Análise comparativa da emissão de co2 entre os modais hidroviário e rodoviário

Visualizar/ Abrir
Data
2024-07-23Autor
Silva, Ana Paula Lima da
http://lattes.cnpq.br/2290526931887152
Metadata
Mostrar registro completoResumo
São notórias as variações climáticas presentes no cotidiano do brasileiro, o aumento
da temperatura tem gerado alteração no ecossistema do planeta Terra. Sabe-se que
o modal rodoviário, enquanto principal instrumento de transporte de carga no Brasil,
apresenta alto índice de consumo de diesel e emissão de dióxido de carbono (CO2)
por tonelada de carga. Diante disto, este artigo visa calcular e comparar a quantidade
de CO2 liberada pela queima de diesel em veículos de carga do setor logístico de
transporte entre dois modais de transporte distintos, o rodoviário e o hidroviário, este
último considerado uma opção para mitigar os impactos das mudanças climáticas
resultantes da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Através de dados
hipotéticos, estimou-se a quantidade de veículos para transportar 285.275 toneladas
de carga estimadas conforme posto de contagem do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT) no município de Alhandra, Paraíba. Realizou-se
o cálculo do consumo de combustível e emissão de CO2 para 9532 caminhões, com
capacidade de carga variável de 15 ton à 55 ton. Em relação ao modo hidroviário,
foram utilizados 24 comboios para transportar o mesmo volume de carga. Os
resultados apresentados se mostraram eficientes, uma vez que o transporte
hidroviário apresentou redução relativa de 83,35% na emissão de CO2, quando
comparado com o modal rodoviário. Dessa forma, conclui-se que o sistema
aquaviário, devido à capacidade de armazenamento de carga maior, se torna um
agente colaborador, uma vez que necessita de menos viagens para transportar o
mesmo volume de material.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: