dc.relation | ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação e tecnologias no Brasil e em
Portugal em três momentos de sua história. Educação, Formação & Tecnologias,
vol. 1 (1), São Paulo - SP, maio 2008. Disponível em <
http://www.eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/19> Acesso em 04/04/2021.
ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Editora UFPR.
Curitiba-PR, 2007.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Mirian Godoy. Informática e Educação
matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BRASIL. MEC. SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PCN+Ensino Médio: Orientações
Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília,DF,
MEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular.
Brasília, DF, MEC, 2018.
COSTA, Thiago Bezerra da. Funções Trigonométricas com Auxílio do Geogebra.
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências
Exatas, São José do Rio Preto- SP, 2019.
D’ AMBROSIO, U. Educação matemática da teoria à prática. 22. ed. Campinas-SP,
Papirus, 2011.
FERREIRA, Esmênia F. P.; CAMPONEZ, Liliane G. B.; SCORTEGAGNA, Liamara.
Integração das Tecnologias com o Ensino da Matemática: transformações e
perspectivas no processo de ensino e aprendizagem. Disponível em: <
https://www.ufjf.br/emem/files/2015/10/INTEGRA%C3%87%C3%83O-DASTECNOLOGIAS-COM-O-ENSINO-DA-MATEM%C3%81TICATRANSFORMA%C3%87%C3%95ES-E-PERSPECTIVAS-NO-PROCESSO-DEENSINO-E-APRENDIZAGEM.pdf > acesso em 04/042021.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática:
percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
FRANCISCO, Anito Rufino. O uso do software Geogebra no ensino de funções
trigonométricas na circunferência. Foz do Iguaçu-Paraná, 2014. Disponível em <
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pd
e/2014/2014_unioeste_mat_pdp_anito_rufino_francisco.pdf> Acesso em 23/01/2021.
GUERATO, Elizabete Teresinha. Um estudo sobre a demonstração em geometria
plana com alunos do curso de licenciatura em matemática. Programa de pósgraduação em educação matemática, doutorado em educação matemática.
Universidade Anhanguera, São Paulo – SP, 2016. Disponível em: < https://repositorio.pgsskroton.com/handle/123456789/21797> acesso em
04/04/2021.
GRAVINA, Maria Alice, Santarosa, Lucila Maria Costi. (1998) A Aprendizagem da
Matemática em Ambientes Informatizados. Informática na Educação: Teoria e
Prática, vol. 1, n. 1. Porto Alegre: UFRGS – Curso de Pós-Graduação em Informática
na Educação.
IEZZI, Gelson e et. al. Matemática: Ciências e Aplicações. Vol. 2. 6. ed. São PauloSP. Saraiva, 2010.
JUNIOR, Osvaldo Gebra. Uma proposta de sequência didática para o ensino de
combinações simples no ensino médio através da resolução de problemas.
Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de
Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio
Preto - SP, 2016.
MAIA, Joaildo. PEREIRA, Marcelo Gomes. O Software Geogebra: Uma Estratégia
de Aprendizagem Aplicada no Estudo de Funções Trigonométricas. Ciência e
Natura, Santa Maria, v. 37 Ed. Especial PROFMAT, 2015, p. 401–410. Disponível
em < https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/download/14631/pdf> acesso
em 21/01/2021.
MARCHETTI, Josiane Mazzurana; KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida.
Software Geogebra: um recurso interativo e dinâmico para o ensino de geometria
planas. Foz do Iguaçu-Paraná, 2014. Disponível em
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_p
de/2014/2014_unioeste_mat_artigo_josiane_mazzurana.pdf > Acesso em
23/01/2021.
MIRANDA, Dimas Felipe de. LAUDARES, João Bosco. Informatização no Ensino de
Matemática: Investindo no Ambiente de Aprendizagem. ZEZETIKÉ-Cempem-FEUnicamp-v. 15, nº 27- Jan/Jun, 2007. <Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647017/13918>
Acesso em 25/01/2021.
PACHECO, Marina Buzin; ANDREIS, Greice da Silva Lorenzzetti. Causas das
dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e
estudantes do 3º ano do Ensino Médio. João Pessoa-PB, 2018. Disponível em: <
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/download/1612/806 > Acesso
em 20/01/2021.
PERNAMBUCO, Secretaria Estadual Educação. Parâmetro Curricular do Estado de
Pernambuco. Recife, 2012.
RESENDE, Flávia. As Novas Tecnologias na Prática Pedagógica Sob a Perspectiva
Construtivista. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, UFRJ. Pesquisa em
Educação em Ciências, vol. 2, nº 1. Belo Horizonte-MG, 2002. < Disponível em:
https://www.scielo.br/pdf/epec/v2n1/1983-2117-epec-2-01-00070.pdf> Acesso em
25/01/2021.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M.C. Estudos de Revisão Sistemática: Um Guia Para
Síntese Criteriosa de Evidência Científica. Rev. bras. fisioter. vol. 11, nº 1, p. 83-89,
jan/fev. São Carlos-SP, 2007. Disponível em: <
https://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf> Acesso em 09/02/2021.
SILVA, Evandro Alves da. O ensino de funções trigonométricas com o auxílio do
Geogebra. Juazeiro- Bahia,2013. Disponível em<
http://www.univasf.edu.br/~tcc/000007/0000077f.pdf> Acesso em 23/01/2021.
SILVA, Ledevande Martins da. Compreensão de Ideias Essenciais ao EnsinoAprendizagem de Funções Via Resolução, Proposição e Exploração de Problemas.
Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina
Grande-PB, 2013.
SILVEIRA, M. R. A. "Matemática é difícil": um sentido pré-construído evidenciado na
voz do aluno. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação,
2002, Caxambu. Anais... ANPED, 2002. Disponível em:
<http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/matematica.pdf
>. Acesso em 25/01/2021.
SOARES, Luis Havelange. Tecnologia computacional no ensino de matemática: o
uso do Geogebra no estudo de funções. 1ª. Conferência Latino Americana de
Geogebra. São Paulo-SP,2011. Disponível em https://revistas.pucsp.br/IGISP/article/view/8923 > Acesso em 21/01/2021.
SOUZA, Jakson Idernando Gonzaga de. Utilização do software Geogebra no ensino
das funções trigonométricas. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em
Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do
Norte, 2014.
SOUZA, Joaquim Roberto da; GARCIA, Jaqueline da Silva Ribeiro. Contato
matemática. 1º ano, ed. 1. São Paulo, FTD, 2016.
VIANA, M. A. P. Internet na Educação: Novas formas de aprender, necessidades e
competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, L. P. L. (Org.) Tendências na
utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió:
EDUFAL, 2004. 228p.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 224 p. | pt_BR |