Mostrar registro simples

dc.creatorBarbosa, Nathália Vitória Amancio
dc.date.accessioned2025-04-17T03:32:11Z
dc.date.available2025-04-17T03:32:11Z
dc.date.issued2024-10-14
dc.identifier.citationBARBOSA, Nathália Vitória Amâncio. A educação das relações étnicos raciais para a formação geográfica do ensino médio integrado do IFPE- Campus Recife: um olhar a partir da lei 11.645/2008. 2024.43f. TCC (Curso de Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Recife. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1618
dc.description.abstractThis term paper is the result of an investigation aimed at contributing to the application of Law 11.645/2008 in the geography education of basic education at IFPE-Campus Recife. To this end, we analyzed the teaching programs in Geography at the Integrated High School of the IFPE Campus Recife and assessed the knowledge of students and high school Geography teachers at the IFPE Campus Recife about Afro-Brazilian and indigenous culture. Our research adopted a qualitative approach, and data collection included questionnaires with open and closed questions, as well as semi-structured interviews and document analysis. Research into ethnic-racial relations in education indicates that, despite the legal progress provided by Laws 10.639/2003 and 11.645/2008 and the growth of research in this area, there is still a large gap preventing the real application of the legal framework. We are still searching for an education that truly respects our ethnic-racial diversity. The data observed during the analysis of the research revealed clear progress in the inclusion of ethnic-racial relations education in the programs of the Integrated Technical Courses at IFPE (Recife campus). However, the current scenario of challenges encourages us to consider that this progress is still insufficient. Pedagogical practice in Geography followed the same finding, i.e. despite progress, it is still insufficient to fully include education on ethnic-racial relations in classes. The existence of the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies - NEABI, strengthens the anti-racism struggle at the IFPE Recife Campus as a whole, which contributes to progress in the quest for full implementation of laws 10.639/2003 and 11.645/2008.pt_BR
dc.format.extent43f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, São Paulo, Brasil, v. 32, n. 93, p. 127–149, 2018. DOI: 10.5935/0103 4014.20180035. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152562. Acesso em 02 set 2024 BRASIL. Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2003. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. p. 23. BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de marco de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira e Indígena”. Brasília: Presidência da República. CARDOSO, Fernando Henrique. Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional: o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul. 5º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. CUNHA JÚNIOR, Henrique. Educação popular afro-brasileira. LIMA, I; ROMÃO, J.; org. Série Pensamento Negro em Educação, n. 05, 1997. CUNHA JÚNIOR, Henrique; RAMOS, Maria Estela Rocha. Pesquisas educacionais em temas de interesse dos afrodescendentes. LIMA, IC et al. Os negros e a escola brasileira, n. 06, 1999. GOMES, Nilma Lino. Educação para as relações étnico-raciais: desafios e perspectivas. São Paulo: Selo Negro, 2019. GOMES O. SUCHANEK, M. Povos indígenas no Brasil: de escravos a tutelados. Uma difícil reconquista da liberdade. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 12, n. 1, p. 240-274, 27 out. 2012. HOFBAUER, Andreas. Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo: UNESP, 2006. 456 p. HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 48 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Regulamento do núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE Campus Recife. Recife: IFPE, 2015. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/wpcontent/uploads/repositoriolegado/portal/documentos/reg ulamento-neabi.pdf Acesso em 12 de set. 2024 LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. p. 34. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/indio_brasileiro.pdf Acesso em: 23 de nov. 2024 MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 77 MUNANGA, Kabengele. Educação e Relações Étnico-Raciais: Para uma pedagogia antirracista. 2. ed. São Paulo: Summus, 2005. p. 30 MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. 2 ed. revisada. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 41. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf Acesso em: 01 de set. 2024. PRADO JÚNIOR. Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1961. p. 270 RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 110 SILVA, Ana Paula. A política educacional brasileira para o povo negro: avanços e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 23, n. 68, p. 881–902, 2018. SOUZA, Lorena Francisco de. AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: DESAFIOS METODOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS. PRODUÇÃO ACADÊMICA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 04–19, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/312 0. Acesso em: 17 de set. 2024. TELLES, Edward Eric. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Relume Dumará, 2003. THEBAS, Adriana de Medeiros Marcolano et al. Educação das Relações Étnicoraciais: conceitos e perspectivas para a superação do racismo na educação brasileira. XXII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XVIII Encontro LatinoAmericano de Pós-Graduação e VIII Encontro de Iniciação à Docência- Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos, 2018. Disponível em: https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2018/anais/arquivos/RE_0663_0385_01.pdf. Acesso em: 20 de ago. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA educação das relações étnicos raciais para a formação geográfica do ensino médio integrado do IFPE- Campus Recife : um olhar a partir da lei 11.645/2008pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1860384608344560pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6849815475031519pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mélo, Mário Ferreira da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6945900783482368pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.referee2Mélo, Mário Ferreira da Silva
dc.contributor.referee3Oliveira, Éder Geovani da Paz
dc.contributor.referee4Braga, Clézia Aquino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6849815475031519pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6945900783482368pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2774973550914269pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7464113428409195pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso é resultado de uma investigação que tem como objetivo contribuir para a aplicação da Lei 11.645/2008 na formação geográfica da educação básica do IFPE-Campus Recife. Neste sentido, analisamos os programas de ensino em Geografia do Ensino Médio integrado do IFPE Campus Recife e avaliamos o conhecimento dos estudantes e dos professores de Geografia do ensino médio do IFPE Campus Recife acerca da cultura afro-brasileira e indígena. Nossa pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. Quanto à coleta de dados, foram realizados questionários com questões abertas e fechadas, além das entrevistas semiestruturadas e análise documental. As investigações sobre relações étnico raciais na educação indicam que, apesar dos progressos legais proporcionados pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e do crescimento das pesquisas nesta área, ainda há uma grande lacuna que impede a real aplicação do arcabouço legal. Ainda estamos em busca de uma educação que verdadeiramente respeite a diversidade étnico-racial que possuímos. Os dados observados durante a análise da pesquisa revelaram um claro progresso na inclusão da educação das relações étnico-raciais nos programas dos Cursos do Técnico Integrado do IFPE (campus Recife). No entanto, o cenário atual de desafios nos instiga a considerar que esse progresso ainda é insuficiente. A prática pedagógica em Geografia seguiu a mesma constatação, ou seja, apesar dos avanços, ainda é insuficiente para uma total inclusão da educação das relações étnico-raciais nas aulas. A existência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI, fortalece a luta antirracista no IFPE Campus Recife como um todo, o que concorre para avançamos na busca pela total implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples