dc.relation | ARAGÃO, Ana L. A.; NAVARRO, Almira. Diálogos em Diálogo: David Bohm, Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Educação em Questão v, 19, n. 5, p. 108-118 – jan./abr. 2004.
BALISKI, Patrícia. Encaminhamentos metodológicos para o ensino de geografia [livro eletrônico] Curitiba: interSaberes, 2016.
BERBEL, N. N.: “Problematization” and Problem-Based Learning: different words or different ways? Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998.
]BRANDÃO, Indira; Toscano ALDRIGUE, Natália de Sousa. Turismo e educação: Dois alicerces indispensáveis. Revista Global Tourism, ed.2, novembro. 2005.
CARLOS, A. F. A.. A Geografia Brasileira Hoje: Algumas Reflexões. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n.18, p. 161-178, 2002.
CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – 2009 ISBN: 978-85-7014-048-7 CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
CRUZ, Igor S. F.. Da mera memorização à leitura de mundo: a construção da formação cidadã no currículo de Geografia do Ensino Médio. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
CYRINO, Eliana G.; TORALLES-PEREIRA, Maria L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20 (3):780-788, mai-jun, 2004 .
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro, paz e terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da educação: um estudo Introdutório. – São Paulo: Cortez, 2006.
GIRÃO, O.; LIMA, S. R.. O ensino de Geografia versus leitura de imagens: resgate e valorização da disciplina pela “alfabetização do olhar”. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n.2 p. 88-106, maio./ago. 2013.
GONÇALVES, José Luiz. Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de conscientização. Cadernos de Pedagogia Social, ano 3, p. 35-44, 2009.
IMPAGLIAZZO, Marianina. Utilização de Imagens de Satélite como Recurso na Proposição de Mudança no Ensino da Geografia. Anais XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 2421-2427. JOLY, Martine (1994) — Introdução à Análise da Imagem, Lisboa, Ed. 70, 2007 — Digitalizado por SOUZA, R.
MARTINS, Felisbela. Ensinar Geografia através de imagens... The overarching issues of the european space: the territorial diversity of opportunities in a scenario of crisis. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. p. 429-446, 2014. MARTINS, José de Souza. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo: Contexto, 2009.
MATTOS, Gustavo Gomes de. Comunicação aberta: desenvolvendo a cultura do diálogo. [recurso eletrônico] – Barueri, SP: Manole, 2015. MOREIRA CALADO, Flaviana. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Geosaberes: revista de estudos geoeducacionais, vol. 3, n. 5, pp. 12-20, enero-junio, 2012.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de uma história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 2 ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2013.
MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Concepções sobre Problematização na Educação em Ciências. Enseñanza de las Ciências , v. 1, p. 2447-2451, 2013.
PIETROFORTE, Antonio Vicente. Análise do texto visual: a construção da imagem. São Paulo: Contexto, 2017.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. QUAGLIO, P.. Gestão da educação e dialogicidade problematizadora. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. v. 25, p. 139-153, 2009.
RAYKIL, Cristiano; RAYKIL, Eladyr Boaventura. Turismo pedagógico: Uma interface diferencial no processo ensino-aprendizagem. Revista Global Tourism, ed.2, novembro. 2005.
REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, A. Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno Príncipe: com aquarelas do autor; tradução de Carlos Nougué. -. Ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
SANTANA. L. M. de; BARBOSA. J. R.. O uso da leitura da imagem nas aulas de geografia e para o estudo da paisagem no ensino da geografia: rflexões apartir da experiência vivenciada elaçoes na teoria pràticas. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_ SA5_ID1258_30062015143948.pdf> Acessado em 15 de janeiro de 2016.
SANTOS, Milton. A natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. -4. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. – (Coleção Milton Santos; 1).
SANTOS, Milton. O espaço da cidadania e outras reflexões. Organizado por Elisiane da Silva; Gervásio Rodrigo Neves; Liana Bach Martins. – Porto Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2011. (Coleção O Pensamento Político Brasileiro; v. 3).
SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de Imagens, Cultura Visual E Prática Educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 451-472, maio/ago. 2006.
SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Diálogo e dialogismo em Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: contribuições para a educação a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.30, n.03, p. 245-265, Julho-Setembro 2014.
SILVA, F. M. A.; SIMOES NETO, J. C. . A Imagem como Método de Ensino/ Aprendizagem no Ensino de Geografia. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. II CONEDU, v. 2, 2015.
SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. 2007; 11(Supl.2).
VALLE GASTAMINZA, F. del. La documentación de los medios informativos. In: GALDÓN LÓPEZ, G. Perfil historico de la documentación en la prensa de información general. Pamplona: Eunsa, 2002. p. 179-205.
ZATTA, Celia Inez; AGUIAR, Waldiney Gomes de; O uso de imagens como recurso metodológico para estudar Geografia. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2375-8.pdf,> Acessado em 29 de maio de 2018. | pt_BR |