dc.creator | Barbosa, Nathália Vitória Amancio | |
dc.date.accessioned | 2025-04-17T03:32:11Z | |
dc.date.available | 2025-04-17T03:32:11Z | |
dc.date.issued | 2024-10-14 | |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Nathália Vitória Amâncio. A educação das relações étnicos raciais para a formação geográfica do ensino médio integrado do IFPE- Campus Recife: um olhar a partir da lei 11.645/2008. 2024.43f. TCC (Curso de Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Recife. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1618 | |
dc.description.abstract | This term paper is the result of an investigation aimed at contributing to the application
of Law 11.645/2008 in the geography education of basic education at IFPE-Campus
Recife. To this end, we analyzed the teaching programs in Geography at the Integrated
High School of the IFPE Campus Recife and assessed the knowledge of students and
high school Geography teachers at the IFPE Campus Recife about Afro-Brazilian and
indigenous culture. Our research adopted a qualitative approach, and data collection
included questionnaires with open and closed questions, as well as semi-structured
interviews and document analysis. Research into ethnic-racial relations in education
indicates that, despite the legal progress provided by Laws 10.639/2003 and
11.645/2008 and the growth of research in this area, there is still a large gap preventing
the real application of the legal framework. We are still searching for an education that
truly respects our ethnic-racial diversity. The data observed during the analysis of the
research revealed clear progress in the inclusion of ethnic-racial relations education in
the programs of the Integrated Technical Courses at IFPE (Recife campus). However,
the current scenario of challenges encourages us to consider that this progress is still
insufficient. Pedagogical practice in Geography followed the same finding, i.e. despite
progress, it is still insufficient to fully include education on ethnic-racial relations in
classes. The existence of the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies -
NEABI, strengthens the anti-racism struggle at the IFPE Recife Campus as a whole,
which contributes to progress in the quest for full implementation of laws 10.639/2003
and 11.645/2008. | pt_BR |
dc.format.extent | 43f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos
Avançados, São Paulo, Brasil, v. 32, n. 93, p. 127–149, 2018. DOI: 10.5935/0103
4014.20180035. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152562.
Acesso em 02 set 2024
BRASIL. Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº. 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para
incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e
Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília,
DF, 10 jan. 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização
e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais.
Brasília: SECAD, 2006. p. 23.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de marco de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo
oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro
Brasileira e Indígena”. Brasília: Presidência da República.
CARDOSO, Fernando Henrique. Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional:
o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul. 5º ed. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2003.
CUNHA JÚNIOR, Henrique. Educação popular afro-brasileira. LIMA, I; ROMÃO, J.;
org. Série Pensamento Negro em Educação, n. 05, 1997.
CUNHA JÚNIOR, Henrique; RAMOS, Maria Estela Rocha. Pesquisas educacionais
em temas de interesse dos afrodescendentes. LIMA, IC et al. Os negros e a escola
brasileira, n. 06, 1999.
GOMES, Nilma Lino. Educação para as relações étnico-raciais: desafios e
perspectivas. São Paulo: Selo Negro, 2019.
GOMES O. SUCHANEK, M. Povos indígenas no Brasil: de escravos a tutelados.
Uma difícil reconquista da liberdade. Confluências | Revista Interdisciplinar de
Sociologia e Direito, v. 12, n. 1, p. 240-274, 27 out. 2012.
HOFBAUER, Andreas. Uma história de branqueamento ou o negro em questão.
São Paulo: UNESP, 2006. 456 p.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26 ed. São Paulo: Companhia
das Letras, 1995. p. 48
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
PERNAMBUCO. Regulamento do núcleo de estudos afro-brasileiros e
indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Pernambuco – IFPE Campus Recife. Recife: IFPE, 2015. Disponível em:
https://portal.ifpe.edu.br/wpcontent/uploads/repositoriolegado/portal/documentos/reg
ulamento-neabi.pdf Acesso em 12 de set. 2024
LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre
os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. p. 34. Disponível em:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/indio_brasileiro.pdf
Acesso em: 23 de nov. 2024
MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus
identidade negra. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 77
MUNANGA, Kabengele. Educação e Relações Étnico-Raciais: Para uma
pedagogia antirracista. 2. ed. São Paulo: Summus, 2005. p. 30
MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. 2 ed. revisada. Brasília:
Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e
Diversidade, 2005. p. 41. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf Acesso em: 01 de
set. 2024.
PRADO JÚNIOR. Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 6. ed. São Paulo:
Brasiliense, 1961. p. 270
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das
Letras, 2019. p. 110
SILVA, Ana Paula. A política educacional brasileira para o povo negro: avanços e
desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 23, n. 68, p. 881–902, 2018.
SOUZA, Lorena Francisco de. AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA GEOGRAFIA
ESCOLAR: DESAFIOS METODOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS. PRODUÇÃO
ACADÊMICA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 04–19, 2017. Disponível em:
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/312
0. Acesso em: 17 de set. 2024.
TELLES, Edward Eric. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica.
Relume Dumará, 2003.
THEBAS, Adriana de Medeiros Marcolano et al. Educação das Relações
Étnicoraciais: conceitos e perspectivas para a superação do racismo na educação
brasileira. XXII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XVIII
Encontro LatinoAmericano de Pós-Graduação e VIII Encontro de Iniciação à
Docência- Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos, 2018.
Disponível em:
https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2018/anais/arquivos/RE_0663_0385_01.pdf.
Acesso em: 20 de ago. 2024. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A educação das relações étnicos raciais para a formação geográfica do ensino médio integrado do IFPE- Campus Recife : um olhar a partir da lei 11.645/2008 | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1860384608344560 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Nielson da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6849815475031519 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Mélo, Mário Ferreira da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6945900783482368 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra, Nielson da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Mélo, Mário Ferreira da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Éder Geovani da Paz | |
dc.contributor.referee4 | Braga, Clézia Aquino de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6849815475031519 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6945900783482368 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2774973550914269 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7464113428409195 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso é resultado de uma investigação que tem como
objetivo contribuir para a aplicação da Lei 11.645/2008 na formação geográfica da
educação básica do IFPE-Campus Recife. Neste sentido, analisamos os programas
de ensino em Geografia do Ensino Médio integrado do IFPE Campus Recife e
avaliamos o conhecimento dos estudantes e dos professores de Geografia do ensino
médio do IFPE Campus Recife acerca da cultura afro-brasileira e indígena. Nossa
pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. Quanto à coleta de dados, foram
realizados questionários com questões abertas e fechadas, além das entrevistas
semiestruturadas e análise documental. As investigações sobre relações étnico
raciais na educação indicam que, apesar dos progressos legais proporcionados pelas
Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e do crescimento das pesquisas nesta área, ainda
há uma grande lacuna que impede a real aplicação do arcabouço legal. Ainda estamos
em busca de uma educação que verdadeiramente respeite a diversidade étnico-racial
que possuímos. Os dados observados durante a análise da pesquisa revelaram um
claro progresso na inclusão da educação das relações étnico-raciais nos programas
dos Cursos do Técnico Integrado do IFPE (campus Recife). No entanto, o cenário
atual de desafios nos instiga a considerar que esse progresso ainda é insuficiente. A
prática pedagógica em Geografia seguiu a mesma constatação, ou seja, apesar dos
avanços, ainda é insuficiente para uma total inclusão da educação das relações
étnico-raciais nas aulas. A existência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e
Indígenas – NEABI, fortalece a luta antirracista no IFPE Campus Recife como um
todo, o que concorre para avançamos na busca pela total implementação das Leis
10.639/2003 e 11.645/2008. | pt_BR |