluindo a participação de um representante da coordenação do curso, um docente e um discente concluinte, já inserido no mercado de trabalho. Os resultados obtidos serão socializados e compartilhados com a comunidade acadêmica, objetivando enriquecer o debate e contribuir para o aprimoramento contínuo da prática da Engenharia de Requisitos, bem como, o desenvolvimento de software, mitigando as dificuldades de aproximação entre teoria e prática; formação profissional e mercado de trabalho.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples