dc.relation | ABREU, Teo Bueno; FERNANDES, João Paulo; MARTINS, Isabel. Uma análise qualitativa e quantitativa da produção cientifica sobre CTS (ciência, tecnologia e sociedade) em periódicos da área de ensino de ciências no Brasil. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, p.1-12 2009. Disponível em: http://axpfep1.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/852.pdf Acesso em: 29.05.2023.
ALVES, Jacqueline Querino; MARTINS, Tássia Joi; ANDRADE, Joana de Jesus. Documentos normativos e orientadores da educação básica: a nova BNCC e o ensino de Química. Currículo sem Fronteiras, v.21, n.1, p.241-268, 2021. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss1articles/alves-martins-andrade.pdf Acesso em: 02.06.2023.
ARAÚJO, Milena Rita dos Santos de. ANÁLISE DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: Abordagem teórica. REVISTA FOCO, [S. l.], v. 17, n. 6, p. e5414, 2024. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/5414. Acesso em: 22.07.2024.
AULER, Décio; BAZZO, Walter Antônio. Reflexões para a implementação do movimento cts no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.1-13, 2001. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v07n01/v07n01a01.pdf. Acesso em: 27.05.2023.
AZEVEDO, Daniela Simone de; SILVEIRA, Aleph Campos da; LOPES, Carla Oliveira; AMARAL, Ludmila de Oliveira; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; MARTINS, Ximenes. Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “nativos digitais”. RENOTE, v.16, n.2, p.615-625, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/89222. Acesso em: 20.05.2023.
BARBOSA, Eduardo F. Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais. Educativa: instituto de Pesquisa e Inovações Educacionais, outubro, 1998. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2013_2/Instrumento_Coleta_Dados_Pesquisas_Educacionais.pdf Acesso em: 09.06.2023.
BARBOSA, Felipe. SEM QUÍMICA? O “NOVO” ENSINO MÉDIO E O (DES)LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO PROJETO. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23005, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17121. Acesso em: 16.07.2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70, 2010.
BARROS, Regina Lourenço de . Ciência, tecnologia e gênero: a inserção da mulher no campo científico-tecnológico. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. especial, p. 1–21, 2023. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1891. Acesso em: 21.07.2024.
BERTOLDI, Anderson. Alfabetização científica versus letramento científico: Um problema de denominação ou uma diferença conceitual? Revista Brasileira de Educação, v.25, n.250036, p.17, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/zWmkbLPy9cwKRh9pvFfryJb/?lang=pt&format=html. Acesso em: 20.05.2023.
BORDIGNON, Lorita Helena Campanholo; PAIN, Marilane Maria Wolff. Alfabetização no brasil: um pouco de história. Revista Educação em Debate, v.39, n.74, p.51-67, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32881. Acesso em: 28.05.2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Quarta versão. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 30.05.2023.
______________. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Versão Final. Ministério da Educação: Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14.07.2024.
______________. Letramento Científico. 2010. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/2010/letramento_cientifico.pdf. Acesso em: 03.05.2023.
______________, Ministério da Educação, (2018). Novo Ensino Médio: perguntas e resposta. Brasília, MEC/SEF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/40361-novo-ensino-medio-duvidas. Acesso em: 07.07.2024
______________. Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 – Linha de Base. Brasília: MEC/SEB, 2014. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/plano_nacional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf. Acesso em: 06.09.2024.
CARVALHO, Fernandes et al. A profecia autorrealizadora sob a óptica da Análise do comportamento. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, v.26, n.4, p.1-11, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274558118025. Acesso em: 25.08.2024
CARVALHO, Marilia Gomes de; CASAGRANDE, Lindamir Salete. Mulheres e ciência: desafios e conquistas. INTERthesis: Revista Internacional Interdisciplinar, v.8, n.2, p.20-35, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5175736. Acesso em: 31.05.2023.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v.7, n.7, p.251-266, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf. Acesso em: 10.06.2023.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89–100, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 17.05.2023.
CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. La Pensée Sauvage, Argentina: Aique, 1997.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: uma localização necessária. Letras & Letras, Uberlândia, v.31, n.3, p.173–187, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30644. Acesso em: 30.05.2023.
COSTA, Laura Gomes da; NABARRO, Sergio. . Gênero e Patriarcado: Contribuição do Machismo Estrutural Para a Insegurança das Mulheres Urbanas: Contribution of structural machismo to the insecurity of urban women . Revista Geoaraguaia, [S. l.], v. 14, n. Especial, p. 90–99, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17067. Acesso em: 05.09.2024
CUNHA, Márcia Borin da. O movimento ciência/tecnologia/ sociedade (cts) e o ensino de ciências: Condicionantes estruturais. Revista Varia Scientia, v. 06, n. 12, p. 121-134, 2006. Disponível em: e-revista.unioeste.br. Acesso em: 30.05.2023.
DAL'IGNA, Maria Cláudia. Desempenho escolar de meninos e meninas: há diferença? Educ. Rev., Belo Horizonte, n. 46, p. 241-267, 2007. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23.07. 2024.
