Análise da vibração estrutural e ocupacional do isolamento motor em veículo BAJA SAE

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Data
2020-11-26Autor
Lira, Jefferson José da Silva
http://lattes.cnpq.br/8531043247594155
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Este trabalho aborda um estudo relacionado à suspensão do motor de combustão e as vibrações globais que são transmitidas a carroceria e ao condutor de um veículo de competição tipo baja SAE. As vibrações foram avaliadas nas condições de marcha lenta (1600RPM), 2400RPM, 3200RPM e na máxima rotação (4000RPM). Buscou-se isolar as vibrações provindas do motor quando em regimes de giro próximos da máxima, que geram vibrações de baixa frequência entre a fonte emissora das vibrações (motor) e o receptor dessas vibrações (estrutura-homem), e que causam desconforto ao piloto. Especificamente, são apresentadas as análises do protótipo sem os coxins, constatando-se os altos níveis de exposições vibracionais; o processo de seleção de coxins comerciais de acordo com as limitações da vibração ocupacional; as análises com a instalação dos coxins verificando a eficiência do isolamento. Foram coletados sinais de vibração em diversos pontos da estrutura para percepção do melhor local para fixação de um acelerômetro. Inicialmente, são apresentadas as principais fontes de ruídos e vibrações veiculares bem como as formas de transmissão. São apresentados, também, tipos de suspensão de motor, isoladores de vibração atualmente utilizados, materiais dos isoladores, teoria sobre vibrações e isolamento. Os resultados experimentais apresentam todas as condições de funcionamento propostas, a sequência dos testes, os procedimentos e os instrumentos utilizados. A análise pós coxins apresentou, conforme os cálculos de seleção, uma atenuação de 93,33% na amplitude da vibração estrutural.
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