dc.creator | Silva, Jyan Nascimento Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T23:47:14Z | |
dc.date.available | 2025-02-06T23:47:14Z | |
dc.date.issued | 2024-09-19 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1504 | |
dc.description.abstract | In the current national economic scenario, it is clear that the cosmetics and beauty
services sector has maintained a remarkable growth trend. Research has shown that
in the last five years barbershops have taken up a large part of the cosmetics sector's
turnover. The aim of this research is to analyze the quality management practices in
barbershops in the municipality of Paulista/PE. To this end, a multiple case study was
carried out using a questionnaire with the owners of four barbershops in order to
analyze their practices based on the dimensions of quality in services. As a result,
the dimensions of Responsiveness and Empathy stood out more positively than the
others, while the dimensions of Reliability, Safety and Tangible Aspects present
opportunities for improvement for some of the barbershops surveyed. This article
also analyzes some of the barbershops' best practices, obtained from their owners'
responses to these dimensions. | pt_BR |
dc.format.extent | 22f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BARBOSA, Aline dos Santos; ROMANI-DIAS, Marcelo; ALBUQUERQUE, Nina B. C.
De. Gestão Estratégica de Serviços: Operações, Qualidade e Pessoas. 1. ed. Rio
de Janeiro: Freitas Bastos Editora. 2023.
BATESON, John; HOFFMANN, Douglas. Princípios de Marketing de Serviços:
Conceitos, Estratégias e Casos. 3. ed. São Paulo: Cengage. 2016.
CARBINATTO, Bruno. Beleza masculina: um mercado em alta. vc s/a, 2022
Disponível em:
https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/beleza-masculina-um-mercado-em-alt
a. Acesso em: 17 ago de 2024
CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. 3.
ed. [S. I.]: Atlas. 2017.
CASAS, Las; LUZZI, Alexandre. Marketing de serviços. 6. ed. São Paulo: Atlas,
2012.
CORRÊA, H. L., & GIANESI, I. G. N. Administração estratégica de serviços:
operações para a experiência e satisfação do cliente. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019
FITZSIMMONS, James; FITZSIMMONS, Mona. Administração de Serviços:
Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. 7. ed. Porto Alegre: AMGH
Editora Ltda, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo :
Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo :
Atlas, 2008.
GOTTO, Mattheus. Beleza masculina vai alcançar US$78,6 bilhões em 2023.
Disponível
em:https://forbes.com.br/principal/2020/02/beleza-masculina-vai-alcancar-us-786-bilh
oes-em-2023. Acesso em: 03 abr de 2024
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de
metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SEBRAE. A busca pela estética e a atuação profissional. 2023. Disponível em:
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-busca-pela-estetica-e-a-atuacao-p
rofissional,d3bb968546166810VgnVCM1000001b00320aRCRD#:~:text=Sebrae%20
22
nos%20estados&text=Todo%20esteticista%20conhece%20algum%20cliente,acne%
20ou%20diminuir%20medidas%20corporais.. Acesso em: 27 de ago de 2024
SEBRAE. A evolução das barbearias e o visual do homem moderno. 2023.
Disponível em:
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-evolucao-das-barbearias-e-o-visua
l-do-homem-moderno,1ab3937e8c1a5810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso
em: 17 de ago de 2024
SEBRAE. Boletim Inteligência & Tendências de Mercado. 2019. Disponível
em:https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/Versa%CC%83
o%201%20-%20Boletim%20-%20Beleza%20e%20Este%CC%81tica.pdf. Acesso
em: 03 abr de 2024
SEBRAE. Números mostram a pujança dos negócios de beleza. 2023. Disponivel
em:https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/numeros-mostram-a-pujanca-do
s-negocios-de-beleza,dc88327896a76810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso
em: 24 de ago de 2024
TERRA. Setor de beleza masculina pode chegar a US$ 78,6 bi em 2024. 2024.
Disponivel em:
https://www.terra.com.br/noticias/setor-de-beleza-masculina-pode-chegar-a-us-786-b
i-em-2024,3d1c1367b4fc8a6ff11c422545868fc5swsoldog.html#google_vignette.
Acesso em: 24 de ago de 2024
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre:
Bookman. 2001.
ZAMBONI, Anahy. Barbearias Por Assinatura: Segmento em expansão no
mercado de beleza masculina. ecommercebrasil, 2022. Disponível em:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/barbearias-por-assinatura-segmento-em
-expansao-no-mercado-de-beleza-masculina. Acesso em: 21 jul de 2024.
ZEITHAML, Valarie A; BITNER, Mary Jo. Marketing de Serviços: A Empresa com
Foco no cliente. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2003. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Dimensões da qualidade | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Barbearia | pt_BR |
dc.subject | Serviços | pt_BR |
dc.title | A GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS NAS BARBEARIAS: estudo de casos múltiplos no município de Paulista/PE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0747536112641168 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Anderson Carlos de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4153578526166061 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Anderson Carlos de | |
dc.contributor.referee2 | Rangel, Djalma Araújo | |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Alexandre Magno Alves de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4153578526166061 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1424878409332205 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5303572029930051 | pt_BR |
dc.publisher.department | Igarassu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO | pt_BR |
dc.description.resumo | No atual cenário econômico nacional, é perceptível que o setor de cosméticos e
serviços de beleza têm mantido uma notável tendência de crescimento. Diante de
pesquisas realizadas foi apresentado que nos últimos cincos anos as barbearias
passaram a ocupar uma boa parte do faturamento do setor de cosméticos. Assim,
esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de gestão da qualidade em
serviços nas barbearias do município de Paulista/PE. Para isso, foi realizado um
estudo de casos múltiplos com a aplicação de um questionário com os proprietários
de quatro barbearias, a fim de analisar suas práticas baseadas nas dimensões da
qualidade em serviços. Como resultado, as dimensões de Responsividade e
Empatia tiveram um destaque mais positivo em relação às demais, enquanto que as
dimensões de Confiabilidade, Segurança e Aspectos Tangíveis apresentam
oportunidades de melhorias para algumas das barbearias pesquisadas. Neste artigo,
também são analisadas algumas boas práticas das barbearias obtidas por meio das
respostas dos seus proprietários para estas dimensões. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Souza, Lucas Fernandes Oliveira de | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/8328297484548947 | pt_BR |
dc.creator.ID3 | https://orcid.org/0009-0001-0387-266x | pt_BR |
dc.creator.ID4 | https://orcid.org/0009-0009-7147-8603 | pt_BR |
dc.creator.Lattes3 | https://lattes.cnpq.br/5540767676811436 | pt_BR |
dc.creator.Lattes4 | http://lattes.cnpq.br/0729651474808432 | pt_BR |
dc.creator.name3 | Vital, Victor Hugo Borges da Cruz | |
dc.creator.name4 | Moura, Vinícius Dário Barboza de | |