dc.contributor.author | Stênio de Castro Ribeiro II | pt_BR |
dc.contributor.author | Ivanildo José de Melo Filho | pt_BR |
dc.contributor.other | Bruna Augusta Nunes da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-20T23:59:13Z | |
dc.date.available | 2024-07-20T23:59:13Z | |
dc.date.issued | 2024-05-10 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO II , Stênio de Castro; MELO FILHO, Ivanildo José de. Aulas práticas na educação profissional e tecnológica: orientações direcionadas ao planejamento, ensino e avaliação docente no Curso Técnico em Mecânica. 2024. 32 f. Produto Educacional: Livro Digital (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-99606-7 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1299 | |
dc.description.abstract | Para o SENAC (2022), o ato educativo pressupõe as atividades de ensino e
aprendizagem acerca da atuação docente no cenário pedagógico. Esse processo
materializa-se na relação pedagógica entre docentes e discentes. Isso, compreende a
análise e reflexão sobre os caminhos que podem ser percorridos no sentido de atingir os
objetivos de uma aprendizagem significativa e que faça a diferença na vida dos discentes.
Este produto educacional em formato de livro digital é resultante da pesquisa de
Mestrado, intitulada “Parâmetros Avaliativos para as Aulas Práticas no Eixo Tecnológico
Controle e Processos Industriais: Um Estudo de Caso no Curso Técnico em Mecânica da
Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães – ETEPAM”, vinculada ao
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo IFPE
– Campus Olinda.
Ele foi desenvolvido pela identificação da inexistência de um instrumento que
orientasse a prática docente nas aulas práticas no curso Técnico em Mecânica. Além das
dificuldades que os docentes têm, na sua grande maioria, em não possuírem formação
pedagógica e, sobretudo, aqueles que estão começando na docência nessa área.
Espera-se que este recurso sirva como um norteador para a atuação docente nos
processos educacionais voltados para as aulas práticas. Seu objetivo é fornecer
orientações que facilitem e proporcione aos docentes apresentar uma postura com teor
humanista a respeito do processo de planejamento, ensino e avaliação.
É importante ressaltar que este livro trata-se de um instrumento orientativo,
não-normativo, resultante de investigação exploratória para este fim. É destinado para
balizar a prática docente nas aulas práticas do curso Técnico em Mecânica, podendo ser
utilizado e adaptado de acordo com a realidade do docente em outros cursos de outros
eixos tecnológicos da EPT | pt_BR |
dc.format.mimetype | PDF | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação - Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino Docente | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Aula Prática: Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Aulas práticas na educação profissional e tecnológica: orientações direcionadas ao planejamento, ensino e avaliação docente no Curso Técnico em Mecânica. | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subjectx | Education - Planning | pt_BR |
dc.subjectx | Teaching Practice Educational | pt_BR |
dc.subjectx | Assessment | pt_BR |
dc.subjectx | Practical Class: Mechanics | pt_BR |
dc.subjectx | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.description.edition | 1 | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE | pt_BR |
dc.creator.affilliationInitials | IFPE | pt_BR |