Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Anderson Jefferson Gomes da
dc.date.accessioned2020-06-11T20:03:20Z
dc.date.available2020-06-11T20:03:20Z
dc.date.issued2019-06-18
dc.identifier.citationSILVA, Anderson Jefferson Gomes da. As imagens como ponto de partida para a problematização e dialogicidade no ensino da geografia. 2019. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/154
dc.description.abstractThe present research approaches the use of images in geographic educational practice through an analysis of their use as a starting point for problematization and dialogicity. It is intended to identify how they are promoted in geography teaching, understanding its importance and analyzing its contributions to the educational practice. The study was developed based on the principles of qualitative research approach. In order to construct the data, the following instruments were used: bibliographic research, direct observation, elaboration and experience of a class, questionnaires and individual interviews. The study pointed out in its results that the use of images fostered and improved dialogue and problematization in the educational practice of geography, providing pleasure in learning and arousing the curiosity of learners. That is, the use of images is feasible and essential in the teaching-learning process of critical-reflective geography. Thus, research contributes to a transformative geographic educational practice.pt_BR
dc.format.extent102 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAGÃO, Ana L. A.; NAVARRO, Almira. Diálogos em Diálogo: David Bohm, Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Educação em Questão v, 19, n. 5, p. 108-118 – jan./abr. 2004. BALISKI, Patrícia. Encaminhamentos metodológicos para o ensino de geografia [livro eletrônico] Curitiba: interSaberes, 2016. BERBEL, N. N.: “Problematization” and Problem-Based Learning: different words or different ways? Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998. ]BRANDÃO, Indira; Toscano ALDRIGUE, Natália de Sousa. Turismo e educação: Dois alicerces indispensáveis. Revista Global Tourism, ed.2, novembro. 2005. CARLOS, A. F. A.. A Geografia Brasileira Hoje: Algumas Reflexões. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n.18, p. 161-178, 2002. CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – 2009 ISBN: 978-85-7014-048-7 CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991. CRUZ, Igor S. F.. Da mera memorização à leitura de mundo: a construção da formação cidadã no currículo de Geografia do Ensino Médio. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. CYRINO, Eliana G.; TORALLES-PEREIRA, Maria L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20 (3):780-788, mai-jun, 2004 . FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro, paz e terra, 1987. GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da educação: um estudo Introdutório. – São Paulo: Cortez, 2006. GIRÃO, O.; LIMA, S. R.. O ensino de Geografia versus leitura de imagens: resgate e valorização da disciplina pela “alfabetização do olhar”. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n.2 p. 88-106, maio./ago. 2013. GONÇALVES, José Luiz. Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de conscientização. Cadernos de Pedagogia Social, ano 3, p. 35-44, 2009. IMPAGLIAZZO, Marianina. Utilização de Imagens de Satélite como Recurso na Proposição de Mudança no Ensino da Geografia. Anais XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 2421-2427. JOLY, Martine (1994) — Introdução à Análise da Imagem, Lisboa, Ed. 70, 2007 — Digitalizado por SOUZA, R. MARTINS, Felisbela. Ensinar Geografia através de imagens... The overarching issues of the european space: the territorial diversity of opportunities in a scenario of crisis. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. p. 429-446, 2014. MARTINS, José de Souza. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo: Contexto, 2009. MATTOS, Gustavo Gomes de. Comunicação aberta: desenvolvendo a cultura do diálogo. [recurso eletrônico] – Barueri, SP: Manole, 2015. MOREIRA CALADO, Flaviana. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Geosaberes: revista de estudos geoeducacionais, vol. 3, n. 5, pp. 12-20, enero-junio, 2012. MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de uma história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 2 ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2013. MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Concepções sobre Problematização na Educação em Ciências. Enseñanza de las Ciências , v. 1, p. 2447-2451, 2013. PIETROFORTE, Antonio Vicente. Análise do texto visual: a construção da imagem. São Paulo: Contexto, 2017. PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. QUAGLIO, P.. Gestão da educação e dialogicidade problematizadora. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. v. 25, p. 139-153, 2009. RAYKIL, Cristiano; RAYKIL, Eladyr Boaventura. Turismo pedagógico: Uma interface diferencial no processo ensino-aprendizagem. Revista Global Tourism, ed.2, novembro. 2005. REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, A. Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007. SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno Príncipe: com aquarelas do autor; tradução de Carlos Nougué. -. Ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. SANTANA. L. M. de; BARBOSA. J. R.. O uso da leitura da imagem nas aulas de geografia e para o estudo da paisagem no ensino da geografia: rflexões apartir da experiência vivenciada elaçoes na teoria pràticas. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_ SA5_ID1258_30062015143948.pdf> Acessado em 15 de janeiro de 2016. SANTOS, Milton. A natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. -4. Ed. 2.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. – (Coleção Milton Santos; 1). SANTOS, Milton. O espaço da cidadania e outras reflexões. Organizado por Elisiane da Silva; Gervásio Rodrigo Neves; Liana Bach Martins. – Porto Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2011. (Coleção O Pensamento Político Brasileiro; v. 3). SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de Imagens, Cultura Visual E Prática Educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 451-472, maio/ago. 2006. SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Diálogo e dialogismo em Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: contribuições para a educação a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.30, n.03, p. 245-265, Julho-Setembro 2014. SILVA, F. M. A.; SIMOES NETO, J. C. . A Imagem como Método de Ensino/ Aprendizagem no Ensino de Geografia. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. II CONEDU, v. 2, 2015. SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. 2007; 11(Supl.2). VALLE GASTAMINZA, F. del. La documentación de los medios informativos. In: GALDÓN LÓPEZ, G. Perfil historico de la documentación en la prensa de información general. Pamplona: Eunsa, 2002. p. 179-205. ZATTA, Celia Inez; AGUIAR, Waldiney Gomes de; O uso de imagens como recurso metodológico para estudar Geografia. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2375-8.pdf,> Acessado em 29 de maio de 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Geografiapt_BR
dc.subjectPrática Educativapt_BR
dc.subjectDialogicidadept_BR
dc.subjectProblematização - Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.titleAs imagens como ponto de partida para a problematização e dialogicidade no ensino da geografiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1429762200389900pt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Fernanda Guarany Mendonça Leite
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902195199314415pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Miranda, Marcelo Ricardo Bezerra de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3902385179038895pt_BR
dc.contributor.referee1Agostinho, Ana Alice Freire
dc.contributor.referee2Santos, Edlamar Oliveira dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916952958095180pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903937331034288pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa faz uma abordagem a respeito do uso de imagens na prática educativa geográfica através de uma análise da sua utilização como ponto de partida para a problematização e a dialogicidade. Pretende-se identificar como elas são promovidas no ensino de geografia, compreendendo a sua importância e analisando suas contribuições para a prática educativa. O estudo foi desenvolvido com base nos princípios da abordagem qualitativa de pesquisa. Para a construção dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, observação direta, elaboração e vivência de uma aula, questionários e entrevistas individuais. O estudo apontou, em seus resultados, que o uso de imagens fomentou e aperfeiçoou a dialogicidade e a problematização na prática educativa da geografia, proporcionando prazer no aprendizado e despertando a curiosidade dos educandos. Ou seja, a utilização das imagens é viável e essencial no processo de ensino-aprendizagem da geografia crítica-reflexiva. Sendo assim, a pesquisa contribui para uma prática educativa geográfica transformadora.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples