dc.relation | AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico
de transtornos mentais: DSM-5. Trad. Google Tradutor. 5. ed. Porto Alegre: Artmed,
2022.
ALVES, M. D. (2005). As representações sociais dos professores acerca da inclusão
de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento. Dissertação de mestrado,
Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.
APORTA, A.; LACERDA, C. B. F. (2018). Estudo de Caso sobre Atividades
Desenvolvidas para um Aluno com Autismo no Ensino Fundamental I. Revista
Brasileira de Educação Especial, 24(1), 45-58.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2002. 226p.
BARBERINI , K. Y. (2016). A escolarização do autista no ensino regular e as
práticas pedagógicas. Cadernos de Pós- Graduação em Distúrbios do
Desenvolvimento, 16 (1), 46 - 55. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519030720160001000
06&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 de set. 2024
BRASIL. A Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, Política Nacional para a
Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm. Acesso em: 28 de jul. de
2024.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas
especiais. 2. ed. Brasília, DF: Corde, 1997.
BRASIL.Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF:
Presidência da República, [2016].
BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Política Nacional para a
Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e
dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 21 dez. 1999.
BRASIL. Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação.
Diário Oficial da União , Brasília/DF, 10 jan. 2001.
BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Convenção Interamericana
para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas
Portadoras de Deficiência. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 9 out. 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.v
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção
dos Direitos de Pessoas com autismo do Espectro Autista. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em:
28 set. 2024.
BORGES, Aline dos Anjos Davi. Ensino de Física e Autismo: Articulações no Ensino
Médio. Uberlândia 2021. Disponível em:
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31445/9/EnsinoF%c3%adsicaAutismo.
pdf. Acesso em: 02 de set. 2024.
CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C. A. (2009). Competência social, inclusão escolar e
autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade, 21(1), 65-74.
CARVALHO, Mateus Matos de. Perspectivas sobre o ensino de Física para alunos
com TEA na visão docente. Macapá, AP, 2023. Disponível em:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/bitstream/prefix/873/1/CARVALHO%20%282024%2
9%20-%20Perspectivas%20sobre%20o%20ensino.pdf. Acesso em: 10 de set. 2024.
CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
Centers for Disease Control and Prevention. CDC - Centers for Disease Control and
Prevention. Disponível em: https://www.cdc.gov/. Acesso em: 28 mar. 2024.
FARIAS, Lays Gabrielly de Oliveira. Mapeando práticas docentes de professores para
a inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista nas salas de aulas
regulares. Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências. UFRPE. Recife,
2023. Disponível em:
https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/URPE_91c598c1a09b618d543a030700037507.
Acesso em: 17 set. 2024.
FAVORETTO, N. C.; LAMÔNICA, D. A. C. (2014). Conhecimentos e necessidades
dos professores em relação aos transtornos do espectro autístico. Revista Brasileira
de Educação Especial, 20(1), 103-116
FONTES, A. S.; CARDOSO, F. A. R.; RAMOS, F. V. Como trabalhar gráficos com
aluno deficiente visual Relato de experiência. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n.1, p.
1-13, 2012.
GOERGEN, M. S. Sobre o diagnóstico em transtorno do espectro do autismo (TEA):
considerações introdutórias à temática. In: SCHMIDT, C. (org.). Autismo, educação e
transdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2013.
GOMES, C. G. S.; MENDES, E. G. (2010). Escolarização inclusiva de alunos com
autismo na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Revista Brasileira de
Educação Especial, 16(3), 375-396.
GOYOS, C. ABA: Ensino da fala para pessoas com autismo. 1 ed -São Paulo:
Edicon, 2018
GRANDIN, T. Eletronic publishing at IIDC: An inside view of autism. Indiana
Resource Center for Autism, 2014. Disponível em: 11 de out. 2019 de
http://www.iidc.indiana.edu/index.php?pageId=595.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO
TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar, 2023. Brasília: MEC, 2023.
LEMOS, E. L, M. D.; Salomão, M. N. R.; Aquino, F. S. B.; AgripinoRamos, C. S.
