dc.creator | Silva, Jorge Lucas de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T11:41:52Z | |
dc.date.available | 2024-10-21T11:41:52Z | |
dc.date.issued | 2024-10-04 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Jorge Lucas de Oliveira ; LIMA, José Roberto Tavares de. Uma análise sobre as contribuições do software Tracker para o ensino de cinemática em turmas de ensino médio. 21 f. (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1399 | |
dc.description.abstract | In the context where the teaching of Physics in the classroom involves the presentation
of content and problem-solving using mathematical models, without reproducing
meaning, we conducted a study that sought to investigate the contributions to the
teaching and learning process of physical phenomena involving the motion of bodies
with high school students using a computational tool, the video sequence analysis
software Tracker®. The research was conducted through two experimental sessions,
where we filmed a physical movement phenomenon and subsequently analyzed the
video sequence using Tracker®. As a tool for investigating significant learning
occurrences, we applied two questionnaires: one before the first intervention and the
second after the conclusion of the second intervention. Evaluating the results
obtained, we believe that the use of Tracker® software demonstrated progress and
improvements, resulting in gains in competencies and skills. Moreover, the use of
video sequence analysis motivated the students more and led to increased
engagement in the activities, proving to be important and fundamental for achieving
meaningful learning | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
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dc.subject | Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Software Tracker | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre as contribuições do software tracker para o ensino de cinemática em turmas de ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/1652545447018248 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, José Roberto Tavares de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5529513680269827 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo | |
dc.contributor.referee2 | Freire, Afonso Holanda de Freitas | |
dc.contributor.referee3 | Lima, José Roberto Tavares de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5042711832193358 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6277995174950539 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5529513680269827 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante de um cenário em que o Ensino da Física em sala de aula consiste em
exposição de conteúdos e resolução de questões utilizando os modelos matemáticos,
sem reproduzir significado, desenvolvemos uma pesquisa que buscou investigar as
contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de fenômenos físicos dos
movimentos de corpos com estudantes de escolas públicas do Ensino Médio
utilizando um recurso computacional, o software analisador de sequência de vídeo
Tracker®. A dinâmica da pesquisa se desenvolveu em duas sessões experimentais,
em que mobilizamos a filmagem de um fenômeno físico de movimento e posterior
análise da sequência de vídeo utilizando o software Tracker®1. Como instrumento de
estudo de investigação de ocorrência de aprendizagem significativa, aplicamos dois
questionários, um antes da primeira intervenção e o segundo após o final da segunda
intervenção. Avaliando os resultados obtidos através da comparação entre dois
questionários, acreditamos que o uso do software Tracker® evidenciou avanços e
melhorias, traduzindo em ganhos de competências e habilidades. Além disso, a
utilização da análise da sequência de vídeo deixou os alunos mais motivados e foi
possível perceber um maior engajamento nas atividades, sendo importante e
fundamental para se atingir uma aprendizagem significativa. | pt_BR |