Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJackson Róbson de Limapt_BR
dc.contributor.authorRosangela Maria de Melopt_BR
dc.contributor.otherJonas Mateus Pereira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-29T00:03:06Z
dc.date.available2025-01-29T00:03:06Z
dc.date.issued2024-09-18
dc.identifier.citationLIMA, Jackson Róbson de; MELO, Rosangela Maria de. Avaliação diagnóstica: um guia de recomendações práticas direcionadas ao ensino de Geometria na Educação Profissional e Tecnológica. 38 f. 2024. Produto Educacional: Livro Digital – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2024.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-01-28053-0pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1487
dc.description.abstractPercebe-se a realização da avaliação diagnóstica no ensino da matemática no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como um instrumento investigativo. E como todo instrumento que visa entender as dificuldades dos estudantes na aprendizagem, percebendo em qual etapa de saber ele se encontra, para que, a partir destas informações, seja possível adaptar as ações escolares. Tal avaliação é movida pela necessidade de desenvolver estratégias que ajudem na aprendizagem dos estudantes, e, depois desta avaliação, encaminhar as ações dos processos de ensino e de aprendizagem e potencializar um aprendizado significativo. Este Produto Educacional é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “Avaliação diagnóstica como possibilidade metodológica no ensino da geometria na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Um estudo exploratório no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Caruaru”, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pela instituição associada representada pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Olinda. Dessa maneira, o produto resultante desta pesquisa, o livro digital, foi resultado do processo de desenvolvimento que houve ao longo da dissertação, sendo fruto de uma revisão de literatura, um protocolo de revisão sistemática e um estudo exploratório de campo com docentes de matemática e estudantes do 3o período do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Edificações do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Este livro digital de recomendações, evidenciado como produto educacional, trata-se de uma orientação como intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de matemática do ensino médio integrado, por meio de uma avaliação diagnóstica como suporte para direcionar a utilização de estratégias alternativas e ferramentas que possam promover uma aprendizagem significativa no ensino da matemática para docentes e estudantes. Dessa forma, com o intuito de auxiliar docentes de matemática e estudantes a inserirem a avaliação diagnóstica como suporte para direcionar o uso de estratégias e ferramentas em suas atividades, o material encontra-se organizado da seguinte maneira: o primeiro capítulo apresenta a Introdução; o segundo capítulo aborda o conceito de avaliação; o terceiro capítulo traz as práticas metodológicas; o quarto capítulo aborda as principais dificuldades apontadas nos estudos pelos estudantes em geometria; o quinto capítulo compreende as ferramentas utilizadas no ensino de matemática; o sexto capítulo mostra recomendações práticas para uso em sala de aula pelos docentes; e o sétimo capítulo traz as considerações finais desse livro digital.pt_BR
dc.format.mimetypePDFpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação Diagnósticapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino - Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias na Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.titleAvaliação diagnóstica: um guia de recomendações práticas direcionadas ao ensino de Geometria na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.typeAnimationpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subjectxEducational Assessmentpt_BR
dc.subjectxDiagnostic Assessmentpt_BR
dc.subjectxPractices pedagogicalpt_BR
dc.subjectxTeaching - Mathematicspt_BR
dc.subjectxTechnologies in Educationpt_BR
dc.subjectxTeacher trainingpt_BR
dc.description.editionpt_BR
dc.creator.affilliationINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.creator.affilliationInitialsIFPEpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples