Alocação de eletroposto para veículos elétricos: estudo de caso na rede de distribuição de Garanhuns-PE

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Data
2025-03-12Autor
Santos, Jaciel Lucas Cordeiro dos
http://lattes.cnpq.br/0339641786430521
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A crescente adoção de veículos elétricos (VEs) impõe desafios à infraestrutura elétrica. Este trabalho propõe uma metodologia para otimizar a alocação e capacidade de eletroposto de carga rápida na rede de distribuição de Garanhuns, considerando aspectos técnicos e sociais. O estudo utiliza modelagem computacional no software OpenDSS, trazendo a simulações de fluxo de potência e diversos cenários de teste para identificar as localizações ideais dos eletropostos com menor impacto na qualidade de energia. No presente estudo, foram analisados três alimentadores da rede elétrica de Garanhuns, sendo eles os alimentadores 220, 250 e 254, avaliando índices de qualidade de tensão e a capacidade máxima de acomodação. Os alimentadores estão distribuídos em diferentes regiões da cidade. Os resultados da análise indicaram que o alimentador 254 apresenta a maior capacidade de acomodação entre os alimentadores estudados, sendo capaz de suportar até 663.000 kW em um ponto de conexão localizado no bairro Novo Heliópolis. Em relação aos demais alimentadores analisados, destaca-se também o alimentador 250, que possui uma localização estratégica no bairro Heliópolis, apresentando capacidade para suportar uma potência máxima de 306.200 kW em seu ponto de conexão. A metodologia demostrou ser eficaz na minimização dos impactos na rede e garantindo a viabilidade da mobilidade elétrica na cidade. Conclui-se que a abordagem proposta pode ser aplicada em outras cidades, contribuindo para um planejamento eficiente da infraestrutura de recarga.
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