DARLING-HAMMOND, Linda. A importância da formação docente. Cadernos Cenpec | Nova série, v. 4, n. 2, p.1-18, 2015. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/303/299. Acesso em: 04.08.2024.
DÍAZ, José Antonio Acevedo; ALONSO, Ángel Vázquez; MAS, Maria Antonia Manassero. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v.2, n.2, p.80-111, 2003. Disponível em: http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen2/REEC_2_2_1.pdf. Acesso em: 28.05.2023.
FERST, Enia Maria. A abordagem cts no ensino de ciências naturais: possibilidades de inserção nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista EDUCAmazonia, v.11, n.2, p.276-299, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4711337. Acesso em: 19.05.2023.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do
conhecimento escolar. Artes Médicas, 1993.
GARCIA, Clarisse de Paiva; SILVA, Marli Regina da; CASTRO, Silvana de Paula; VIEIRA, Vanessa Ferreira. Multiletramentos no ensino público: desafios e possibilidades. Revista Práticas de Linguagem, v.6, p.123-134, 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/48167221-Multiletramentos-no-ensino-publico-desafios-e-possibilidades-123.html. Acesso em: 30.05.2023.
GARCÍA, Marta I. González; SEDEÑO, Eulalia Pérez. Ciencia, tecnologia y género. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnologia, Sociedad y Innovación,[s.v], n. 2, p.1-19, 2002. Disponível em: https://digital.csic.es/bitstream/10261/9488/3/Ciencia_Tecnologia_Genero.pdf. Acesso em: 15.07.2024
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
HOFFMANN, Sabrina et al. A questão de Gênero no contexto escolar: um estudo na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Anais dos Encontros de Debates sobre o
Ensino de Química-ISSN 2318-8316, n. 41, 2022. Disponível em:
https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/121. Acesso em:
10.09.2024
IBGE. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101784_informativo.pdf. Acesso em: 14.04.2023.
KILLNER, Mariana; JUNG, Neiva Maria. Artigo acadêmico: uma prática acadêmica intercultural? BELT - Revista Brasileira de Ensino da Língua Inglesa, v. 10, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/belt/article/view/33235. Acesso em: 24.05.2023.
KOSMINSKY, Luis; GIORDAN, Marcelo. Visões de ciências e sobre cientistas entre estudantes de Ensino Médio. Química Nova na Escola, v. 15, n. 3, p. 11-18, 2002. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a03.pdf. Acesso em: 26.08.2024
LAVAQUI, Vanderlei; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de Matemática no Ensino Médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, p. 399-420, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/RJjxc78XXyctF8RTkrg9xck/?lang=pt. Acesso em: 04.09.2024.
LEMOS, Paulo Henrique De Macedo. O letramento científico, via abordagem CTSA, na formação em educação Química. Anais V CONEDU “Experiências educadoras: sujeitos, formações e práticas”. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48140. Acesso em: 11.06.2023
LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cutrix, 2019.
LIMA, Letícia Karina Ramos de; NUNES, José Edvaldo de Oliveira; GOLDFARB, Mauricio Costa. Ajuste de curvas como ferramenta de comparação dos indicadores IDEB e IDEPE no município de Caetés, estado de Pernambuco. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, p. e533111133906, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33906. Acesso em: 02.04.2024.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, [S. l.], n. 39, p. 7–23, 2013. Disponível em: https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/311. Acesso em: 16.07.2024.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACENO, Nicole Glock; GUIMARÃES, Orliney Maciel. A inovação na área de educação Química. Química Nova na Escola, v.35, n.1, p.48-56, 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_1/08-PE-91-11.pdf. Acesso em: 25.05.2023.
MCTI e CNPq vão lançar edital de R$ 100 milhões para estimular o ingresso de mulheres na ciência. Gov.br, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/03/mcti-e-cnpq-vao-lancar-edital-de-r-100-milhoes-para-estimular-o-ingresso-de-mulheres-na-ciencia. Acesso em: 20.04.2023.
METZ, Graciela Deise; WACHHOLZ, Neusa Regina; CANAN, Silvia Regina. Currículo escolar, BNCC e formação integral. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3464. Acesso em: 14.04.2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: O desafio da pesquisa social. In: MINAYO. Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; NETO, Otávio Cruz; GOMES, Romeu. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. São Paulo: Editora vozes, 2002, p.9-29.
NETO, Hélio da Silva Messeder; DE MORADILLO, Edilson Fortuna. O lúdico no ensino de Química: considerações a partir da psicologia histórico-cultural. Química nova na escola, v.38, n.4, p. 76-84, 2016. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_4/QNESC_38-4_completo.pdf#page=76. Acesso em: 03.09.2024
NEVES, Késia Caroline Ramires; BARROS, Rui Marcos de Oliveira. Diferentes olhares acerca da transposição didática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 1-13, 2011. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/download/249/174/487. Acesso em: 15.07.2024
OCDE. Avaliação da Alfabetização Científica, de Leitura e Matemática: Uma Estrutura para o PISA 2006, Paris: PISA, OECD Publishing, 2006. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/assessing-scientific-reading-and-mathematical-literacy_9789264026407-en. Acesso em: 27.05.2023.
