dc.relation | ALMEIDA JUNIOR, S.; SILVA, M. M.;POPOLIM, R. S.; GONÇALVES, C. R.; MELO, M. R. S.; BULGO, D. C. Dissemination of knowledge and scientific production in professionalizing courses: A report of experience. Pubsaúde, v. 2, p.1–8, 2019. BACCIOTTI, K. J. Direitos humanos e novas tecnologias da informação e comunicação: acesso à Internet como direito humano. Dissertação (mestrado em Curso de Direito, Pontifícia) - Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, p. 164, 2014. BRASIL Lei Federal nº 14172/2021. BRASIL, Ministério da Educação, (2020). Art. 1º, portaria nº343. Brasília, MEC/SEF.
CONFORTO, D.; VIEIRA, M. C. Smartphone na Escola: Da Discussão Disciplinar Para a Pedagógica. Latin American Journal of Computing, v. II, p. 43-54, 2015.
COSTA, M.O.;BARBOSA,I.G. Relação gênero-docência-maternidade e implicações no cotidiano escolar. I Seminário Nacional do trabalho e Gênero Sessão temática: Trabalho, gênero educação. Disponível em: < https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/245/o/stg2006_07.pdf>. Acesso em 23 de jul. de 2021. DIAS, J. A. A; DIAS, M. F. S. L; OLIVEIRA, Z. M; FREITAS, L. M. A; SANTOS, N. C. N; FREITAS, M.C.A. Reflexões sobre distanciamento, isolamento social e quarentena como medidas preventivas. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v.10, p.3, 2020. FERREIRA, L. H.; BARBOSA, A. “Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social”. Práxis Educativa, v. 15, p. 3, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, C. L. D. Gerações, Tecnologia e Educação: Análise Crítica Do Emprego Educativo De Novas Tecnologias Da Informação e Comunicação na Educação Superior Da Região Metropolitana De Campinas, São Paulo, 2012.
GOOGLE EARTH PRO.[Limoeiro-PE].7º51’19.53”S 35º24’32,98” elev147m. Altitude do ponto de visão 126 km.,25 maio. 2021. <Disponível em: https://google-earth.gosur.com/?gclid=CjwKCAjwuvmHBhAxEiwAWAYj-DX9sJXo4et82alC6Z-lVo55lqAEkbl4F8Rt1chv3h8J_38OLeW0eBoCxe8QAvD_BwE > Acesso em: 09 de jun.de 2021.
GOOGLE EARTH PRO.[Limoeiro-PE]. 7º52’44.37”S 35º26’28,24” elev143m. Altitude do ponto de visão km 419.,25 maio. 2021. <Disponível em, https://google-earth.gosur.com/?gclid=CjwKCAjwuvmHBhAxEiwAWAYj-DX9sJXo4et82alC6Z-lVo55lqAEkbl4F8Rt1chv3h8J_38OLeW0eBoCxe8QAvD_BwE> Acesso em: 09 de jun.de 2021.
LAKATOS, E. M.;Andrade. M. de.Metodologia do Trabalho Científico. 7ºEd. Atlas- São Paulo. 2010, p,109-110.
LIMA S. O.;SILVA M. A. da; SANTOS M. L. D.; MOURA A. M. M.; SALES L. G. D.; MENEZES L. H. S. de; NASCIMENTO G. H. B.; OLIVEIRA C. C. da C.; REIS F. P.; JESUS C. V. F. de. Impactos no comportamento e na saúde mental de grupos vulneráveis em época de enfrentamento da infecção COVID-19: revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 46, p.6, 18 de jun. de 2020.
LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary (org). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004, p. 443-481.
_____Marco Civil da Internet, Lei nº 12.965 de 2014.
MARTUCCI, E. M. A Feminização e a Profissionalização do Magistério e da Biblioteconomia: uma aproximação. Belo Horizonte, v.1, p. 225-244, 1996.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
MONTEIRO, J. C. S.; SANTOS JUNIOR, V. B. S. dos. Educação E COVID-19: As Tecnologias Digitais Mediando A Aprendizagem Em Tempos De Pandemia Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, 2020.
NOGUEIRA FILHO, O.; CORRÊA,G.B.;REAME, L.; PEREIRA, T. Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da COVID-19. São Paulo: Todos Pela Educação, 2020. 19 p. Disponível em: <https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/todos_pela_educacao/nota_tecnica_ensino_a_distancia_todospelaeducacao_covid19.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2021.
PESSOA, P. H.; VIANA, S. F.; AGUIAR, M. M. Saúde Mental de Docentes em Tempos de Pandemia: Os Impactos das Atividades Remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Pereiraetal/3074>. Acesso em: 09 de jul. de 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3986851.
PEREIRA, C. N.; CÉSAR N. de C. Educação: Contraste entre o meio urbano e o meio rural no Brasil. Boletim regional, urbano e ambiental. IPEA, v. 21, p. 1, 2019. PETRAZZO, A.; GUARDIA, H. C.;Rede Pública Municipal para Acesso a Internet. Tecnologias, Infraestruturas e Sofware, São Carlos, v. 3, p. 235-243, 2014.<Disponível em:http://revistatis.dc.ufscar.br/index.php/revista/article/viewFile/179/87>. Acesso em: 01 de jul. de 2021. SILVA, K. C. de P.; MESSIAS, T. S.; SILVA, T. C. da. Criatividade e Tecnologia: os Desafios da Educação Superior em um Cenário Pandêmico. In book: Criatividade inovação e desafios da educação em tempo de mudança. p. 27, 2020 .
SILVA, E.H.B.; NETO, J.G.S.; SANTOS, M.C. Pedagogia da Pandemia: Reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Amaricana de Estudos Científicos, v.01, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695> Acesso em: 01 de jul. de 2021. SOARES, L.V.; COLARES, M. L. I. S. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020.<Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157>. Acesso em: 05 de jul. de 2021. DOI:http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41.
SOUZA, M.A.; PEREIRA, M.F.R.; FONTANA, M.I. Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 05, n. 16, p. 1614-1631, 2020.<Disponível em:https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9172>. Acesso em: 29 de jun. de 2021. DOI:10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1614-1631. TAPSCOTT, DON. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. São Paulo: Agir, 2010. | pt_BR |