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dc.creatorCunha Neto, Antonio José da
dc.date.accessioned2024-08-09T14:02:38Z
dc.date.available2024-08-09T14:02:38Z
dc.date.issued2024-07-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1316
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the profile of students on the Chemistry Degree course at the IFPE Ipojuca campus. The research involved 433 students from the Chemistry Degree Course offered at Campus Ipojuca and addressed aspects such as educational origin, ethnic composition, enrollment status and the application of quotas. In addition to trying to establish a possible multilevel effect on the performance of teachers. For this, data available in the academic system of the Federal Institute of Pernambuco were used. The results revealed significant diversity among students, with a predominance of students from public schools, a large number of ethnic-racial groups and a variety of socioeconomic situations. Analysis of the enrollment situation highlighted concerns about dropout and voluntary cancellation. The investigation using multivariate analysis showed a strong correlation between students from public and economically vulnerable schools with low academic performance. Surveying this profile should provide valuable information to foster academic support and development strategies, as well as to promote diversity, inclusion and educational equity.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAUJO, R. S.; VIANNA, D. M. A carência de professores de ciências e matemática na educação básica e a ampliação das vagas no ensino superior. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 807-822, 2011. BRASIL. Censo da educação superior 2021. Brasília, DF: Diretoria de Estatísticas Educacionais: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 04 abr. 2024. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Education at Glance 2023: notas estáticas. Brasília, DF: Inep, 2023. BRASIL. Lei nº 12.711 de 29/08/2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, 2012. BRASIL, Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico do curso Licenciatura em Química. 2013. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/wp-content/uploads/repositoriolegado/ipojuca/documentos/plano-de-curso-licenciatura-em-quimica.pdf. Acesso em: 04 abr. 2024. BRASIL, Ministério da Educação. Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília: INEP, [s.I]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior. Acesso em: 18 abr. 2024. BRAGA, M. M.; PINTO, C. B. M.; CARDEAL, Z. L.; Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no curso de Química da UFMG. Química Nova. Belo Horizonte, v. 4, n. 20, p. 438-444, 1997. CARVALHO, Sheyse Martins; SILVA, Cláudia Adriana; RODRIGUES, Jannyny Oliveira Fogaça. Análise da presença feminina no curso de licenciatura em física da UFT. Caderno de Gênero e Tecnologia. Curitiba, v. 13, n. 42, p. 126-135, 2020. CAPELATO, R. Mapa do ensino superior no Brasil. São Paulo: SEMESP, 2024. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. LIMA, J. P. M; SILVA, V. A; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Evasão e permanência em um curso de Licenciatura em Química: o que o PIBID tem a oferecer? Quím. nova esc, São Paulo, v.20, 2021. (Ensino de Química em Foco) MOREIRA, Gláucia de Oliveira; FERRARESI, Flávio Henrique; Carvalho, Emanuel; Amaral, Eliana. Inclusão social e ações afirmativas no ensino superior no Brasil: para quê?. Revista Ensino Superior UNICAMP. [s.I], 2017. NERI, Marcelo Cortês. A nova classe média. Fundação Getúlio Vargas: Centro de Políticas Sociais. Rio de Janeiro, v. 2, p. 1-85, 2008. NUNES, Danilo Henrique; PINA, Selma Tomé; SILVA, Juvêncio Borges. A representação feminina nas universidades e a concreção da cidadania. Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, Santo Ângelo, v. 21, n. 41, p. 159-173, 2021. RIBEIRO, Krisnayne Santos; SANTOS, Dayane Ferreira; PRUDÊNCIO, Christiana Andréa Vianna. Ciência, tecnologia e sociedade: formação de professores e aproximação universidade-escola. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, [s.l.], v. 9, n. 1, p, 1-22, 2020. SILVA, Lenilson. O sonho de entrar na universidade e os obstáculos para permanecer: um estudo sobre a mobilidade estudantil e a evasão no curso de Ciências Sociais da UFF/campos dos Goytacazes. 2020. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Polo Universitário de Campos dos Goytacazes, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2020. SOUZA, Ana Paula Castro. Estudo sobre a bolsa permanência e sua importância na trajetória acadêmica dos estudantes beneficiados no setor litoral da Universidade Federal do Paraná. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Paraná, Matinhos, 2013. ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos da IFES. Brasília: FONAPRACE/ANDIFES, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 10 de jul. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectRendimento acadêmicopt_BR
dc.subjectPerfil estudantilpt_BR
dc.titleAnálise do perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFPE campus Ipojucapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0172949618321328pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alberto Antônio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635949814754861pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma análise do perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFPE campus Ipojuca. A pesquisa envolveu 433 alunos do Curso de Licenciatura em Química ofertado no Campus Ipojuca e abordou aspectos como origem educacional, composição étnica, situação da matrícula e a aplicação de cotas. Além de tentar estabelecer um possível efeito multinível sobre o desempenho dos discentes. Para isso, foram utilizados os dados disponíveis no sistema acadêmico do Instituto Federal de Pernambuco. Os resultados revelaram uma diversidade significativa entre os discentes, com uma predominância de estudantes oriundos de escolas públicas, um vasto espectro de grupos étnico-raciais e uma variedade de situações socioeconômicas. A análise da situação de matrícula evidenciou preocupações com o abandono e o cancelamento voluntário. A investigação através da análise multivariada evidenciou uma forte correlação entre alunos oriundos de escola pública e de vulnerabilidade econômica com baixos rendimentos acadêmicos. O levantamento desse perfil deve fornecer informações valiosas para fomentar estratégias de apoio e desenvolvimento acadêmico, bem como para promover a diversidade, inclusão e equidade educacional.pt_BR


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