Utilização de uma horta medicinal como estratégia didática para o ensino da Química com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim Silvério Pimentel, Rio Formoso, PE

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Data
2024-08-13Autor
Santana, Eronildo Joaquim de
http://lattes.cnpq.br/3880030056040292
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A utilização de hortas medicinais como ferramenta didática permite a contextualização dos conteúdos programáticos de diferentes áreas do conhecimento, dentre essas áreas está a química. Isso possibilita aos estudantes um maior senso crítico da sua realidade local. O objetivo deste estudo foi avaliar a utilização de uma horta medicinal como estratégia didática para o ensino da química com alunos do ensino médio da escola Estadual Joaquim Silvério Pimentel, Rio Formoso, PE. Foi realizado um levantamento etnobotânico com 30 famílias que residem próximo a escola Joaquim Silvério Pimentel para verificar as espécies botânicas com potencial de implantação em uma horta escolar. Em seguida, foi realizada uma ação com os alunos para relacionar de forma prática alguns conteúdos da química orgânica com o ambiente vivo de uma horta. O levantamento etnobotânico demonstrou que os pais dos alunos apresentaram dificuldades em compreender e utilizar as plantas medicinais de forma segura. Por isso, a escola pode ser um ambiente de resgate desses saberes dentro de uma proposta pedagógica. Todos os gestores e professores entrevistados demonstraram interesse no tema fitoterapia dentro de uma perspectiva ensino aprendizagem. Após um momento em sala de aula, os alunos foram conduzidos para uma horta medicinal onde tiveram a oportunidade de interagir questionando aspectos da química orgânica como como adubação, troca catiônicas, fotossíntese, pH, metabólitos vegetais, processos químicos do solo, dentre outros.
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