Ensino remoto emergencial:um estudo sobre os professores da rede municipal de Limoeiro durante a Pandemia de COVID-19
Date
2022-02-01Author
Ferreira, Dijaci Rosa
http://lattes.cnpq.br/5857296927561051
Almeida, Iane Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/0196506018278210
Metadata
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O ensino remoto emergencial conduz a uma nova atuação entre docentes e alunos, com aulas não presenciais e uso de recursos tecnológicos em rede. Esse trabalho tem por objetivo identificar os desafios enfrentados por professores e como eles desenvolveram as aulas não presenciais no processo de adaptação ao ensino remoto; analisar o uso das tecnologias como suporte pedagógico e compreender as possíveis diferenças existentes no processo de ensino remoto emergencial entre a escola da zona rural Municipal Manoel Marques da Silva, e da Escola Municipal Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo, zona urbana, da cidade de Limoeiro PE. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, elaboração e aplicação de questionário com professores das referidas escolas da rede pública municipal. Os dados foram analisados através do software Microsoft Office Excel® 2016. Os resultados apresentados foram: 15% dos professores avaliaram sua prática docente como difícil e muito difícil; enquanto que 84,5% não apresentaram grandes dificuldades. Observou-se que na atuação do ensino remoto 40% dos entrevistados da zona rural produzem seus vídeos, comparado aos 6% dos docentes da escola urbana. O aplicativo do WhatsApp computou 100% de utilização entre os pesquisados nas aulas remotas. Os aparelhos digitais e o acesso a internet foram custeados pelos docentes. Conclui-se que,os professores pesquisados declararam habilidades ao modelo remoto, renovam e adaptam possibilidades de ensino sendo imprescindíveis nesse processo.
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