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dc.creatorSilva, Alice Rodrigues da
dc.date.accessioned2024-10-17T20:47:05Z
dc.date.available2024-10-17T20:47:05Z
dc.date.issued2024-10-01
dc.identifier.citationSILVA, Alice Rodrigues da ; SOUTO, Thiago Vinicius Sousa. Ensino de física para estudantes com transtorno do espectro do autismo: o desenvolvimento de uma sequência de ensino fundamentada no Desenho Universal para a aprendizagem. 26 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1396
dc.description.abstractThe study presents a teaching sequence in Physics aimed at students with Autism Spectrum Disorder (ASD), developed based on the Universal Design for Learning (UDL) framework, which seeks to provide accessible education to all students, including those with Special Educational Needs (SEN). The research adopted a predominantly qualitative and exploratory approach, aiming to plan, apply, and evaluate a teaching sequence on the concepts of heat, temperature, and thermal sensation, according to UDL principles. The participants were students from a second-year high school class at a private school in the Agreste region of Pernambuco, which included a student with ASD. Data collection involved written records from students, a teaching journal, and audio recordings of the lessons. The results highlighted the importance of practical and contextualized activities, the positive impact of a welcoming environment on the learning of students with ASD, and the need to diversify assessment methods so that all students can express their knowledge appropriately. Thus, the study demonstrated that the Universal Design for Learning, although still relatively new and requiring further theoretical exploration, has great potential to promote more inclusive education.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, M. M.; RIBEIRO, J.; SIMÕES, F. Universal Design for Learning (UDL): Contributos para uma escola de todos. Indagatio Didactica, v. 5, n. 4, p. 122-146, 2013. APA. American Psychiatric Association. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 28 set. 2023. _______. Política Nacional de Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Lei nº 12.764/2012, de 27 de dezembro de 2012. Brasília, DF. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>. Acesso em: 28 set. 2023. ________. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagem (DUA)pt_BR
dc.subjectEnsino- aprendizagempt_BR
dc.titleEnsino de Física para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o desenvolvimento de uma sequência de ensino fundamentada no Desenho Universal para a Aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1976873022651724pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Cicero Jailton de Morais
dc.contributor.referee2Barro, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee3Nascimento, Bábhara Elyzabeth Souza
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8850954490378602pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta uma sequência de ensino e aprendizagem de Física desenvolvida com base no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que busca oferecer um ensino acessível a todos os estudantes, incluindo as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O estudo adotou uma abordagem predominantemente qualitativa que teve como objetivo planejar, aplicar e avaliar uma sequência de ensino sobre os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica, seguindo os princípios do DUA. Os participantes da pesquisa foram estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola privada do agreste de Pernambuco, que contava com um aluno com TEA. Para a coleta de dados, foram utilizados registros escritos dos alunos, diário de bordo e gravações em áudio das aulas. Os resultados evidenciaram a importância de atividades práticas e contextualizadas, o impacto de um ambiente acolhedor no aprendizado de alunos com TEA e a necessidade de diversificar as formas de avaliação para que todos os estudantes possam expressar seus conhecimentos de maneira adequada. Assim, o estudo demonstrou que o Desenho Universal para a Aprendizagem, embora ainda relativamente novo e necessitando de maior aprofundamento teórico, tem grande potencial para promover um ensino mais inclusivo.pt_BR


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