dc.relation | ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n 46º, de 28 de agosto de 2009,
2009.Disponível em:
<https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-atualiza-regulacao-de-cigarro-el
etronico-e-mantem-proibicao#:~:text=Desde%202009%2C%20todos%20os%20tipos,28%20de%20ag
osto%20de%202009. Acesso em: 28/09/2023.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977
BARRETO, Ivan Farias. Tabaco: a construção das políticas de controle sobre seu consumo no Brasil.
História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 25, p. 797-815, 2018.
BERTONI, Neilane; SZKLO, André Salém. Dispositivos eletrônicos para fumar nas capitais brasileiras:
prevalência, perfil de uso e implicações para a Política Nacional de Controle do Tabaco. Cadernos de
Saúde Pública, v. 37, p. e00261920, 2021.
DA SILVA, Edson Coutinho; MAZZON, José Afonso. Developing social marketing plan for health
promotion. International Journal of Public Administration, v. 39, n. 8, p. 577-586, 2016.
HALLAL, Pedro Curi et al. Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não
Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel): aspectos metodológicos. Cadernos de Saúde
Pública, v. 39, p. e00248922, 2023.9
HOLLIDAY, R. et al. Electronic cigarettes and oral health. Journal of dental research, v. 100, n. 9, p.
906-913, 2021.
KELESIDIS, Theodoros et al. Association of 1 vaping session with cellular oxidative stress in
otherwise healthy young people with no history of smoking or vaping: a randomized clinical crossover
trial. JAMA pediatrics, v. 175, n. 11, p. 1174-1176, 2021.
KOTLER, Philip; ZALTMAN, Gerald. Social marketing: an approach to planned social change. Journal
of marketing, v. 35, n. 3, p. 3-12, 1971.
LÖSCH, Silmara; RAMBO, Carlos Alberto; FERREIRA, Jacques Lima. A pesquisa exploratória na
abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p.
e023141-e023141, 2023.
LYU, Joanne Chen et al. A systematic review of e-cigarette marketing communication: messages,
communication channels, and strategies. International Journal of Environmental Research and
Public Health, v. 19, n. 15, p. 9263, 2022.
MRAVEC, Boris et al. E-cigarettes and cancer risk. Cancer Prevention Research, v. 13, n. 2, p.
137-144, 2020.
POLOSA, R. et al. Effectiveness and tolerability of electronic cigarette in real-life: a 24-month
prospective observational study. Internal and Emergency Medicine, v. 9, p. 537-546, 2013.
POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Artmed Editora, 2009.
SMITH, William A. Social marketing and its potential contribution to a modern synthesis of social
change. Social Marketing Quarterly, v. 8, n. 2, p. 46-48, 2002.
WANG, Lei et al. Consumers’ intention to visit green hotels–a goal-framing theory perspective.
Journal of Sustainable Tourism, v. 30, n. 8, p. 1837-1857, 2022.
WINNICKA, Lydia; SHENOY, Mangalore Amith. EVALI and the pulmonary toxicity of electronic
cigarettes: a review. Journal of general internal medicine, v. 35, p. 2130-2135, 2020.
YEO, Vincent Cheow Sern; GOH, See-Kwong; REZAEI, Sajad. Consumer experiences, attitude and
behavioral intention toward online food delivery (OFD) services. Journal of Retailing and Consumer
services, v. 35, p. 150-162, 2017. | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso de cigarros eletrônicos têm gerado muitas controvérsias nos últimos anos,
provocando discussões sobre sua utilização, especialmente devido às preocupações
com seus efeitos na saúde. Este estudo teve como objetivo entender o
comportamento relacionado ao consumo de e-cigarros, identificando os fatores que
influenciam a adoção desse hábito e fornecendo insights para estratégias de
marketing social que possam abordar e mitigar o uso prejudicial desses dispositivos.
Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com
coleta de informações por meio de um roteiro semi-estruturado. Nove consumidores
de e-cigarros foram entrevistados e responderam perguntas sobre o consumo de
cigarros eletrônicos, além de questões relacionadas a frequência de uso,
preocupações com a saúde, conscientização e proibição deste produto. A pesquisa
foi fundamentada em autores que corroboram as premissas sobre os efeitos
prejudiciais dos e-cigarros e as motivações por trás do comportamento do
consumidor, fornecendo uma base teórica sólida para os conceitos explorados.
Durante a análise dos resultados, observou-se que a socialização é um dos
principais fatores que impulsionam o consumo. Ambientes que fortalecem os laços
sociais, como encontros entre amigos, baladas e festas, frequentemente incentivam
o uso desses dispositivos, pois o consumo pode proporcionar uma sensação de
pertencimento e representatividade. Outros fatores citados incluem a ansiedade e o
estresse do cotidiano, que aumentam a frequência do uso, além da falta de
informação sobre os efeitos desses dispositivos. Para reduzir o consumo de
e-cigarros, é essencial investigar os motivadores desse hábito, com foco em
atividades de conscientização sobre seus riscos. Nesse contexto, as estratégias de
marketing social são fundamentais para criar espaços de conhecimento sobre os
impactos do uso de e-cigarros. Assim, as perspectivas adotadas neste estudo
buscam contribuir para o aprofundamento das concepções sobre o consumo dos
cigarros eletrônicos. | pt_BR |