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dc.creatorLira, Jefferson José da Silva
dc.date.accessioned08/04/2021pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-26T23:24:08Z
dc.date.available2025-02-26T23:24:08Z
dc.date.issued2020-11-26
dc.identifier.citationLIRA, Jefferson José da Silva. Análise da vibração estrutural e ocupacional do isolamento motor em veículo BAJA SAE. Orientador: Alexander Patrick Chaves de Sena. 2020. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1539
dc.description.abstractThis work deals with a study related to the combustion engine suspension and the global vibrations that are transmitted to the body and the driver of a SAE baja competition vehicle. The vibrations were evaluated at idle conditions (1600RPM), 2400RPM, 3200RPM and at maximum rotation (4000RPM). We sought to isolate the vibrations coming from the engine when in rotation regimes close to the maximum, which excite low frequency resonances between the source emitting the vibrations (engine) and the receiver of these vibrations (man-structure), and causing discomfort to the pilot. Specifically, the analyzes of the prototype without the cushions are presented, verifying the high levels of vibrational exposures; the process of selecting commercial cushions according to the limitations of occupational vibration; the analyzes with the installation of the cushions verifying the efficiency of the insulation. Vibration signals were collected at various points in the structure to perceive the best location for fixing an accelerometer. Initially, the main sources of vehicle noise and vibrations are presented, as well as the forms of transmission. Types of engine suspension are also presented, currently used vibration isolators, insulator materials, vibration and insulation theory. The experimental results show all the proposed operating conditions, the sequence of tests, the procedures and the instruments used. The post-cushion analysis showed, according to the selection calculations, a 93.33% attenuation in the structural vibration amplitude.pt_BR
dc.format.extent92 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectIsoladorespt_BR
dc.subjectVibração ocupacionalpt_BR
dc.subjectVibração estruturalpt_BR
dc.subjectCoximpt_BR
dc.titleAnálise da vibração estrutural e ocupacional do isolamento motor em veículo BAJA SAEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8531043247594155pt_BR
dc.contributor.advisor1Sena, Alexander Patrick Chaves de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8631506695880007pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, José Manoel de
dc.contributor.referee2Cruz, Felipe Augusto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/38821909552153013pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0988956089178453pt_BR
dc.publisher.departmentCaruarupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda um estudo relacionado à suspensão do motor de combustão e as vibrações globais que são transmitidas a carroceria e ao condutor de um veículo de competição tipo baja SAE. As vibrações foram avaliadas nas condições de marcha lenta (1600RPM), 2400RPM, 3200RPM e na máxima rotação (4000RPM). Buscou-se isolar as vibrações provindas do motor quando em regimes de giro próximos da máxima, que geram vibrações de baixa frequência entre a fonte emissora das vibrações (motor) e o receptor dessas vibrações (estrutura-homem), e que causam desconforto ao piloto. Especificamente, são apresentadas as análises do protótipo sem os coxins, constatando-se os altos níveis de exposições vibracionais; o processo de seleção de coxins comerciais de acordo com as limitações da vibração ocupacional; as análises com a instalação dos coxins verificando a eficiência do isolamento. Foram coletados sinais de vibração em diversos pontos da estrutura para percepção do melhor local para fixação de um acelerômetro. Inicialmente, são apresentadas as principais fontes de ruídos e vibrações veiculares bem como as formas de transmissão. São apresentados, também, tipos de suspensão de motor, isoladores de vibração atualmente utilizados, materiais dos isoladores, teoria sobre vibrações e isolamento. Os resultados experimentais apresentam todas as condições de funcionamento propostas, a sequência dos testes, os procedimentos e os instrumentos utilizados. A análise pós coxins apresentou, conforme os cálculos de seleção, uma atenuação de 93,33% na amplitude da vibração estrutural.pt_BR


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