dc.creator | Tavares, Lydiana de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T20:11:55Z | |
dc.date.available | 2025-04-24T20:11:55Z | |
dc.date.issued | 2025-03-13 | |
dc.identifier.citation | TAVARES, Lydiana de Sousa; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. O TRATADO DE ARQUIMEDES SOBRE ESFERAS E CILINDROS: uma revisão bibliográfica sobre suas relações de áreas e volumes. 2025. 18f. TCC (Lic. em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira.,Curso de Licenciatura em Matemática, Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1633 | |
dc.description.abstract | This study aims to analyze Archimedes' contributions in his treatise On the Sphere and
Cylinder, with an emphasis on the relationships between the surfaces and volumes of
these solids. The research adopts a historical and bibliographical approach, grounded
in the works of Boyer (2012), Contador (2013), Eves (2004), and Garbi (2010) to
contextualize the mathematical advancements promoted by Archimedes and their
relevance to the development of geometry. The analysis highlights the mathematical
proportions presented in the treatise, such as the volume of the sphere being two-
thirds of the volume of the circumscribed cylinder, and discusses the application of
concepts from Physics. These results underscore the importance of Archimedean
thought for classical geometry and its enduring impact on modern mathematics.
Finally, the study emphasizes the value of integrating the history of mathematics as a
pedagogical tool, offering a more meaningful and contextualized approach to teaching
and learning. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ÁVILA, G. Arquimedes, a esfera e o cilindro. Revista do Professor de Matemática,
v. 10, p. 10. 1987. Disponível em: https://rpm.org.br/cdrpm/10/3.htm. Acesso em: 20
dez. 2024.
BOYER, C.B. História da matemática. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2012.
CONTADOR, P.R.M. Arquimedes: O mito e sua obra. 1. ed. São Paulo: Livraria da
Física, 2013.
CHAQUIAM, M. História da matemática em sala de aula: proposta para integração
aos conteúdos matemáticos. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
D'AMBROSIO, U. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e
reflexos na educação matemática. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções
& Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 97-115.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: Unicamp, 2004.
GALVÃO, M.E.E.L. História da Matemática: dos números à geometria. Osasco:
Edifieo, 2008.
GARBI, G. G. A rainha das ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo
da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2010.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
p.75-88.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho cientifico. 23. ed. São Paulo: Cortez,
2007.
SILVA, B.; QUEIROZ, M. Arquimedes: Arbelos e as Circunferências Gêmeas. Anais:
Encontro de Matemática Pura e Aplicada, v. 2,2022, ISSN n° 2764-8966.
STEWART, I. Desbravadores da Matemática: Da alavanca de Arquimedes aos
fractais de Mandelbrot. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2019. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Arquimedes | pt_BR |
dc.subject | Esferas e Cilindros | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.title | O tratado de Arquimedes sobre esferas e cilindros: uma revisão bibliográfica sobre suas relações de áreas e volumes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2842580824912847 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Émersson Rodrigues de | |
dc.contributor.referee2 | Costa, Érika Carla Alves Canuto da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6888197348123859 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::FISICA MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de Arquimedes em
seu tratado “Sobre a Esfera e o Cilindro”, com ênfase nas relações de superfícies e
volumes estabelecidas entre esses sólidos. A pesquisa adota uma abordagem
histórica e bibliográfica, fundamentada nas obras de Boyer (2012), Contador (2013),
Eves (2004) e Garbi (2010) para contextualizar os avanços matemáticos promovidos
por Arquimedes e sua relevância para o desenvolvimento da geometria. A análise
destaca as proporções matemáticas apresentadas no tratado, como o volume da
esfera corresponder a dois terços do volume do cilindro circunscrito, e aborda o uso
de conceitos da Física. Esses resultados evidenciam a importância do pensamento
arquimediano para a geometria clássica e seu impacto duradouro na matemática
moderna. Por fim, o trabalho ressalta o valor de integrar a história da matemática como
ferramenta pedagógica, oferecendo uma abordagem mais significativa e
contextualizada para o ensino e a aprendizagem. | pt_BR |