Mostrar registro simples

dc.contributor.authorStênio de Castro Ribeiro IIpt_BR
dc.contributor.authorIvanildo José de Melo Filhopt_BR
dc.contributor.otherBruna Augusta Nunes da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-20T23:59:13Z
dc.date.available2024-07-20T23:59:13Z
dc.date.issued2024-05-10
dc.identifier.citationRIBEIRO II , Stênio de Castro; MELO FILHO, Ivanildo José de. Aulas práticas na educação profissional e tecnológica: orientações direcionadas ao planejamento, ensino e avaliação docente no Curso Técnico em Mecânica. 2024. 32 f. Produto Educacional: Livro Digital (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2024.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-99606-7pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1299
dc.description.abstractPara o SENAC (2022), o ato educativo pressupõe as atividades de ensino e aprendizagem acerca da atuação docente no cenário pedagógico. Esse processo materializa-se na relação pedagógica entre docentes e discentes. Isso, compreende a análise e reflexão sobre os caminhos que podem ser percorridos no sentido de atingir os objetivos de uma aprendizagem significativa e que faça a diferença na vida dos discentes. Este produto educacional em formato de livro digital é resultante da pesquisa de Mestrado, intitulada “Parâmetros Avaliativos para as Aulas Práticas no Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais: Um Estudo de Caso no Curso Técnico em Mecânica da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães – ETEPAM”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo IFPE – Campus Olinda. Ele foi desenvolvido pela identificação da inexistência de um instrumento que orientasse a prática docente nas aulas práticas no curso Técnico em Mecânica. Além das dificuldades que os docentes têm, na sua grande maioria, em não possuírem formação pedagógica e, sobretudo, aqueles que estão começando na docência nessa área. Espera-se que este recurso sirva como um norteador para a atuação docente nos processos educacionais voltados para as aulas práticas. Seu objetivo é fornecer orientações que facilitem e proporcione aos docentes apresentar uma postura com teor humanista a respeito do processo de planejamento, ensino e avaliação. É importante ressaltar que este livro trata-se de um instrumento orientativo, não-normativo, resultante de investigação exploratória para este fim. É destinado para balizar a prática docente nas aulas práticas do curso Técnico em Mecânica, podendo ser utilizado e adaptado de acordo com a realidade do docente em outros cursos de outros eixos tecnológicos da EPTpt_BR
dc.format.mimetypePDFpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação - Planejamentopt_BR
dc.subjectPrática de Ensino Docentept_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAula Prática: Mecânicapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleAulas práticas na educação profissional e tecnológica: orientações direcionadas ao planejamento, ensino e avaliação docente no Curso Técnico em Mecânica.pt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subjectxEducation - Planningpt_BR
dc.subjectxTeaching Practice Educationalpt_BR
dc.subjectxAssessmentpt_BR
dc.subjectxPractical Class: Mechanicspt_BR
dc.subjectxProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.description.edition1pt_BR
dc.creator.affilliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPEpt_BR
dc.creator.affilliationInitialsIFPEpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples