Não há fumaça sem fogo : o consumo de cigarros eletrônicos implicações para o Marketing Social

Visualizar/ Abrir
Data
2024-12-19Autor
Silva, Emanuelly Taynã Feijó da
http://lattes.cnpq.br/3163054797314665
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O uso de cigarros eletrônicos têm gerado muitas controvérsias nos últimos anos,
provocando discussões sobre sua utilização, especialmente devido às preocupações
com seus efeitos na saúde. Este estudo teve como objetivo entender o
comportamento relacionado ao consumo de e-cigarros, identificando os fatores que
influenciam a adoção desse hábito e fornecendo insights para estratégias de
marketing social que possam abordar e mitigar o uso prejudicial desses dispositivos.
Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com
coleta de informações por meio de um roteiro semi-estruturado. Nove consumidores
de e-cigarros foram entrevistados e responderam perguntas sobre o consumo de
cigarros eletrônicos, além de questões relacionadas a frequência de uso,
preocupações com a saúde, conscientização e proibição deste produto. A pesquisa
foi fundamentada em autores que corroboram as premissas sobre os efeitos
prejudiciais dos e-cigarros e as motivações por trás do comportamento do
consumidor, fornecendo uma base teórica sólida para os conceitos explorados.
Durante a análise dos resultados, observou-se que a socialização é um dos
principais fatores que impulsionam o consumo. Ambientes que fortalecem os laços
sociais, como encontros entre amigos, baladas e festas, frequentemente incentivam
o uso desses dispositivos, pois o consumo pode proporcionar uma sensação de
pertencimento e representatividade. Outros fatores citados incluem a ansiedade e o
estresse do cotidiano, que aumentam a frequência do uso, além da falta de
informação sobre os efeitos desses dispositivos. Para reduzir o consumo de
e-cigarros, é essencial investigar os motivadores desse hábito, com foco em
atividades de conscientização sobre seus riscos. Nesse contexto, as estratégias de
marketing social são fundamentais para criar espaços de conhecimento sobre os
impactos do uso de e-cigarros. Assim, as perspectivas adotadas neste estudo
buscam contribuir para o aprofundamento das concepções sobre o consumo dos
cigarros eletrônicos.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: