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dc.creatorFerreira, Dijaci Rosa
dc.date.accessioned2024-09-24T23:46:48Z
dc.date.available2024-09-24T23:46:48Z
dc.date.issued2022-02-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1388
dc.description.abstractEmergency remote teaching leads to a new approach between teachers and students, with non-presential classes and the use of networked technological resources. This work aims to identify the challenges faced by teachers and how they developed the non-presential classes in the process of adaptation to remote learning; analyze the use of technologies as pedagogical support and understand the possible differences existing in the emergency remote teaching process between the school in the rural Municipal Manoel Marques da Silva, and the Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo Municipal School, in the urban area, in the city of Limoeiro PE. A bibliographical research, elaboration and application of a questionnaire with teachers of the mentioned schools of the municipal public net were used. Data were analyzed using Microsoft Office Excel® 2016 software. The results presented were: 15% of teachers rated their teaching practice as difficult and very difficult; while 84.5% did not present great difficulties. It was observed that, in the role of remote education, 40% of respondents in rural areas produce their videos, compared to 6% of teachers in urban schools. The WhatsApp application computed 100% usage among those surveyed in remote classes. Digital devices and internet access were paid for by the professors. It is concluded that, the teachers surveyed declared abilities to the remote model, they renew and adapt teaching possibilities being essential in this process.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA JUNIOR, S.; SILVA, M. M.;POPOLIM, R. S.; GONÇALVES, C. R.; MELO, M. R. S.; BULGO, D. C. Dissemination of knowledge and scientific production in professionalizing courses: A report of experience. Pubsaúde, v. 2, p.1–8, 2019. BACCIOTTI, K. J. Direitos humanos e novas tecnologias da informação e comunicação: acesso à Internet como direito humano. Dissertação (mestrado em Curso de Direito, Pontifícia) - Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, p. 164, 2014. BRASIL Lei Federal nº 14172/2021. BRASIL, Ministério da Educação, (2020). Art. 1º, portaria nº343. Brasília, MEC/SEF. CONFORTO, D.; VIEIRA, M. C. Smartphone na Escola: Da Discussão Disciplinar Para a Pedagógica. Latin American Journal of Computing, v. II, p. 43-54, 2015. COSTA, M.O.;BARBOSA,I.G. Relação gênero-docência-maternidade e implicações no cotidiano escolar. I Seminário Nacional do trabalho e Gênero Sessão temática: Trabalho, gênero educação. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação remotapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDesafiopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleEnsino remoto emergencial:um estudo sobre os professores da rede municipal de Limoeiro durante a Pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5857296927561051pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Demétrius Rodrigues de Freitas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2948749376104084pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, José Stroessner Silva
dc.contributor.referee2Chaves, Ana Maria Severo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9211915942371958pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4335980216287628pt_BR
dc.publisher.departmentEaDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoO ensino remoto emergencial conduz a uma nova atuação entre docentes e alunos, com aulas não presenciais e uso de recursos tecnológicos em rede. Esse trabalho tem por objetivo identificar os desafios enfrentados por professores e como eles desenvolveram as aulas não presenciais no processo de adaptação ao ensino remoto; analisar o uso das tecnologias como suporte pedagógico e compreender as possíveis diferenças existentes no processo de ensino remoto emergencial entre a escola da zona rural Municipal Manoel Marques da Silva, e da Escola Municipal Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo, zona urbana, da cidade de Limoeiro PE. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, elaboração e aplicação de questionário com professores das referidas escolas da rede pública municipal. Os dados foram analisados através do software Microsoft Office Excel® 2016. Os resultados apresentados foram: 15% dos professores avaliaram sua prática docente como difícil e muito difícil; enquanto que 84,5% não apresentaram grandes dificuldades. Observou-se que na atuação do ensino remoto 40% dos entrevistados da zona rural produzem seus vídeos, comparado aos 6% dos docentes da escola urbana. O aplicativo do WhatsApp computou 100% de utilização entre os pesquisados nas aulas remotas. Os aparelhos digitais e o acesso a internet foram custeados pelos docentes. Conclui-se que,os professores pesquisados declararam habilidades ao modelo remoto, renovam e adaptam possibilidades de ensino sendo imprescindíveis nesse processo.pt_BR
dc.creator.name2Almeida, Iane Rodrigues de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/0196506018278210pt_BR


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