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dc.creatorSilva, Roberta Oliveira da
dc.date.accessioned2024-09-23T16:13:27Z
dc.date.available2024-09-23T16:13:27Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1380
dc.description.abstractOver the years, the job market has undergone significant transformations, from the industrial revolution to the so-called Industry 4.0 revolution. As a result, the nature of jobs has changed, along with the requirements for filling them. Previously, recruiters sought professionals with more technical skills, multiple courses, and specializations, known as Hard Skills. Nowadays, recruiters have been focusing on candidates who, in addition to possessing Hard Skills, also exhibit Soft Skills. Professions that involve daily interactions with different people, such as automotive salespeople, demand the use of not only sales techniques (Hard Skills) but also Soft Skills to close deals. This research aims to identify the key Soft Skills perceived by automotive sales consultants. The approach used was applied research, quantitative in nature, with a descriptive objective, and data collection was conducted using a questionnaire. From a universe of 180 salespeople, we obtained a sample of 80 respondents. The results showed that automotive salespeople possess a variety of essential Soft Skills for the sales process, with communication, collaboration/teamwork, negotiation, critical thinking/problem-solving, and creativity being the most mentioned. According to the World Economic Forum, these Soft Skills are expected to be the most valued by the job market until 2025. In contrast, the less mentioned Soft Skills were leadership, initiative, curiosity, and social and cultural awareness.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectSoft skillspt_BR
dc.subjectHard skillspt_BR
dc.subjectGestão de vendaspt_BR
dc.subjectVendedores de veículospt_BR
dc.titleHabilidades para o século XXI: a utilização das soft skills aplicadas a vendedores no ramo automobilísticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5497785192126352pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Jouberte Maria Leandro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8563608228195159pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Adriana de Fátima Valente
dc.contributor.referee2Medeiros, Ana Carolina Peixoto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357114538395863pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7992308957180709pt_BR
dc.publisher.departmentCampus - Cabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos o mercado de trabalho tem sofrido grandes transformações desde a revolução industrial até a chamada Revolução 4.0. Com isso, os postos de trabalho foram mudando e também os requisitos para eles serem preenchidos. Antes os recrutadores procuravam por profissionais com mais capacidades técnicas, com vários cursos e especializações, as chamadas Hard Skills. Atualmente os recrutadores têm investido em candidatos que além das Hard Skills apresentem Soft Skills. As profissões que mantêm um maior contato diário com diferentes pessoas, como os vendedores automotivos, exigem desses indivíduos uma utilização não só das técnicas de vendas, Hard Skills, como também das Soft Skills, para realizar o negócio. A presente pesquisa possui como objetivo identificar as principais Soft Skills que os consultores de venda no ramo automobilístico percebem que possuem. A abordagem utilizada foi uma pesquisa de natureza aplicada, quantitativa, com objetivo descritivo e para a realização da coleta de dados foi utilizado o questionário. De um universo de 180 vendedores, obtivemos uma amostra de 80 respondentes. Os resultados obtidos mostraram que os vendedores do ramo automobilístico possuem uma diversidade de Soft Skills essenciais para o processo de vendas, sendo as principais a comunicação, colaboração/trabalho em equipe, negociação, pensamento crítico/capacidade de solução de problemas e criatividades as Soft Skills mais citadas por eles e que segundo o Fórum Mundial Econômico serão as Soft Skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho até 2025. Em contrapartida as Soft Skills menos citadas foram liderança, iniciativa, curiosidade e consciência social e cultural.pt_BR
dc.creator.name2Cavalcanti, Wira Resende Rodrigues
dc.creator.Lattes2https://lattes.cnpq.br/3793744937719348pt_BR


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