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dc.creatorSantos, Francisco Nogueira dos
dc.date.accessioned2024-07-03T14:35:07Z
dc.date.available2024-07-03T14:35:07Z
dc.date.issued2024-02-26
dc.identifier.citationSANTOS, Francisco Nogueira dos ; RODRIGUES, Kleber Fernando. Um estudo sobre o uso do vídeo como recurso didático de ensino-aprendizagem nas aulas de física do 8° ano do ensino fundamental. 27 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1295
dc.description.abstractThe objective of the research work was to analyze the understanding and attractiveness of Physics classes for students in a penultimate year of Elementary School, using videos as a methodological resource. A survey was carried out with eighth-year elementary school students from a private school in the city of Pesqueira, Pernambuco, in a qualitative format. The results indicated that the integration of technological resources, such as short video excerpts, can play a relevant role in improving understanding of the content, promoting greater vivacity in the teaching process and effective interactivity with students. The study proposes an analysis of the effectiveness of using videos as teaching tools in teaching Physics, highlighting their contribution to making teaching more dynamic and stimulating students' interest in the subject.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TICS) na Educaçãopt_BR
dc.subjectVídeo - recurso metodológicopt_BR
dc.subjectAprendizagem Visualpt_BR
dc.titleUm Estudo sobre o Uso do Vídeo como Recurso Didático de Ensino Aprendizagem nas Aulas de Física do 8º Ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6995479724058054pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Kleber Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404409205728691pt_BR
dc.contributor.referee1Souto, Thiago Vinícius Sousa
dc.contributor.referee2Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar a compreensão e a atratividade das aulas de Física para educandos(as) de um penúltimo ano do Ensino Fundamental, utilizando-se vídeos como recurso metodológico. A pesquisa foi realizada com alunos(as) do oitavo ano do ensino fundamental, em uma escola particular na cidade de Pesqueira, Pernambuco. A metodologia do trabalho de pesquisa fundamenta-se na perspectiva qualitativa, de caráter descritivo- exploratória. Os resultados indicaram que a integração de recursos tecnológicos, como pequenos trechos de vídeos, podem desempenhar um papel relevante no aprimoramento da compreensão dos conteúdos, promovendo maior vivacidade no processo de ensino e interatividade eficaz com os(as) alunos(as). O estudo propõe a análise da efetividade do uso de vídeos como instrumento didático no ensino de Física, destacando sua contribuição para tornar a aprendizagem mais dinâmica e incentivar o interesse dos(as) alunos(as) pela disciplina.pt_BR


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