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dc.creatorSantana, Eronildo Joaquim de
dc.date.accessioned2025-04-04T13:06:54Z
dc.date.available2025-04-04T13:06:54Z
dc.date.issued2024-08-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1594
dc.description.abstractThe use of medicinal gardens as a teaching tool allows the contextualization of programmatic contents of different areas of knowledge, among these areas is chemistry. This allows students to have a greater critical sense of their local reality. The objective of this study was to evaluate the use of a medicinal garden as a teaching strategy for teaching chemistry to high school students at the Joaquim Silvério Pimentel State School, Rio Formoso, PE. An ethnobotanical survey was conducted with 30 families living near the Joaquim Silvério Pimentel School to identify botanical species with potential for implementation in a school garden. Then, an action was carried out with the students to practically relate some contents of organic chemistry to the living environment of a garden. The ethnobotanical survey showed that the students' parents had difficulty understanding and using medicinal plants safely. Therefore, the school can be an environment for recovering this knowledge within a pedagogical proposal. All the administrators and teachers interviewed demonstrated interest in the topic of phytotherapy within a teaching-learning perspective. After a short period in the classroom, the students were taken to a medicinal garden where they had the opportunity to interact and question aspects of organic chemistry such as fertilization, cation exchange, photosynthesis, pH, plant metabolites, soil chemical processes, among others.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, J. N. Aprendizagem significativa de Botânica em laboratórios vivos. 2014. 229f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 190 p. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Ciências da natureza e suas tecnologias ensino médio 2017. FILHO, José Maria Barbosa. Plantas Medicinais e o Ensino de Química: saberes populares e conhecimentos escolares. Dissertação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Tecnologia e Ciências Instituto de Química – 2015. COSTA, D. G. S.; AGUIAR, P. A Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), n.4, p. 193-209, 2019. COSTA, M. J. M.; BENTES, V. L. I.; YAMAGUCHI, K. K. L. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectHortas escolarespt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleUtilização de uma horta medicinal como estratégia didática para o ensino da Química com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim Silvério Pimentel, Rio Formoso, PEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3880030056040292pt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Marcelo Rodrigues Figueira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4195131072373701pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoA utilização de hortas medicinais como ferramenta didática permite a contextualização dos conteúdos programáticos de diferentes áreas do conhecimento, dentre essas áreas está a química. Isso possibilita aos estudantes um maior senso crítico da sua realidade local. O objetivo deste estudo foi avaliar a utilização de uma horta medicinal como estratégia didática para o ensino da química com alunos do ensino médio da escola Estadual Joaquim Silvério Pimentel, Rio Formoso, PE. Foi realizado um levantamento etnobotânico com 30 famílias que residem próximo a escola Joaquim Silvério Pimentel para verificar as espécies botânicas com potencial de implantação em uma horta escolar. Em seguida, foi realizada uma ação com os alunos para relacionar de forma prática alguns conteúdos da química orgânica com o ambiente vivo de uma horta. O levantamento etnobotânico demonstrou que os pais dos alunos apresentaram dificuldades em compreender e utilizar as plantas medicinais de forma segura. Por isso, a escola pode ser um ambiente de resgate desses saberes dentro de uma proposta pedagógica. Todos os gestores e professores entrevistados demonstraram interesse no tema fitoterapia dentro de uma perspectiva ensino aprendizagem. Após um momento em sala de aula, os alunos foram conduzidos para uma horta medicinal onde tiveram a oportunidade de interagir questionando aspectos da química orgânica como como adubação, troca catiônicas, fotossíntese, pH, metabólitos vegetais, processos químicos do solo, dentre outros.pt_BR


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