dc.relation | ARAUJO, R. S.; VIANNA, D. M. A carência de professores de ciências e matemática na educação básica e a ampliação das vagas no ensino superior. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 807-822, 2011.
BRASIL. Censo da educação superior 2021. Brasília, DF: Diretoria de Estatísticas Educacionais: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 04 abr. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Education at Glance 2023: notas estáticas. Brasília, DF: Inep, 2023.
BRASIL. Lei nº 12.711 de 29/08/2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico do curso Licenciatura em Química. 2013. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/wp-content/uploads/repositoriolegado/ipojuca/documentos/plano-de-curso-licenciatura-em-quimica.pdf. Acesso em: 04 abr. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília: INEP, [s.I]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior. Acesso em: 18 abr. 2024.
BRAGA, M. M.; PINTO, C. B. M.; CARDEAL, Z. L.; Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no curso de Química da UFMG. Química Nova. Belo Horizonte, v. 4, n. 20, p. 438-444, 1997.
CARVALHO, Sheyse Martins; SILVA, Cláudia Adriana; RODRIGUES, Jannyny Oliveira Fogaça. Análise da presença feminina no curso de licenciatura em física da UFT. Caderno de Gênero e Tecnologia. Curitiba, v. 13, n. 42, p. 126-135, 2020.
CAPELATO, R. Mapa do ensino superior no Brasil. São Paulo: SEMESP, 2024.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.
LIMA, J. P. M; SILVA, V. A; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Evasão e permanência em um curso de Licenciatura em Química: o que o PIBID tem a oferecer? Quím. nova esc, São Paulo, v.20, 2021. (Ensino de Química em Foco)
MOREIRA, Gláucia de Oliveira; FERRARESI, Flávio Henrique; Carvalho, Emanuel; Amaral, Eliana. Inclusão social e ações afirmativas no ensino superior no Brasil: para quê?. Revista Ensino Superior UNICAMP. [s.I], 2017.
NERI, Marcelo Cortês. A nova classe média. Fundação Getúlio Vargas: Centro de Políticas Sociais. Rio de Janeiro, v. 2, p. 1-85, 2008.
NUNES, Danilo Henrique; PINA, Selma Tomé; SILVA, Juvêncio Borges. A representação feminina nas universidades e a concreção da cidadania. Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, Santo Ângelo, v. 21, n. 41, p. 159-173, 2021.
RIBEIRO, Krisnayne Santos; SANTOS, Dayane Ferreira; PRUDÊNCIO, Christiana Andréa Vianna. Ciência, tecnologia e sociedade: formação de professores e aproximação universidade-escola. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, [s.l.], v. 9, n. 1, p, 1-22, 2020.
SILVA, Lenilson. O sonho de entrar na universidade e os obstáculos para permanecer: um estudo sobre a mobilidade estudantil e a evasão no curso de Ciências Sociais da UFF/campos dos Goytacazes. 2020. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Polo Universitário de Campos dos Goytacazes, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2020.
SOUZA, Ana Paula Castro. Estudo sobre a bolsa permanência e sua importância na trajetória acadêmica dos estudantes beneficiados no setor litoral da Universidade Federal do Paraná. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Paraná, Matinhos, 2013.
ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos da IFES. Brasília: FONAPRACE/ANDIFES, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 10 de jul. 2024. | pt_BR |