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dc.creatorSiqueira, Thayson Gilberto Alves
dc.date.accessioned2024-10-24T17:19:41Z
dc.date.available2024-10-24T17:19:41Z
dc.date.issued2024-10-10
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Thayson Gilberto Alves ; GALINDO, Joaci. Física e atratividade docente na visão de estudantes do ensino médio em duas escolas de referência, no município de Arcoverde. 22 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1407
dc.description.abstractThis study investigated high school students' perceptions of the attractiveness of a teaching career, given the shortage of teachers in the world. The main objective of the research, carried out in two leading schools in the municipality of Arcoverde, Pernambuco, was to understand the factors that influence young people's career choices, with a focus on teaching. Using semi-structured interviews, the data collected revealed a low attractiveness of a teaching career among students. The research identified several factors that contribute to this perception, such as professional devaluation, low salaries, excessive working hours and a lack of identification with the area. In addition, family influence and the lack of opportunities in other areas were also pointed out as relevant to young people's decisions. The results corroborate previous studies that point to a crisis in education, characterized by a lack of qualified professionals and demotivated teachers. The research suggests the need for public policies that value the teaching profession, offering better working conditions and pay, as well as actions that promote initial and continuing teacher training.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAGUIAR, Ricardo Rechi. Tópicos de Astrofísica e Cosmologia: uma aplicação de física moderna e contemporânea no Ensino Médio. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: <link>. Acesso em: 8 jun. 2024. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2000. ________.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 1997. FLECK, C. F.; SILVA, A. M. P. B. M.; MACHADO, M. C. A influência da família na escolha da carreira: uma análise do genoprofissiograma de docentes da UNIPAMPA. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), v. 23, n. 2, p. 25-45, jan. 2020. doi: 10.17561/reid.n23.2. GABARDO, J.; HOBOLD, G. M. A escolha da carreira docente: o que pensam as professoras iniciantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 34., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2011. p. 93. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024. GIL-PÉREZ, D. Didática das ciências experimentais. Madrid: Síntesis, 2016. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1970. KAWAMURAE, M. R. D.; HOSOUME, Y. A contribuição da física para um novo ensino médio. Física na Escola, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 22-27, 2003. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, Ivete. Formação de professores e qualidade da educação: um debate necessário. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 1, p. 15-34, jan./abr. 2019. LIMA, Sabrina Aparecida de. A atratividade da carreira docente: uma análise na perspectiva de ex-bolsistas do PIBID do curso de educação física. 2016. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2016. LOURENCETTI, Gisela do Carmo (2014). A Baixa Remuneração dos Professores: algumas repercussões no cotidiano da sala de aula. disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1422 acessado 20/11/2023 NASCIMENTO, T. L. Repensando o Ensino da Física no Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2010. OLIVEIRA, João Danilo Batista de; LUZ, José Augusto Ramos da; MACIEL, Nadja Maria Lima. Atratividade da Carreira Docente na Ótica de Estudantes do Ensino Médio de Feira de Santana – BA. Revista Psicologia: Ensino & Formação, v. 5, n. 2, p. 103-121, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51915. Acesso em: 20 nov. 2023. OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. PERRENOUD, P. Construir as competências dos professores: formação e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 1999. PUGLIESE, Renato Marcon. O trabalho do Professor de Física no Ensino Médio: um retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e metodológico. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 4, p. 963-978, 2017. SANTOS, L. S. A escassez de professores habilitados em física na educação básica. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, 2022. Silva, A. A. (2022). A desvalorização da carreira docente: causas e consequências. São Paulo: Atlas. Silva, A. A., & Souza, M. B. (2022). A jornada de trabalho docente na educação básica: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, 25(78), 1-20. Silva, A. A., & Santos, M. B. (2023). Desafios da leitura na disciplina de Física: um estudo de caso. Revista Brasileira de Ensino de Física, 45(2), e20230015. TARDIF, M. O trabalho do professor: elementos para uma teoria. Petrópolis: Vozes, 2002. _________.Os professores diante da profissionalização. Petrópolis: Vozes, 2002. TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; NUNES, Marina M.R.; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Alunos do Ensino Médio e Atratividade da Carreira Docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 445-477, maio/ago. 2010. ZIKMUND, W. G. Métodos de pesquisa de negócios. 5. ed. Fort Worth, TX: Dryden, 2000.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectCarreira Docentept_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectAtratividade Docentept_BR
dc.subjectEstudantes - ensino médiopt_BR
dc.subjectEscolha Profissionalpt_BR
dc.titleFísica e atratividade docente na visão de estudantes do ensino médio em duas escolas de referência, no município de Arcoverde, Pernambucopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5138724283167263pt_BR
dc.contributor.advisor1Galindo, Joaci
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687386688155030pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Pereira de
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Francisco de Assis Ribeiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478243226361276pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875831706063740pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investigou a percepção de estudantes do ensino médio sobre a atratividade da carreira docente, considerando o contexto de escassez de professores no mundo. A pesquisa, realizada em duas escolas de referência no município de Arcoverde, estado de Pernambuco, teve como objetivo principal compreender os fatores que influenciam a escolha profissional dos jovens, com foco na docência. Utilizando entrevistas semiestruturadas, os dados coletados revelaram uma baixa atratividade da carreira docente entre os estudantes. A pesquisa identificou diversos fatores que contribuem para essa percepção, como a desvalorização profissional, os baixos salários, a carga horária excessiva e a falta de identificação com a área. Além disso, a influência familiar e a falta de oportunidades em outras áreas também foram apontadas como relevantes na decisão dos jovens. Os resultados corroboram com estudos anteriores que apontam para uma crise na educação, caracterizada pela falta de profissionais qualificados e pela desmotivação dos docentes. A pesquisa sugere a necessidade de políticas públicas que valorizem a profissão docente, oferecendo melhores condições de trabalho e remuneração, além de ações que promovam a formação inicial e continuada dos professores.pt_BR


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