dc.relation | ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.
ALBUQUERQUE, Rosangela Nieto de. Cidadania na pós-modernidade e a escola – vivenciamos uma cidadania efêmera? Revista construir notícias. 91. ed. p. 5-10. 2016.
ALMEIDA, Maria Isabel de. Apontamentos a respeito da formação de professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (org.). Formação de Educadores: artes e técnicas – ciência e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentine Hall, 2007. p. 103-117.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BENEVIDES, Maria Vitória. Cidadania e Democracia. Lua nova. nº 33. 1994.
BONAVIDES, Paulo. Ciência política. 10. ed. São Paulo: Malheiros Editores LTDA, 2000.
BORGES, Vilmar José et al. A Geografia escolar e a formação para a cidadania: teoria e prática de professores dos municípios da grande Vitória-ES, Brasil. 2008. Disponível em:
<http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Ensenanzadelageografia/I
nvestigacionydesarrolloeducativo/71.pdf> Acesso em: 7 de jun. 2018.
BRAGA, Maria Cleonice B.; SANTANA, Sandra Souza de. O conceito de professor reflexivo na prática docente em Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 4, n. 7, p. 39-60, jul./dez. 2013.
BRAGA, Flávia Spinelli. A cidadania na formação do professor de geografia – leis e práticas no Brasil e em Portugal. A Cidade, um laboratório para a educação geográfica. Atas do VI Congresso Ibérico de Geografia, Porto e Vila Nova de Gaia, p. 427 – 438. 2013.
BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC,1996.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.
BRASIL. MEC. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Emendas Constitucionais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 1988. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em: 20 de mai. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015.
BRÁZ, Glênia de Souza. et al. O Papel do Centro Acadêmico na Formação Cidadã do Universitário: um estudo de caso dos usuários do CABIRG/UFC. Revista folha de rosto em Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.3, n. 1, p. 5-15, jan./jun. 2017.]
BRITO, Miguel Sá de Souza; SENA, Tamires Martins; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo. A formação do professor de geografia: uma breve revisão bibliográfica sobre as concepções teóricas. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v. 3, n. 7, p. 134-150, 2011.
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a Geografia a Geografia? Muda o Ensino? Terra Livre, São Paulo, n. 16, 2001.
CALLAI, Helena Copetti. O conhecimento geográfico e a formação do professor de geografia. Revista Geográfica de América Central, v. 2, p. 1-20, jul./dez. 2011.
CALLAI, Helena Copetti. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografia Norte Grande, n. 70, p. 9-30, 2018.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A "Geografia Urbana" como disciplina: uma abordagem possível. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, USP, v. especial 30 anos, p. 92-111, 2012.
CARNEIRO, Sônia M. M.; NOGUEIRA, Valdir. Educação Geográfica e a Consciência Espacial Cidadã. Revista Contrapontos, Santa Catarina, v. 8, n. 1, p. 85-101, 2008.
CARVALHO, José Murilo de. Pontos e Bordados: escritos de história e política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 2003.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 81- 104.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. O ensino da Geografia escolar. São Paulo: Papirus, 2012.
CÉSAR, João Batista Martins. A audiência pública como instrumento de efetivação dos direitos sociais. Revista do Mestrado em Direito, Brasília, v. 5, nº 2, p. 356- 384, Jul./Dez. 2011.
CORASSIN, Maria Luiza. O cidadão romano na república. Projeto História. São Paulo, n.33, p. 271-287, dez. 2006.
CRUZ, Igor Sacha Florentino. Da mera memorização à leitura de mundo: a construção da formação cidadã no currículo de Geografia do ensino médio. 2015.
264 f. Tese (Doutorado em Geografia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel. 16. ed. São Paulo: Ática. 1999.
FÁVERO, Altair Alberto; FONTANA, Maire Josiane. Professor reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de Educação IDEAU, v.8, n. 17, Jan./ Jun. 2013. ISSN: 1809-6220.
FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa; MOROSINI, Marília Costa. Educação Superior: universidade e o projeto de formação cidadã. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 3, p.465-482, set./dez. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção leitura).
FUNARI, Pedro Paulo. A cidadania entre os romanos. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2012. p. 49- 80.
GAUTHIER, Clermont, et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidades-estado na Antiguidade Clássica. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. (Orgs.) História da cidadania. 6. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012. p. 29-48.
GUSMÃO, Sílvia. O poder das redes como ferramenta de mobilização social. 2011. Disponível em: <https://ne10.uol.com.br/coluna/trajetoprofissional/noticia/2011/08/23/o-poder-das-redes-como-ferramenta-de-mobilizacaosocial-292514.php> Acesso em: 21 de nov. 2018.
IFPE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia (PPC). Recife, 2014.Disponível em:
http://www.ifpe.edu.br/campus/recife/cursos/superiores/licenciaturas/geografia/projeto-pedagogico/ppc_geografia.pdf. Acesso em 24 de nov. de 2018.
JACOBI, Pedro. A cidade e os cidadãos. Lua Nova, São Paulo, v. 2, n.4, Mar. 1986.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Tradução Laura Bocco. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1992.
MARTINS, Rosilda Baron. Educação para a cidadania: O projeto político-pedagógico como elemento articulador. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. (Orgs.) Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 13. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.
MORAES, Bruna B. dos Santos; SANTOS, Lucas dos. Geografia e a formação da cidadania. In: FERRETTI, Orlando; CUSTÓDIO, Gabriela A. (orgs). Artigos da disciplina estágio curricular supervisionado em geografia II: segundo semestre de 2013. Florianópolis: NEPEGeo; UFSC, 2014. Disponível em: <http://nepegeo.ufsc.br/files/2014/06/Artigo-Bruna-e-Lucas.pdf> Acesso em: 16 de dez. 2017.
NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. As representações de professores sobre a Docência como profissão: uma questão a se pensar nos projetos formativos. In: Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares, 2., 2005, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa: UFPB, 2005. p. 1-11. 1CD-Rom.
OLIVEIRA, Márcio Piñon. Cidadania no Brasil: Elementos para uma Análise Geográfica. GEOgraphia (UFF) , Niterói - RJ, v. 3, n.6, p. 45-54, 2002.
OLIVEIRA, Rita de Cássia; THOMAZ, Lurdes. A educação e a formação do cidadão crítico, autônomo e participativo. 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1709-8.pdf> Acesso em:
26 de out. 2018.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
PIMENTA, S.G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma G. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (orgs.) Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 2009. p. 15-34.
PIMENTEL, Carla Silvia; PONTUSCHKA. A construção da profissionalidade docenteem atividades de estágio curricular: experiências na Educação Básica. Estágio Supervisionado na formação docente. ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (org.). São Paulo: Cortez, 2015.
PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto; ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente a partir da reflexão grupal na educação superior. In: Encontro Nacional de Educação - EDUCERE, 9., 2009, Porto Alegre - RS. Anais [...]Porto Alegre: PUCPR, 2009. p. 6021-6032.
RIBEIRO, Wagner Costa. A quem interessa a globalização. Revista ADUSP, n. 2, p. 18-21, 1995.
RIBEIRO, Marlene. Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, nº 2, p. 113-128, jul./dez., 2002.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SANTOS, Milton. Espaço do cidadão. 7 ed. São Paulo: Edusp, 2012.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SENA, Adailson dos Santos. O Papel do Professor na Construção da Cidadania do Discente. 2014. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/o-papel-doprofessor-na-construcao-da-cidadania-do-discente/127201>. Acesso em: 23 de nov.2018.
SOBRAL, Fernanda A. da Fonseca. Educação para a competitividade ou para a cidadania social? São Paulo em perspectiva, São Paulo, v.14, n. 1, Jan./Mar. 2000.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9797.pdf> Acesso em: 13 de dez. 2017.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
UFPE, Universidade Federal de Pernambuco. Projeto Pedagógico do Curso de Geografia: Licenciatura. Recife, 2014.
VASCONCELOS, Teresa. A Importância da Educação na Construção da Cidadania. Saber (e) Educar, Porto, v. 12, 2007.
VESENTINI, José William. Repensar a Geografia escolar para o século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009. p. 69-112.
2018.
VIEIRA, Liszt. Cidadania e Globalização. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
ZAMBAM, Neuro Jose. Educação, condição de agente e cidadania. Vidya, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS , v. 26, N. 1, p. 55-64, jan/jun., 2006.
ZEICHNER, Kenneth M.. A Formação Reflexiva de Professores: Ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
ZIRGER, Juliana. Formação política na universidade: possibilidades a partir de (con)vivências na extensão/UFRGS. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
ZWETSCH, Andriele dos Santos; ZWETSCH, Patrícia dos Santos.Escola: educação para cidadania. In: congresso nacional de educação, EDUCERE, 12.; seminário internacional de representações sociais, subjetividade e educação, SIRSSE, 3.; encontro nacional sobre atendimento escolar hospitalar, 9.; congresso nacional
sobre o atendimento pedagógico,1., 2015, Curitiba. Anais [...]Curitiba: PUCPR, 2015. P. 1531-1543. | pt_BR |