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dc.creatorBarboza, Emilly Katherine Maciel
dc.date.accessioned2024-10-16T13:08:57Z
dc.date.available2024-10-16T13:08:57Z
dc.date.issued2024-09-23
dc.identifier.citationBARBOZA, Emilly Katherine Maciel ; SOUTO, Thiago Vinicius Sousa. Análise das Estratégias de um professor de física de estudantes com transtorno do espectro do autismo (TEA) no ensino médio. 23 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1394
dc.description.abstractThe objective of this research was to understand the strategies used by a Physics teacher in a regular classroom with three students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the Integrated High School program with a technical course in Buildings at a public school in Pernambuco. The following data collection instruments were used: (a) a semi-structured interview with the teacher, (b) an observation logbook of the classes, and (c) document analysis of exams and exercise lists of students with autism. From the data analysis, the aim was to identify how pedagogical practices were adapted by analyzing the teacher's knowledge level about Autism Spectrum Disorder, the pedagogical strategies used in the classroom, verifying if there were adaptations in assessments, and understanding the challenges faced in the teaching process to promote a better understanding of scientific concepts. The study highlighted the importance of initial and continuous teacher training, emphasizing the need to adapt Physics teaching to ensure the learning process of these students.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA) - estratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino- aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise das estratégias de um professor de Física para o ensino de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2322736251170355pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Cicero Jailton de Morais
dc.contributor.referee2Farias, Lays Gabrielly de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5664859088238082pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoobjetivo desta pesquisa foi compreender as estratégias utilizadas por um professor de Física em uma sala regular com três alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Edificações de uma escola pública em Pernambuco. Foram empregados os seguintes instrumentos de construção de dados: (a) uma entrevista semiestruturada com o professor, (b) um diário de bordo de observação das aulas e (c) a análise documental de provas e listas de exercícios dos alunos com autismo. A partir da análise dos dados, buscou-se identificar como as práticas pedagógicas foram adaptadas analisando o nível de conhecimento do professor sobre o Transtorno do Espectro Autista, suas estratégias pedagógicas utilizadas em sala de aula, verificando se houve adaptações nas avaliações e compreendendo os desafios enfrentados no processo de ensino para assim promover uma melhor compreensão dos conceitos científicos. O estudo evidenciou a importância da formação docente inicial e contínua, destacando a necessidade de adaptar o ensino de Física para garantir o processo de aprendizagem desses alunos.pt_BR


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