Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Victória Galindo de
dc.date.accessioned2024-08-20T16:12:16Z
dc.date.available2024-08-20T16:12:16Z
dc.date.issued2022-02-15
dc.identifier.citationLIMA, Victória Galindo de ; COSTA, Érika Carla Alves Canuto da. Análise da formação inicial em matemática: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos. 17 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1324
dc.description.abstractThis article is the product of the scientific initiation project entitled: "Analysis of the Initial Training Offered by the Undergraduate Course in Mathematics at IFPE/Pesqueira: a look at the academic production of graduates, which aimed to analyze the course completion works, as well as other academic productions. In this article we seek to analyze the Course Completion Papers (TCC) and the Scientific Articles produced in the Mathematics Degree Course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE), on the Pesqueira campus (IFPE); To this end, we conducted a literature review and listed the descriptors to carry out the analysis of the academic production, where they were cataloged to assist in the systematization. The results obtained were shown in graphs, and their main characteristics were commented.The analyses referring to these works show that the most addressed theme refers to field research, with emphasis on Elementary and High School, as well as showing that most of these works had only two teachers as advisors. We conclude that the number of students who enter the course and are able to defend the TCC and complete the course is low. With this in mind, we suggest that as an institution they give more visibility to the works produced in the course in question, improving the institution's virtual platform and monitoring the student, so that they reach the production of the TCC.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANGELO, C. B.. Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010). 2014. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977. CANUTO, É. C. A.. O saber ser e o saber fazer na educação matemática: análise de egressos de um mestrado profissional em ensino. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2014. GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GRÁCIO, M. M. C.; GARRUTTI, É. A. Estatística aplicada à educação: uma análise de conteúdos programáticos de planos de ensino de livros didáticos. Revista de Matemática e Estatística, São Paulo, v. 23, n. 3, p.107-126. Abr. 2005. LASSWELL, H. 1982a [1949]. Por que ser quantitativista? In: LASSWELL, H; KAPLAN, A. (org.) A lin-guagem da política. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. MAINARDES, J. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 303-319, nov./dez.2018. MAGALHAES, S. M. O. SOUZA, R. C. C. R. de. A questão do método e da metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da região Centro-Oeste/Brasil. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.669-693. MEC, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília-DF. p.03-06. OLIVEIRA, J. A.; FONSECA, V. M.; FIGARO, R. Ap.; Metapesquisa: Análise do Método e das Produções Desenvolvidas Pelo CPCT Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho. intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – São Paulo - SP – 05 a 09/09/2016. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Instituto de Física Ensino de Física no Brasil: Catálogo analítico de dissertações e teses (1992-1995). Projeto “Documentação e Assessoria em Ensino de Física” – IFUSP/SPEC/PADCT/CAPES. São Paulo: s.n., 1996. 67pg. ______________. Instituto de Física. Ensino de Física no Brasil: catálogo analítico de dissertações e teses (1972-1992). São Paulo [s.n], 1992.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMatemática - Produção Acadêmica Graduaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Curso - Matemáticapt_BR
dc.subjectArtigo Científico - Bacharelado em Matemáticapt_BR
dc.subjectAnálise de Dadospt_BR
dc.titleAnálise da Formação Inicial em Matemática: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8462101559141229pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Érika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Oliveira, Manuela Queiroz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5875629966307261pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoEsse artigo é produto do projeto de iniciação científica intitulado: “Análise da Formação Inicial Ofertada pelo Curso da Graduação em Matemática do IFPE/Pesqueira: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos, que teve por objetivo analisar os trabalhos de conclusão de curso, bem como outras produções acadêmicas. Neste artigo procuramos analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e os Artigos Científicos produzidos no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), no campus Pesqueira (IFPE); para tanto, realizamos uma revisão de literatura e elencados os descritores para realização da análise da produção acadêmica, onde os mesmos foram catalogados para auxiliar na sistematização. Os resultados obtidos foram expostos em gráficos, tendo suas principais características comentadas. As análises referentes a esses trabalhos mostram que a temática mais abordada faz referência à pesquisa de campo, com ênfase destinando-se ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, como também mostra que a maioria desses trabalhos tiveram como orientadores apenas dois professores. Concluímos que o número de alunos que ingressam no curso e conseguem defender o TCC e concluir o curso é baixo. Pensando nisso, sugerimos que enquanto instituição deem mais visibilidade aos trabalhos produzidos no curso em questão, aprimorando a plataforma virtual da instituição e realizando o acompanhamento do discente, para que os mesmos cheguem a produção do TCC.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples