Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Emanuelly Taynã Feijó da
dc.date.accessioned2025-03-28T11:16:45Z
dc.date.available2025-03-28T11:16:45Z
dc.date.issued2024-12-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1568
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n 46º, de 28 de agosto de 2009, 2009.Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-atualiza-regulacao-de-cigarro-el etronico-e-mantem-proibicao#:~:text=Desde%202009%2C%20todos%20os%20tipos,28%20de%20ag osto%20de%202009. Acesso em: 28/09/2023. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977 BARRETO, Ivan Farias. Tabaco: a construção das políticas de controle sobre seu consumo no Brasil. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 25, p. 797-815, 2018. BERTONI, Neilane; SZKLO, André Salém. Dispositivos eletrônicos para fumar nas capitais brasileiras: prevalência, perfil de uso e implicações para a Política Nacional de Controle do Tabaco. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, p. e00261920, 2021. DA SILVA, Edson Coutinho; MAZZON, José Afonso. Developing social marketing plan for health promotion. International Journal of Public Administration, v. 39, n. 8, p. 577-586, 2016. HALLAL, Pedro Curi et al. Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel): aspectos metodológicos. Cadernos de Saúde Pública, v. 39, p. e00248922, 2023.9 HOLLIDAY, R. et al. Electronic cigarettes and oral health. Journal of dental research, v. 100, n. 9, p. 906-913, 2021. KELESIDIS, Theodoros et al. Association of 1 vaping session with cellular oxidative stress in otherwise healthy young people with no history of smoking or vaping: a randomized clinical crossover trial. JAMA pediatrics, v. 175, n. 11, p. 1174-1176, 2021. KOTLER, Philip; ZALTMAN, Gerald. Social marketing: an approach to planned social change. Journal of marketing, v. 35, n. 3, p. 3-12, 1971. LÖSCH, Silmara; RAMBO, Carlos Alberto; FERREIRA, Jacques Lima. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. e023141-e023141, 2023. LYU, Joanne Chen et al. A systematic review of e-cigarette marketing communication: messages, communication channels, and strategies. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 15, p. 9263, 2022. MRAVEC, Boris et al. E-cigarettes and cancer risk. Cancer Prevention Research, v. 13, n. 2, p. 137-144, 2020. POLOSA, R. et al. Effectiveness and tolerability of electronic cigarette in real-life: a 24-month prospective observational study. Internal and Emergency Medicine, v. 9, p. 537-546, 2013. POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Artmed Editora, 2009. SMITH, William A. Social marketing and its potential contribution to a modern synthesis of social change. Social Marketing Quarterly, v. 8, n. 2, p. 46-48, 2002. WANG, Lei et al. Consumers’ intention to visit green hotels–a goal-framing theory perspective. Journal of Sustainable Tourism, v. 30, n. 8, p. 1837-1857, 2022. WINNICKA, Lydia; SHENOY, Mangalore Amith. EVALI and the pulmonary toxicity of electronic cigarettes: a review. Journal of general internal medicine, v. 35, p. 2130-2135, 2020. YEO, Vincent Cheow Sern; GOH, See-Kwong; REZAEI, Sajad. Consumer experiences, attitude and behavioral intention toward online food delivery (OFD) services. Journal of Retailing and Consumer services, v. 35, p. 150-162, 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectCigarros Eletrônicospt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectE-cigarrospt_BR
dc.subjectInfluênciapt_BR
dc.subjectMarketing Socialpt_BR
dc.titleNão há fumaça sem fogo : o consumo de cigarros eletrônicos implicações para o Marketing Socialpt_BR
dc.typeTechnical Reportpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3163054797314665pt_BR
dc.contributor.advisor1Bastos, Adriana de Fátima Valente
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357114538395863pt_BR
dc.contributor.referee1Behar, Alexandre Hochman
dc.contributor.referee2Leite Filho, João Bosco de Vasconcelos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4988993 702717451pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4270411 614207535pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoO uso de cigarros eletrônicos têm gerado muitas controvérsias nos últimos anos, provocando discussões sobre sua utilização, especialmente devido às preocupações com seus efeitos na saúde. Este estudo teve como objetivo entender o comportamento relacionado ao consumo de e-cigarros, identificando os fatores que influenciam a adoção desse hábito e fornecendo insights para estratégias de marketing social que possam abordar e mitigar o uso prejudicial desses dispositivos. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com coleta de informações por meio de um roteiro semi-estruturado. Nove consumidores de e-cigarros foram entrevistados e responderam perguntas sobre o consumo de cigarros eletrônicos, além de questões relacionadas a frequência de uso, preocupações com a saúde, conscientização e proibição deste produto. A pesquisa foi fundamentada em autores que corroboram as premissas sobre os efeitos prejudiciais dos e-cigarros e as motivações por trás do comportamento do consumidor, fornecendo uma base teórica sólida para os conceitos explorados. Durante a análise dos resultados, observou-se que a socialização é um dos principais fatores que impulsionam o consumo. Ambientes que fortalecem os laços sociais, como encontros entre amigos, baladas e festas, frequentemente incentivam o uso desses dispositivos, pois o consumo pode proporcionar uma sensação de pertencimento e representatividade. Outros fatores citados incluem a ansiedade e o estresse do cotidiano, que aumentam a frequência do uso, além da falta de informação sobre os efeitos desses dispositivos. Para reduzir o consumo de e-cigarros, é essencial investigar os motivadores desse hábito, com foco em atividades de conscientização sobre seus riscos. Nesse contexto, as estratégias de marketing social são fundamentais para criar espaços de conhecimento sobre os impactos do uso de e-cigarros. Assim, as perspectivas adotadas neste estudo buscam contribuir para o aprofundamento das concepções sobre o consumo dos cigarros eletrônicos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples