dc.relation | APPLE, Michael. Ideologia e currículo. Porto: Porto Editora, 1999.
BAUGNET, L. L’identité sociale. Dunod: Paris, 1998.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, dezembro de 1996. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br/setec. Acesso: 29 ago. 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base. MEC/SETEC. Brasília, fevereiro de 2006. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br/setec. Acesso: 29 ago. 2006.
BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº 11/2000 .Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 2017 Disponíveis em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf. Acesso: 29 ago. 2006.
CARVALHO, Isabel Cristina Moura (artigo) Biografia, Identidade e Narrativas: elementos para uma análise hermenêutica. ULB- Universidade Luterana do Brasil – Brasil 2012.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A segregação como fundamento da crise urbana. In: SILVA, J. B.; LIMA, L. C.; DANTAS, E. W. (orgs.). Panorama da geografia brasileira II. São Paulo: Annablume 2006.
CORDEIRO, Nilson da Rocha Os Caminhos para o campo ambiental: um estudo narrativo das trajetórias dos educadores ambientais – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental 2010.
DI PIEDRO, Maria Clara: JOIA, Orlando: RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da Educação de jovens e adultos no Brasil. In: Caderno Cedes, ano XXI, Nº55, p. 58-77 2001. Disponível em: http//www.açaoeducativa.org.br/downloads/parte1.pdf. Acesso em: 26 mai. 2019.
FONSECA, Solange Gomes Da. Uma viagem ao perfil e a identidade dos alunos e do professor da Educação de Jovem e Adulto (EJA). Pedagogia Online. 2010. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/new1_artigo.asp?entrlD=1234#.VjNH_NKrTMz. Acesso em: 23 mai. 2019.
GODFREY, P. C. Identity in Organizations, Building Theory through Conversations. London: Sage, 1998.
LAKATOS, Maria Eva; MARCONI, Marina de Andrade Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas 2003.
LEITE, Miriam Soares. Recontextualização e transposição didática: introdução à leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2007.
LOPES, Alice Casimiro. Política e currículo: recontextualização e hibridismo. In: Currículo sem fronteiras, v. 5, n. 2, p. 50-64, jul./dez. 2005.
MACHADO, Hilka Vier. A Identidade e o Contexto Organizacional: perspectivas de análises. RAC, Edição Especial, p. 51-73, 2003.
MACHADO, Maria Margarida. RODRIGUES, Maria Emília de Castro. Diversidade Geracional na Educação de Jovens e Adultos: implicações para a prática pedagógica. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES. Vitória – ES. Ano 10, v. 19, nº37, jan/jun, 2013.
MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CUNHA, Regina Celi Oliveira. A discussão da identidade na formação do docente. Revista Contemporânea de Educação. Volume 3, Número 5, Currículo: questões atuais, 2008.
MOREIRA, Ruy. Teses para uma Geografia do Trabalho. Revista Ciência Geográfica, ano VIII, vol. II, n. 22. Bauru: AGB, 2002. Disponível em: Acesso em: jan. 2011.
PERNAMBUCO. (Projeto Pedagógico do Curso, 2016). Projeto Pedagógico do Curso em Refrigeração e Climatização (INTEGRADO – PROEJA). Recife: Comissão de retificação da nomenclatura do Projeto Pedagógico do Curso, 2016.
PERNAMBUCO. (Projeto Pedagógico do Curso, 2015). Projeto Pedagógico do Curso de qualificação profissional em almoxarife – PROEJA. Cabo de Santo Agostinho: Comissão de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de qualificação profissional em almoxarife – PROEJA, 2015.
RUANO-BORBALAN, J. L’Identité: l’individu, le groupe, la société. Paris: Éditions Sciences Humaines, 1998.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SAINSANLIEU, R. L’identité au travail: une expérience partagée. In: FRANCFORT, J. et al. Les mondes sociaux de l’entreprise. Paris: Sociologie Économique, 1995.
SOUTO GONZÁLEZ, Xasé Manuel. A didática da geografia: dúvida, certezas e compromisso social dos professores. INFORGEO, n. 15 (Educação geográfica). Lisboa: Associação Portuguesa de Geógrafos, 2002.
TEXEIRA, Elizabeth As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 4ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes 2007.
UNESCO. Conferência Internacional de Educação de Adultos (V: 1997, Hamburgo, Alemanha). Declaração de Hamburgo, Agenda para o Futuro. Brasília: SES1/UNESCO 1999.
WHETTEN, D.; GODFREY, P. Identity in organizations. London: Sage Publications, 1998. | pt_BR |