dc.contributor.author | Lúcio Costa de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Ivanildo José de Melo Filho | pt_BR |
dc.contributor.other | Mylena Galdino de Paula Noia | pt_BR |
dc.contributor.other | Luiz Felipe Alves da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T14:44:48Z | |
dc.date.available | 2024-07-30T14:44:48Z | |
dc.date.issued | 2024-04-19 | |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Lúcio Costa de; MELO FILHO, Ivanildo José de. Cinco diretrizes para um planejamento docente participativo e inclusivo voltado ao ensino de discentes surdos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. 2024. 40 f. Produto Educacional: Livro Digital (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-98622-8 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1307 | |
dc.description.abstract | A educação inclusiva voltada para pessoas Surdas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), encontra acentuadas barreiras relacionadas às práticas docentes.
Essas práticas evidenciam, dentre outros aspectos, a falta de formação inclusiva e, consequentemente, a compreensão docente em relação à aprendizagem do discente Surdo, bem
como da importância do tradutor e intérprete de Língua de sinais e português (TILSP) nesse
processo, especialmente, no planejamento docente.
Com isso, desencadeia-se a carência de ações inclusivas assertivas para a aprendizagem desses discentes nos diferentes eixos de formação da EPT. Diante do exposto, entende-se
que as ações para a construção de um planejamento participativo inclusivo, na prática docente, voltado ao ensino de Surdos na EPT mostra-se necessário ter uma formação específica e especializada.
Essa compreensão precisa se basear nas especificidades linguísticas desses discentes,
que giram em torno das experiências visuais, como observado por Gomes (2020) e Xavier
(2020). Precisa compreender também a existência e participação de outros agentes importantes para esse tipo de ensino, a exemplo dos TILSP, profissionais necessários para prover a
acessibilidade comunicacional desses discentes (Brasil, 2005).
Para Gomes (2020), a atuação do TILSP tem se ampliado às ações didáticas e pedagógicas, além da atribuição interpretativa comunicacional para o aprendizado dos Surdos.
Acontece que, geralmente, esse TILSP não tem participação ou conhecimento prévio
do planejamento docente. Sendo assim, considera-se importante um trabalho de ambos, em
parceria. Essa ação colaborativa mostra-se fundamental tanto para a prática docente quanto
para o papel do TILSP no processo educacional e inclusivo desse público-alvo.
Xavier (2020) confirma que os docentes, em seu planejamento, recorrentemente não
consideram a participação do TILSP em sua concepção e no compartilhamento das atividades
contidas nele. Priorizando, frequentemente, práticas baseadas apenas na oralidade. Entendesse que práticas assim são excludentes e prejudicam o aprendizado dos discentes Surdos que
dependem da utilização de metodologias visuais e do apoio de materiais adaptados para o seu
êxito educacional.
Faz-se importante ressaltar que as ações voltadas ao planejamento docente, especial-
mente quando a instituição escolar recebe esse discente, precisam ser repensadas. Principal-
mente sobre como e de qual forma a atuação docente, aliada à participação do TILSP, pode
ser efetiva para esse tipo de ensino inclusivo.
Este produto tem o intuito de contribuir para dirimir as dificuldades docentes nesse
contexto de ensino inclusivo de Surdos na Educação Profissional Tecnológica e auxiliar na
orientação e instrução para a construção de um planejamento participativo inclusivo com o
TILSP.
Sendo assim, surge este Produto Educacional, em formato digital, que apresenta 05
Diretrizes direcionadas aos docentes no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Essas
orientações visam ajudá-los no entendimento desse tipo de ensino inclusivo. Ou seja, conhecer o universo do discente Surdo e compreender como desenvolver um planejamento participativo e inclusivo com o TILSP. | pt_BR |
dc.format.mimetype | PDF | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação - Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Educação - Surdez | pt_BR |
dc.subject | Inclusão – Discentes surdos | pt_BR |
dc.subject | Tradutor e intérprete de Língua de Sinais e Português (TILSP) | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Cinco diretrizes para um planejamento docente participativo e inclusivo voltado ao ensino de discentes surdos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.organizer | Lúcio Costa de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.organizer | Ivanildo José de Melo Filho | pt_BR |
dc.subjectx | Education - Planning | pt_BR |
dc.subjectx | Education - Deafness | pt_BR |
dc.subjectx | Inclusion – Deaf students | pt_BR |
dc.subjectx | Sign Language and Portuguese translator and interpreter (TILSP) | pt_BR |
dc.subjectx | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.description.edition | 1 | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE | pt_BR |
dc.creator.affilliationInitials | IFPE | pt_BR |