Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Jyan Nascimento Pereira da
dc.date.accessioned2025-02-06T23:47:14Z
dc.date.available2025-02-06T23:47:14Z
dc.date.issued2024-09-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1504
dc.description.abstractIn the current national economic scenario, it is clear that the cosmetics and beauty services sector has maintained a remarkable growth trend. Research has shown that in the last five years barbershops have taken up a large part of the cosmetics sector's turnover. The aim of this research is to analyze the quality management practices in barbershops in the municipality of Paulista/PE. To this end, a multiple case study was carried out using a questionnaire with the owners of four barbershops in order to analyze their practices based on the dimensions of quality in services. As a result, the dimensions of Responsiveness and Empathy stood out more positively than the others, while the dimensions of Reliability, Safety and Tangible Aspects present opportunities for improvement for some of the barbershops surveyed. This article also analyzes some of the barbershops' best practices, obtained from their owners' responses to these dimensions.pt_BR
dc.format.extent22f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARBOSA, Aline dos Santos; ROMANI-DIAS, Marcelo; ALBUQUERQUE, Nina B. C. De. Gestão Estratégica de Serviços: Operações, Qualidade e Pessoas. 1. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora. 2023. BATESON, John; HOFFMANN, Douglas. Princípios de Marketing de Serviços: Conceitos, Estratégias e Casos. 3. ed. São Paulo: Cengage. 2016. CARBINATTO, Bruno. Beleza masculina: um mercado em alta. vc s/a, 2022 Disponível em: https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/beleza-masculina-um-mercado-em-alt a. Acesso em: 17 ago de 2024 CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. 3. ed. [S. I.]: Atlas. 2017. CASAS, Las; LUZZI, Alexandre. Marketing de serviços. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012. CORRÊA, H. L., & GIANESI, I. G. N. Administração estratégica de serviços: operações para a experiência e satisfação do cliente. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019 FITZSIMMONS, James; FITZSIMMONS, Mona. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. 7. ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2014. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2002. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2008. GOTTO, Mattheus. Beleza masculina vai alcançar US$78,6 bilhões em 2023. Disponível em:https://forbes.com.br/principal/2020/02/beleza-masculina-vai-alcancar-us-786-bilh oes-em-2023. Acesso em: 03 abr de 2024 MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. SEBRAE. A busca pela estética e a atuação profissional. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-busca-pela-estetica-e-a-atuacao-p rofissional,d3bb968546166810VgnVCM1000001b00320aRCRD#:~:text=Sebrae%20 22 nos%20estados&text=Todo%20esteticista%20conhece%20algum%20cliente,acne% 20ou%20diminuir%20medidas%20corporais.. Acesso em: 27 de ago de 2024 SEBRAE. A evolução das barbearias e o visual do homem moderno. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-evolucao-das-barbearias-e-o-visua l-do-homem-moderno,1ab3937e8c1a5810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 17 de ago de 2024 SEBRAE. Boletim Inteligência & Tendências de Mercado. 2019. Disponível em:https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/Versa%CC%83 o%201%20-%20Boletim%20-%20Beleza%20e%20Este%CC%81tica.pdf. Acesso em: 03 abr de 2024 SEBRAE. Números mostram a pujança dos negócios de beleza. 2023. Disponivel em:https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/numeros-mostram-a-pujanca-do s-negocios-de-beleza,dc88327896a76810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 24 de ago de 2024 TERRA. Setor de beleza masculina pode chegar a US$ 78,6 bi em 2024. 2024. Disponivel em: https://www.terra.com.br/noticias/setor-de-beleza-masculina-pode-chegar-a-us-786-b i-em-2024,3d1c1367b4fc8a6ff11c422545868fc5swsoldog.html#google_vignette. Acesso em: 24 de ago de 2024 YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2001. ZAMBONI, Anahy. Barbearias Por Assinatura: Segmento em expansão no mercado de beleza masculina. ecommercebrasil, 2022. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/barbearias-por-assinatura-segmento-em -expansao-no-mercado-de-beleza-masculina. Acesso em: 21 jul de 2024. ZEITHAML, Valarie A; BITNER, Mary Jo. Marketing de Serviços: A Empresa com Foco no cliente. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2003.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectDimensões da qualidadept_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectBarbeariapt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.titleA GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS NAS BARBEARIAS: estudo de casos múltiplos no município de Paulista/PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747536112641168pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Anderson Carlos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153578526166061pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Anderson Carlos de
dc.contributor.referee2Rangel, Djalma Araújo
dc.contributor.referee3Oliveira, Alexandre Magno Alves de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153578526166061pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1424878409332205pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5303572029930051pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.description.resumoNo atual cenário econômico nacional, é perceptível que o setor de cosméticos e serviços de beleza têm mantido uma notável tendência de crescimento. Diante de pesquisas realizadas foi apresentado que nos últimos cincos anos as barbearias passaram a ocupar uma boa parte do faturamento do setor de cosméticos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de gestão da qualidade em serviços nas barbearias do município de Paulista/PE. Para isso, foi realizado um estudo de casos múltiplos com a aplicação de um questionário com os proprietários de quatro barbearias, a fim de analisar suas práticas baseadas nas dimensões da qualidade em serviços. Como resultado, as dimensões de Responsividade e Empatia tiveram um destaque mais positivo em relação às demais, enquanto que as dimensões de Confiabilidade, Segurança e Aspectos Tangíveis apresentam oportunidades de melhorias para algumas das barbearias pesquisadas. Neste artigo, também são analisadas algumas boas práticas das barbearias obtidas por meio das respostas dos seus proprietários para estas dimensões.pt_BR
dc.creator.name2Souza, Lucas Fernandes Oliveira de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/8328297484548947pt_BR
dc.creator.ID3https://orcid.org/0009-0001-0387-266xpt_BR
dc.creator.ID4https://orcid.org/0009-0009-7147-8603pt_BR
dc.creator.Lattes3https://lattes.cnpq.br/5540767676811436pt_BR
dc.creator.Lattes4http://lattes.cnpq.br/0729651474808432pt_BR
dc.creator.name3Vital, Victor Hugo Borges da Cruz
dc.creator.name4Moura, Vinícius Dário Barboza de


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples