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dc.creatorSilva, Jorge Lucas de Oliveira
dc.date.accessioned2024-10-21T11:41:52Z
dc.date.available2024-10-21T11:41:52Z
dc.date.issued2024-10-04
dc.identifier.citationSILVA, Jorge Lucas de Oliveira ; LIMA, José Roberto Tavares de. Uma análise sobre as contribuições do software Tracker para o ensino de cinemática em turmas de ensino médio. 21 f. (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1399
dc.description.abstractIn the context where the teaching of Physics in the classroom involves the presentation of content and problem-solving using mathematical models, without reproducing meaning, we conducted a study that sought to investigate the contributions to the teaching and learning process of physical phenomena involving the motion of bodies with high school students using a computational tool, the video sequence analysis software Tracker®. The research was conducted through two experimental sessions, where we filmed a physical movement phenomenon and subsequently analyzed the video sequence using Tracker®. As a tool for investigating significant learning occurrences, we applied two questionnaires: one before the first intervention and the second after the conclusion of the second intervention. Evaluating the results obtained, we believe that the use of Tracker® software demonstrated progress and improvements, resulting in gains in competencies and skills. Moreover, the use of video sequence analysis motivated the students more and led to increased engagement in the activities, proving to be important and fundamental for achieving meaningful learningpt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, M. S. T.; ABID, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, 2003, p. 176-194. BARROQUEIRO, Carlos H. e AMARAL, Luiz H. O uso das tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais nas aulas de física e matemática. REnCiMa, v. 2, n. 140 2, p. 124‐ 125, jul/dez 2011 BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. 2000. CAVALCANTE, Kleber G. Lançamento Horizontal no Vácuo. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/lancamento-horizontal-novacuo.htm. Acesso em 18 out. 2023. CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2007. FREIRE, Kátia Maria et al. O uso da tecnologia na construção de ambientes de aprendizagem colaborativos e inclusivos. Revista Internacional de Estudos Científicos, v. 1, n. 2, p. 51-70, 2023. DIAS. F. Ramo da mecânica que estuda o movimento, 2018. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/fisica/cinematica. Acesso em: 9 jul. 2023. GORDIANO, G. A. Uma abordagem no ensino de mecânica utilizando o tracker. (Tese Mestrado em Física) - Universidade Federal de Viçosa, Universidade de Minas Gerais, p. 105. 2019. HELOU, D.; GUALTER, J. B.; NEWTON, V. B. Tópicos de Física. 21 ed. v. 1. São Paulo: Saraiva, 2012. KENSKI, V. M., Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. LIMA, Marilia Freires de; ARAÚJO, Jefferson Flora Santos de. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, n. 23, jun. 2021. LOPES, José Soares; SILVA, Aline Gomes da; SOUZA, Gustavo Fontoura de. Ensino de Física com uso de Simuladores Virtuais: Potencial de utilização em sala de aula. HOLOS, v. 1, n. 39, 2023. MEDEIROS, Glaucia Lopes; SANTOS, Maria Eduarda. Reflexões sobre as Tecnologias Digitais e a Docência. Anais CIET: Horizonte, 2024. MELO, M. G. A; CAMPOS, J. S; ALMEIDA, W. S. Dificuldades encontradas por professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental. In: Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia., v. 8, n. 4, 2015. MOREIRA, M. A... Desafios no ensino da Física. In: Revista Brasileira de Ensino de Física, SciELO Brasil, v. 43, 2021. ORTIZ, Joanirse; KRAUSER, João Carlos. Experimento e Aprendizagem: o uso do Software Tracker para o ensino da Física numa perspectiva de Ensino Médio., Rio Grande do Sul, XXI Jornada de Pesquisa, 2016 PEREIRA, R. D.; A utilização do software Tracker no ensino de física: um breve relato, p. 144-149 . In:. São Paulo: Blucher, 2017. STORI, Airton et al. Uma iniciativa (para nós importante) na perspectiva da melhoria das condições de ensino-aprendizagem de física na escola pública do Paraná. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18, Vitória. Anais... Vitória: SBF, 2009. Disponível em: Acesso em: 05 dez. 2023 TAFFAREL A. Aluno deve ver a Física no dia a dia. Folha de São Paulo, São Paulo, ano 90, n. 29.708, p. 81, 4 ago. 2021, Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/fovest/fo0408201001.htm. Acesso em: 5 dez. 2023. VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 18 ed. São Paulo: Libertad, 2008. VEIT, Eliane Angela; ARAUJO, Ives Solano; HAAG, Rafael. Por que e como introduzir a aquisição automática de dados no laboratório didático de física? Física na escola, v. 6, n. 1, p. 69–74, maio 2005. ZANELA, Mariluci. O Professor e o “laboratório” de informática: navegando nas suas percepções. 43f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectSala de aula - aprendizagempt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectSoftware Trackerpt_BR
dc.titleUma análise sobre as contribuições do software tracker para o ensino de cinemática em turmas de ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1652545447018248pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee2Freire, Afonso Holanda de Freitas
dc.contributor.referee3Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6277995174950539pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoDiante de um cenário em que o Ensino da Física em sala de aula consiste em exposição de conteúdos e resolução de questões utilizando os modelos matemáticos, sem reproduzir significado, desenvolvemos uma pesquisa que buscou investigar as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de fenômenos físicos dos movimentos de corpos com estudantes de escolas públicas do Ensino Médio utilizando um recurso computacional, o software analisador de sequência de vídeo Tracker®. A dinâmica da pesquisa se desenvolveu em duas sessões experimentais, em que mobilizamos a filmagem de um fenômeno físico de movimento e posterior análise da sequência de vídeo utilizando o software Tracker®1. Como instrumento de estudo de investigação de ocorrência de aprendizagem significativa, aplicamos dois questionários, um antes da primeira intervenção e o segundo após o final da segunda intervenção. Avaliando os resultados obtidos através da comparação entre dois questionários, acreditamos que o uso do software Tracker® evidenciou avanços e melhorias, traduzindo em ganhos de competências e habilidades. Além disso, a utilização da análise da sequência de vídeo deixou os alunos mais motivados e foi possível perceber um maior engajamento nas atividades, sendo importante e fundamental para se atingir uma aprendizagem significativa.pt_BR


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