dc.creator | Nascimento Filho, Antônio Henrique do | |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T22:13:50Z | |
dc.date.available | 2025-03-21T22:13:50Z | |
dc.date.issued | 2021-09-21 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO FILHO, Antônio Henrique do. A avaliação da aprendizagem na geografia escolar: concepções e práticas no ensino remoto emergencial nas escolas da rede estadual na cidade do Recife – PE. 2024.49f.TCC (Curso de Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Recife. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1557 | |
dc.description.abstract | It is understood that every change process involves decision-making, so the role of the geography teacher is to be a transformer of education, he/she must mold it with welcoming attitudes and respect for the student, attentive to the effort and cultivating their confidence, emphasizing observation of learning, as such measures constitute an act of reflection and commitment. This course conclusion work is based on the principle that evaluation is, above all, the guiding compass of the entire teaching-learning process and that, in addition to making it possible to verify to a large extent whether each of the objectives has been achieved, it allows for adaptation. them to the characteristics and interests of the student and adapt the educational proposals to the level of learning of the class, with a new thinking and making education based on their assessment practices. The research field took place in public schools in the city of Recife, chosen from the IFPE internship field schools and the Pedagogical Residency Program field school, totaling 10 internship field schools. For data collection, an online questionnaire was used, consisting of 8 open and closed questions about the concept of evaluation, its evaluation practices, the strategies used for evaluation and its conclusions about their experience in emergency remote education (ERE) in the public system of teaching developed on the Google Forms platform. Among the theoretical contributions, we bring to this case study the Process Approaches (MIZUKAMI, 1986), the Evaluation Generations (GUBA; LINCOLN, 1989) and (MORETO 2006), the teaching of Geography by (CASTELLAR, 2011), ( CAVALCANTI, 2006) and (LACOSTE, 1998). | pt_BR |
dc.format.extent | 49f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ARAÚJO, R.L.; E LEITE, L. A. P.. Ensino de Geografia e Avaliação. / Organizadores: Raimundo Lenilde de Araújo, Lineu Aparecido Paz e Silva.- Sobral - CE: Sertão Cult, 2020.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394. de 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer técnico n. 11. Brasília, DF.07 jul. 2020. Dispõe sobre as orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da
pandemia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1483 91- pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. pdf. Acesso em: 20
set. 2020.
BELLONI, M. L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 2013.
CASTELLAR, S.M.V. Alfabetização em geografia. Espaços da Escola, Ijuí, v. 10,
n. 37, p. 29-46, jul./set. 2000.
CASTELLAR, S.M.V. A percepção do espaço e a distinção entre o objeto e o seu nome. Caderno CEDES, Campinas, n. 39, p. 88-96, 1996.
CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
CARRERA FARRÁN, F. X.; COIDURAS RODRÍGUEZ, J. L. Identificación de la
competencia digital del profesor universitario: un estudio exploratorio en el ámbito de las Ciencias Sociales. REDU - Revista de Docencia Universitaria, v. 10, n. 2, p. 273-298, ago. 2012. Disponível em: https://polipapers.upv.es/index.php/
REDU/article/view/6108. Acesso em: 20 set. 2020.
FERRARI, A. Digital competence in practice na analysis of Frameworks. Sevilla: JRC IPTS, 2012. FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FARIAS, P. H. de F. Informática educacional: aplicativos Google Apps for Education como ferramenta de apoio ao professor. In: SEDU - Semana de Educação UEL, 17, 2017. Anais... "Educação e Dilemas Contemporâneos”, Universidade Estadual de Londrina. p.1255-1275. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.uel.br/eventos/s emanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2017/Anais/Artigo/Eixo%25203%2520Edu cacao%2520e%2520Tecnologia/INFORMATICA%2520EDUCACIONAL%2520Aplicat ivos%2520Google%2520Apps%2520for%2520Education%2520como%2520ferrame nta%2520de%2520apoio%2520ao%2520professor.doc&ved=2ahUKEwjq0rn3mY7s AhXILLkGHWV1BfIQFjAFegQICBAB&usg=AOvVaw3JqeuBh2sG0LGf25BQjnSy.
Acesso em: 29 set. 2020.
HABERMAS, J. Racionalidade e comunicação. Tradução de Paulo Rodrigues. Lisboa: Edições 70, 2002. (Biblioteca de Filosofia Contemporânea).
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio, uma perspectiva construtivista.
40. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora uma prática em construção da pré-escola a universidade. Porto Alegre: Mediação, 1993.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD COVID19. 2020. Disponível em: https://covid19.ibge.gov.br/pnadcovid/. Acesso em: 10 set. 2020.
KAIESKI, N.; GRINGS, J. A.; FETTER, S. A. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do WhatsApp. Novas Tecnologias na Educação. v. 13, n.2, dez, 2015.
KELLY, George A. A theory of personality: the psychology of personal constructs. New York: W.W. Norton, 1963.
LACOSTE, Y. A geografia serve antes de mais nada para fazer a guerra. São Paulo: Ática, 1988.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas.São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, M. de A., LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa, bibliográfica, projeto e relatório, publicação e trabalho científico. 7 ed. São Paulo: Atlas. 2011.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.
9. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MORAN, J. M. As múltiplas formas de aprender. Atividades & Experiências. jul. 2005. p. 11- 13 Disponível em: http://ucbweb.castelobranco.br/webcaf/arquivos/23855/6910/ positivo.pdf. Acesso em 10 set. 2020.
MORETO, V. P.. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A representação no espaço da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação. Normativas sobre ensino remoto emergencial em Pernambuco. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=6120. Acesso em 21 de junho de 2021.
SILVA, J. F. Avaliação na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teóricos e práticos. Porto Alegre: Mediação, 2004.
SORDI, M. R. L. De. Avaliação da aprendizagem universitária em tempos de mudança: a inovação ao alcance do educador comprometido. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugenia L. M. (Orgs.) Pedagogia Universitária: A aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2006,4ª Ed, p. 231-248.
STEIN, E. Gadamer e a construção da hermenêutica. In: STEIN, E.; STRECK, L. (org.). Hermenêutica e epistemologia: 50 anos de Verdade e Método. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2015. p.9-24.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília, 2014. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000228074.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.
VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2005. (Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad, v. 6)
VIANA, K. S. L. Avaliação da Experiência: uma nova perspectiva de avaliação para o ensino das Ciências da Natureza. 202 f, Recife. Tese (Ensino de Ciências e Matemática), UFRPE, 2014.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar / Antoni Zabala; trad. Ernani F da F. Rosa – Porto Alegre : ArtMed, 1998. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Práticas Avaliativas | pt_BR |
dc.title | A avaliação da aprendizagem na geografia escolar: concepções e práticas no ensino remoto emergencial nas escolas da rede estadual na cidade do Recife – PE. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2920120416685727 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Queiroz, Ana Paula Torres | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/58353698006469361 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Queiroz, Ana Paula Torres de | |
dc.contributor.referee2 | Agostinho, Ana Alice Freire | |
dc.contributor.referee3 | Leite, Fernanda Guarany Mendonça | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/583536980646936 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1916952958095180 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7902195199314415 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | Entende-se que todo processo de mudança implica tomada de decisão, logo o papel do professor de geografia é ser transformador da educação, este deve moldá-la com atitudes acolhedoras e respeito ao aluno, atento ao esforço e cultivando sua confiança, dando ênfase a observação das aprendizagens, pois tais medidas constituem-se num ato de reflexão e compromisso. Este trabalho de conclusão de curso parte do princípio de que a avaliação é, acima de tudo, a bússola orientadora de todo o processo ensino-aprendizagem e que, além de permitir verificar em grande medida se cada um dos objetivos foi atingido, possibilita adaptá-los às características e interesses do aluno e adequar às propostas educativas ao nível de aprendizagem da turma, cabendo um novo pensar e fazer a educação a partir de suas práticas avaliativas. O campo de pesquisa aconteceu em escolas da rede Pública de ensino da Cidade do Recife escolhidas a partir das escolas campo de estágio do IFPE e do colégio campo do Programa Residência Pedagógica , totalizando 10 escolas campo de estágio. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário online construído por 8 perguntas abertas e fechadas sobre a concepção de avaliação, suas práticas avaliativas,as estratégias utilizadas para avaliação e suas conclusões sobre sua vivência no ensino remoto emergencial (ERE) no sistema público de ensino desenvolvido na plataforma Google Forms. Dentre os aportes teóricos, trazemos para este estudo de caso as Abordagens do Processo (MIZUKAMI, 1986), as Gerações da Avaliação (GUBA; LINCOLN, 1989) e (MORETO 2006), o ensino de Geografia por (CASTELLAR, 2011), (CAVALCANTI, 2006) e (LACOSTE, 1998). | pt_BR |