Habilidades para o século XXI: a utilização das soft skills aplicadas a vendedores no ramo automobilístico
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Data
2023-12-20Autor
Silva, Roberta Oliveira da
https://lattes.cnpq.br/5497785192126352
Cavalcanti, Wira Resende Rodrigues
https://lattes.cnpq.br/3793744937719348
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Ao longo dos anos o mercado de trabalho tem sofrido grandes transformações desde a
revolução industrial até a chamada Revolução 4.0. Com isso, os postos de trabalho foram
mudando e também os requisitos para eles serem preenchidos. Antes os recrutadores
procuravam por profissionais com mais capacidades técnicas, com vários cursos e
especializações, as chamadas Hard Skills. Atualmente os recrutadores têm investido em
candidatos que além das Hard Skills apresentem Soft Skills. As profissões que mantêm um
maior contato diário com diferentes pessoas, como os vendedores automotivos, exigem desses
indivíduos uma utilização não só das técnicas de vendas, Hard Skills, como também das Soft
Skills, para realizar o negócio. A presente pesquisa possui como objetivo identificar as
principais Soft Skills que os consultores de venda no ramo automobilístico percebem que
possuem. A abordagem utilizada foi uma pesquisa de natureza aplicada, quantitativa, com
objetivo descritivo e para a realização da coleta de dados foi utilizado o questionário. De um
universo de 180 vendedores, obtivemos uma amostra de 80 respondentes. Os resultados
obtidos mostraram que os vendedores do ramo automobilístico possuem uma diversidade de
Soft Skills essenciais para o processo de vendas, sendo as principais a comunicação,
colaboração/trabalho em equipe, negociação, pensamento crítico/capacidade de solução de
problemas e criatividades as Soft Skills mais citadas por eles e que segundo o Fórum Mundial
Econômico serão as Soft Skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho até 2025. Em
contrapartida as Soft Skills menos citadas foram liderança, iniciativa, curiosidade e
consciência social e cultural.
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