dc.contributor.author | Jackson Róbson de Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosangela Maria de Melo | pt_BR |
dc.contributor.other | Jonas Mateus Pereira da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T00:03:06Z | |
dc.date.available | 2025-01-29T00:03:06Z | |
dc.date.issued | 2024-09-18 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Jackson Róbson de; MELO, Rosangela Maria de. Avaliação diagnóstica: um guia de recomendações práticas direcionadas ao ensino de Geometria na Educação Profissional e Tecnológica. 38 f. 2024. Produto Educacional: Livro Digital – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-01-28053-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1487 | |
dc.description.abstract | Percebe-se a realização da avaliação diagnóstica no ensino da matemática no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como um instrumento investigativo. E como todo instrumento que visa entender as dificuldades dos estudantes na aprendizagem, percebendo em qual etapa de saber ele se encontra, para que, a partir destas informações, seja possível adaptar as ações escolares. Tal avaliação é movida pela necessidade de desenvolver estratégias que ajudem na aprendizagem dos estudantes, e, depois desta avaliação, encaminhar as ações dos processos de ensino e de aprendizagem e potencializar um aprendizado significativo. Este Produto Educacional é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “Avaliação diagnóstica como possibilidade metodológica no ensino da geometria na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Um estudo exploratório no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Caruaru”, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pela instituição associada representada pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Olinda. Dessa maneira, o produto resultante desta pesquisa, o livro digital, foi resultado do processo de desenvolvimento que houve ao longo da dissertação, sendo fruto de uma revisão de literatura, um protocolo de revisão sistemática e um estudo exploratório de campo
com docentes de matemática e estudantes do 3o período do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Edificações do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Este livro digital de recomendações, evidenciado como produto educacional, trata-se de uma orientação como intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de matemática do ensino médio integrado, por meio de uma avaliação diagnóstica como suporte para direcionar a utilização de estratégias alternativas e ferramentas que possam
promover uma aprendizagem significativa no ensino da matemática para docentes e
estudantes. Dessa forma, com o intuito de auxiliar docentes de matemática e estudantes a
inserirem a avaliação diagnóstica como suporte para direcionar o uso de estratégias
e ferramentas em suas atividades, o material encontra-se organizado da seguinte maneira:
o primeiro capítulo apresenta a Introdução; o segundo capítulo aborda o conceito de
avaliação; o terceiro capítulo traz as práticas metodológicas; o quarto capítulo aborda as
principais dificuldades apontadas nos estudos pelos estudantes em geometria; o quinto
capítulo compreende as ferramentas utilizadas no ensino de matemática; o sexto capítulo
mostra recomendações práticas para uso em sala de aula pelos docentes; e o sétimo
capítulo traz as considerações finais desse livro digital. | pt_BR |
dc.format.mimetype | PDF | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Diagnóstica | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.title | Avaliação diagnóstica: um guia de recomendações práticas direcionadas ao ensino de Geometria na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.type | Animation | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subjectx | Educational Assessment | pt_BR |
dc.subjectx | Diagnostic Assessment | pt_BR |
dc.subjectx | Practices pedagogical | pt_BR |
dc.subjectx | Teaching - Mathematics | pt_BR |
dc.subjectx | Technologies in Education | pt_BR |
dc.subjectx | Teacher training | pt_BR |
dc.description.edition | 1ª | pt_BR |
dc.creator.affilliation | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO | pt_BR |
dc.creator.affilliationInitials | IFPE | pt_BR |