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dc.creatorLima, Elda Maria de
dc.date.accessioned2020-06-16T21:32:15Z
dc.date.available2020-06-16T21:32:15Z
dc.date.issued2019-06-27
dc.identifier.citationLIMA, Elda Maria de. Prática curricular de geografia na educação de jovens e adultos do IFPE: na modalidade proeja no Campus Recife e Campus Cabo de Santo Agostinho. 2019. 56 f. TCC (Curso de Licenciatura em Geografia) - Departamento Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/156
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the curricular practices of the teaching of Geography in the PROEJA modality, considering that this program is part of the central proposal of Educational Policies focused on this specific public. To do so, we perform the following methodological steps: a theoretical study about the curriculum design, as well as the criteria used for the selection and organization of the geography school contents in the PROEJA modality of IFPE in the metropolitan region of Recife; we carried out a survey of the life trajectory of the students of the EJA, based on the concept of identity, which was deployed on a personal level; social and professional, we also seek the understanding of these students about the concepts of Geography. Research results show us the importance of compensatory public policies. With regard to the advancement of democratization in Brazil, it is important to contribute to the advancement of the learning of students who at some point in their lives have had to interrupt. And I divide some circumstances back to study and look for programs like EJA, PRONATEC and PROEJA to continue the studies. Since many of these students work and do not have a lot of time to study in regular education, they end up turning to public policies in the field of education where they meet people who have had the same reasons.pt_BR
dc.format.extent56 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino- PROEJApt_BR
dc.subjectEJA - Identidadept_BR
dc.subjectAprendizagem - PROEJApt_BR
dc.titlePrática curricular de geografia na educação de jovens e adultos do IFPE: na modalidade PROEJA no campus Recife e campus Cabo de Santo Agostinho.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.identifier.doiAprendizagem - PROEJApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7415727953879305pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271599721542630pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Paulo Cabral de
dc.contributor.referee2Santos, Edlamar Oliveira dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1753668241765021pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903937331034288pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é analisar a prática curricular do ensino de Geografia na modalidade PROEJA, considerando que este programa faz parte da proposta central das Políticas Educacionais voltadas para um público especifico. Para tanto executamos os seguintes passos metodológicos: estudo teórico acerca da concepção de currículo, bem como examinamos os critérios utilizado para a seleção e organização do conteúdo escolar de Geografia na modalidade PROEJA do IFPE no Campus Recife e Cabo de Santo Agostinho; realizamos um levantamento da trajetória de vida dos estudantes da EJA, a partir do conceito de identidade, que foi desdobrado nos níveis pessoal; social e profissional buscamos ainda a compreensão desses estudantes acerca dos conceitos de Geografia, resultados da pesquisa nos mostram a importância das políticas públicas compensatórias. No que concerne ao avanço da democratização no Brasil, é importantes para contribuir no avanço da aprendizagem dos estudantes que algum momento da vida teve que interromper. E divido algumas circunstâncias voltam a estudar e procuram programas como EJA, PRONATEC e o PROEJA para continua os estudos. Já que muitos desses alunos trabalham e não disponibilizam de muito tempo para estudar no ensino regular, e terminam se voltando para as políticas públicas no âmbito da educação, aonde vão encontrar pessoas que passaram pelos mesmos motivos.pt_BR


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