OCDE, PISA 2012 results in focus: what 15-year-olds know and what they can do with what they know, OECD: Paris, 2012. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/pisainfocus/PISA%20EM%20FOCO%20N%C2%B014.pdf. Acesso em: 06.06.2023.
OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de. Currículo: um instrumento educacional, social e cultural. Rev. Diálogo Educ., v. 08, n. 24, p. 535-548, 2008. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2008000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 16.07.2024
PALÁCIOS, Eduardo Marino García; GALBARTE, Juan Carlos González; BAZZO, Walter. Introdução aos estudos CTS (Ciencia, Tecnología e Sociedade). Paraná: Cadernos de Ibero-América, 2005. Disponível em: https://www.academia.edu/37271751/Cadernos_de_Ibero_Am%C3%A9rica_INTRODU%C3%87%C3%83O_AOS_ESTUDOS_CTS_Ci%C3%AAncia_tecnologia_e_sociedade. Acesso em: 25.05.2023.
PAULA, Luciane de; SANT’ANA, Carolina Gomes. A violência contra a mulher no Brasil: repercussão pública do machismo estrutural. Fórum Linguístico, v. 19, n. 1, 2022, p. 7555-7574. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8491599. Acesso em: 30.08.2024.
PEREIRA, Wiviny Moreira et al. A importância das aulas práticas para o ensino de Química no Ensino Médio. Scientia Naturalis, v. 3, n. 4, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/5809. Acesso em: 04.09.2024.
RAMIRO, Ruth. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. O QUE É? PARA QUE SERVE?. PESQUISA & EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, n. 15, p. 1-10, 2019. Disponível em: http://revista.universo.edu.br/index.php?journal=2013EAD1&page=article&op=view&path%5B%5D=7921&path%5B%5D=3876. Acesso em: 11.03.2024.
ROCHA, Etiene Siqueira; PEDRO, Wilson José Alves. As mulheres na ciência: contribuições da produção científica feminista do campo CTS. Caderno de Gênero e Tecnologia, v. 13, n. 42, p. 1-17, 2020. Disponível em: https: https//periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11056. Acesso em: 15.07.2024
ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de Química: algumas reflexões. Encontro Nacional de Ensino de Química, v. 18, [s.n], p. 1-10, 2016. Disponível em: https://eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf
RON, José Manuel Sánchez. Marie Curie, la radiactividad y los premios nobel. Anales de la Real Sociedad Española de Química, v.9, n.1, p.84-93, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3434031. Acesso em: 23.05.2023.
SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Penso Editora,
2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. - São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Letramento em Química, educação planetária e inclusão social. Química nova, v.29, n.3, p.611-620, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/5dpzxwrcY34sDtRYm3LNxrm/?lang=pt. Acesso em: 22.05.2023.
SASSERON, Lúcia Helena. Sobre ensinar ciências, investigação e nosso papel na sociedade. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 3, p. 563-567, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/d5mWbk4cxM9hWfdQhntSLFK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27.08.2024
SILVA, Enid Rocha Andrade. Agenda 2030: ODS-Metas nacionais dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Brasília: IPEA, 2018. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8855. Acesso em: 04.04.2023.
SILVA, Keffson Kelf da; FILHO, Tarcísio Ferreira de Farias; ALVES, Leonardo Alcântara. Ensino de Química: o que pensam os estudantes da escola pública? Revista Valore, v.5, p.14, 2020. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/541. Acesso em: 30.05.2023.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2016.
SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. CIÊNCIA E TECNOLOGIA: TRANSFORMANDO O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO. Revista Gestão Industrial, v. 02, n. 02, p. 1-19, 2006. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/115/112. Acesso em: 10.07.2024
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. In: UNESP-Universidade Estadual Paulista. Caderno de formação: Formação de professores. São Paulo: Cultura acadêmica, 2011, p.96-100. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf. Acesso em: 26.05.2023.
______________. Novas práticas de leitura e escrita: Letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, v.23, n.81, p.143-160, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29.05.2023.
______________. O que é letramento e alfabetização: Letramento: um tema em três gêneros, v. 2, p. 27-60, 1998. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/O%20que%20%C3%A9%20letramento%20e%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 30.05.2023.
SOUTO, Daniela Cruz; SOUTO, Renata Cruz. Importância das iniciativas de inserção de meninas e mulheres na área de STEM no Brasil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v.8, n.10, p.4319–4333, 2022. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/7478. Acesso em: 13.04.2023.
TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v09n02/v09n02a03.pdf. Acesso em: 27.05.2023.
UNESCO. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e Matemática (STEM). Brasília: UNESCO, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691. Acesso em: 16.03.2023.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; DE RESENDE RESENDE, Lúcia Maria
Gonçalves. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Papirus Editora, 1998.
VILCHES, Amparo; GIL-PÉREZ, Daniel; PRAIA, João. De CTS a CTSA: Educação por um futuro sustentável. CTS e Educação científica, desafio, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. Disponível em: https://roderic.uv.es/handle/10550/63859. Acesso em: 29.05.2023. | pt_BR |