Motivadores Para o Consumo do Cigarro Eletrônico Entre os Jovens Sob a Perspectiva do Marketing Social
Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-20Autor
Silva, Matheus Ferreira da
https://lattes.cnpq.br/4677039354704870
Ferreira, Beatriz Mirelle da Silva
https://lattes.cnpq.br/0709018386535638
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O consumo do cigarro eletrônico é predominante entre os jovens no Brasil e no
mundo, dado que, há uma percepção de risco menor associado ao uso desse
dispositivo quando equiparado ao cigarro tradicional. O presente estudo investigou as
razões motivadoras que induzem a esta prática sob a perspectiva do marketing social.
A coleta de dados se deu por meio de um questionário na internet estruturado na
plataforma Google Forms e disseminado por e-mail e redes sociais. O inquérito avaliou os motivadores determinantes na escolha do produto, assim como também o
entendimento dos riscos e controle percebido do usuário, a amostra final foi composta
por 98 respondentes. Os resultados obtidos mostram que os fatores motivacionais
mais marcantes para o despertar do desejo do consumo estão relacionados a ser algo
prazeroso e sensato. Os achados revelaram ainda que os motivos que mais
sugestionam na decisão de compra do Cigarro Eletrônico são sabor, alívio do
estresse e a influência social. Entender tais aspectos é fundamental para evoluir o
discernimento na vertente do marketing social como ferramenta eficaz de impacto e
conscientização na promoção da saúde pública e bem-estar dessa parcela da
sociedade.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: