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dc.creatorSantos, Gabriellen da Silva
dc.date.accessioned2024-11-25T20:39:59Z
dc.date.available2024-11-25T20:39:59Z
dc.date.issued2024-11-18
dc.identifier.citationHORA, Carolinne Luiza Cavalcanti da; SANTOS, Gabriellen da Silva; ROCHA, Luanna dos Santos. ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E HUMANIZAÇÃO DO PARTO NOS CURSOS DE ENFERMAGEM DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: uma revisão bibliométrica. 2024. 12 f. . TCC (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1435
dc.description.abstractOBJECTIVE: To identify the presence of the themes of obstetric violence and humanization of childbirth in the Political Pedagogical Projects of undergraduate nursing courses at public higher education institutions in northeastern Brazil. METHODOLOGY: This is a bibliometric, descriptive study with quantitative analysis, carried out through the Electronic System for Regulation of Higher Education at public higher education institutions in the northeast of Brazil, analyzing their course pedagogical projects. RESULTS: Twenty-seven public HEIs with 54 campuses offering a bachelor's degree in nursing were found. Thirty-four online PPCs were found and 20 were requested by email, but only 14 responded, totaling 48 PPCs for tabulation. The topics of obstetric violence and humanization of childbirth are generally addressed in the fifth or sixth periods of the course (28.94% and 52.63%, respectively), within the scope of mandatory disciplines, totaling an average of 77.7 theoretical hours and 75.3 practical hours. Most of them are focused on Women's Health, gynecology and obstetrics in the hospital cycle, with a predominance of the use of traditional teaching methodologies through expository classes. CONCLUSION: There is a need to develop descriptive Political Pedagogical Projects that specifically portray the topics of “Obstetric Violence” and “Humanization of Childbirth” both in disciplines focused on Women's Health and through transversal approaches.pt_BR
dc.format.extent12 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, O. S. C.; GAMA, E. R.; BAHIANA, P. M.. Humanização do parto: a atuação dos enfermeiros. Revista Enfermagem Contemporânea, Salvador, Brasil, v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.17267/2317-3378 rec.v4i1.456. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/456. Acesso em: 15 out. 2024. BATISTA, B. N. S.; BARROS, M. M.; MARINELLI, N. P.; ROSS, J. R.; RODRIGUES, S. M.; LOPES, K. F. A. L. Humanização da assistência ao parto e nascimento: realidade x expectativas. Revista Enfermagem UFPI, v. 9, p. e11055, mar.-dez. 2020. Disponível em: https://ojs.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/11055/pdf. Acesso em: 02 abr. 2023. BOHREN, M. A. et al. The mistreatment of women during childbirth in health facilities globally: a mixed-methods systematic review. PLoS Med, v. 12, n. 6, 2015. DOI: 10.1371/journal.pmed.1001847. Acesso em: 26 ago. 2024. Disponível em: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1001847. BRASIL. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectViolência obstétricapt_BR
dc.subjectParto humanizadopt_BR
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectSaúde da mulherpt_BR
dc.titleAbordagem da violência obstétrica e humanização do parto nos cursos de enfermagem de instituições públicas: uma revisão bibliométricapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1574784103170231pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Luanna dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4704596859197024pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Brenda Roberta da Silva
dc.contributor.referee2Silva, Layane Gabriely Alves da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401700062274212pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755535539951437pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICApt_BR
dc.description.resumoOBJETIVO: Identificar a presença das temáticas violência obstétrica e humanização do parto nos Projetos Político Pedagógicos dos Cursos de graduação em enfermagem de Instituições de ensino superior públicas do nordeste brasileiro. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliométrico, descritivo, com análise quantitativa, realizada por meio do Sistema Eletrônico de Regulação do Ensino Superior, nas Instituições públicas de Educação Superior do Nordeste, analisando seus Projetos Pedagógicos do Curso. RESULTADOS: Foram encontrados 27 IES públicas com 54 campis que oferecem bacharelado em Enfermagem. Foram encontrados 34 PPC online e solicitados 20 por e-mail, mas apenas 14 responderam, totalizando em 48 PPC para tabulação. Os temas Violência obstétrica e humanização do parto são geralmente abordados no quinto ou sexto períodos do curso (28,94% e 52,63%, respectivamente), no âmbito de disciplinas obrigatórias, fazendo uma média 77,7 horas teóricas e 75,3 horas práticas. Em sua maioria as são voltadas à Saúde da Mulher, ginecologia e obstetrícia no ciclo hospitalar, tendo predomínio de uso de metodologias tradicionais de ensino por meio de aulas expositivas. CONCLUSÃO: Evidencia-se a necessidade da elaboração de Projetos Político Pedagógicos descritivos que retratem de forma específica sobre os temas “Violência Obstétrica” e “Humanização do Parto” tanto em disciplinas voltadas à Saúde da Mulher, como por abordagens transversais.pt_BR
dc.creator.name2Hora, Carolinne Luiza Cavalcanti da
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/6505109558750824pt_BR


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