(2016). Concepções de país e professores sobre a inclusão de crianças autistas.
Revista de Psicologia, 28(3), 351-361.
MARTINS, M. R. R. (2007). Inclusão de alunos autistas no ensino regular:
concepções e práticas pedagógicas de professores regentes. Dissertação de
mestrado, Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, Antônio. O estudo de caso como estratégia de
investigação em educação.EDUSER: Revista de educação.vol 2(2), 2010.
MELLO, Ana Maria S. Ros de. Formação de professores para atendimento aos
alunos com Autismo: guia prático. 6. ed. São Paulo: AMA; Brasília: CORDE.
NILSSON, Inger. Introdução a educação especial para pessoas com transtornos de
espectro autístico e dificuldades semelhantes de aprendizagem. Em PDF.
Congresso Nacional sobre a Síndrome de Autismo 2004. Disponível em:
http://www.ama.org.br/download/AutismoIntroEducEspecial.pdf Acesso em: 29 de jul.
de 2024.
NUNES, Daniella Carla Santos. O pedagogo na educação da ... Id on Line: revista
de Psicologia, v. 1, n .21, p. 07-09, 2013.
ORRÚ. S. E. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar.
Rio de Janeiro: Wak, 2007.
Organização Mundial da Saúde (OMS). Novo manual lançado para auxiliar no
diagnóstico de transtornos mentais, comportamentais e do neurodesenvolvimento
adicionado ao CID-11. Genebra, 2024. Disponível em:
https://www.who.int/news/item/08-03-2024-new-manual-released-to-support-diagnosi
s-of-mental--behavioural-and-neurodevelopmental-disorders-added-in-icd-11. Acesso
em: 30 set. 2024.
SANTOS, Tania Cristina Serenini dos. Proposta de uma sequência didática para
trabalhar para trabalhar gravitação universal com uma discente com Transtorno do
Espectro Autista. Campos Mourão 2020. Disponível em:
https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5165/1/sequenciadidaticaautismograv
itacaouniversal.pdf. Acesso em: 02 de set. 2024
SANINI, C.; Sifuentes, M.; BOSA, C. A. (2013). Competência social e autismo: o
papel do contexto da brincadeira com pares. Psicologia: Teoria e Pesquisa,
29(1),99-105.
SILVA, A. B. B; GAIATO, M. B; REVELES, L. T. Mundo singular: entenda o autismo.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
SCHMIDT, C.; Nunes, D. R. P.; Pereira, D. M.; Oliveira, V. F.; Nuernberg, A. H.;
Kubaski, C. (2016). Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e
práticas pedagógicas. Psicologia: teoria e prática, 18(1), 222-235.
STAKE, R. E. (1999). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.
TENENTE, Luiza. 200 mil alunos com autismo foram matriculados em escolas
comuns. G1, 2024. Disponível em:
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/04/02/em-um-ano-200-mil-alunos-com-a
utismo-foram-matriculados-em-escolas-comuns-falta-de-apoio-a-professores-ainda-e
-obstaculo.ghtml. Acesso em: 30 out. 2024.
VAGO, Tarcísio Mauro. Pensar a educação física na escola: para uma formação
cultural da infância e da juventude.Cadernos de formação RBCE 1.1 (2009)
WILLIAMS, Chris; WRIGHT, Barry. Convivendo com o Autismo e Síndrome de
Asperger: estratégias práticas para pais e profissionais. São Paulo: M. Books do
Brasil Editora, 2008.
WEIZENMANN, Luana Stela; PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski; ZANON, Regina
Basso. Inclusão Escolar e Autismo: Sentimentos e Práticas Docentes. Psicologia
Escolar e Educacional. 2020, v. 24 Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NwnK5kF4zM9m9XRynr53nwF/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 28 jul. 2024.
World Health Organization. ICD-11 International Classification of Diseases for
Mortality and Morbidity Statistics. Eleventh Revision. Disponível
em:https://icdcdn.who.int/icd11referenceguide/en/html/index.html#icd11-reference-gui
de. Acesso em: 30 set. 2024 | pt_BR |